Data: 03/02
Metodologia:
Metodologia:
O
objetivo dessa aula é estabelecer um processo de retomada de conteúdos no que
se refere ao medievo e o avante da modernidade.
Para tanto, procederemos, nessa aula, a definição dos conceitos de Idade Média e Modernidade e, no mapa mundi histórico, mostrar a localização das potências culturais históricas de relevância para o período em estudo.
Para tanto, procederemos, nessa aula, a definição dos conceitos de Idade Média e Modernidade e, no mapa mundi histórico, mostrar a localização das potências culturais históricas de relevância para o período em estudo.
Em
seguida trabalharemos de modo lúdico uma paródia da música Seu Polícia:
O
Império romano separou recentemente
Por
Constantinopla eu tô doente
Será
que o senhor me entende
O
Império Bizantino está brigando
Com
o ocidente
O
cisma vai brotar
E
a Igreja vai mudar
Romana
no ocidente
Ortodoxa
no oriente
As
imagens vão quebrar
E
o “cesaropapismo” vai triunfar
Justiniano
é massa
Tenta
juntar os pedaços
O
corpus juris vem a seu favor
O
direito pro mundo deixou
O
Império romano separou recentemente
Por
Constantinopla eu tô doente
Será
que o senhor me entende
O
Império Bizantino está brigando
Com
os turcos otomanos
Mas
seu tempo de glória não vai voltar
Os
Islâmicos vão os conquistar
Justiniano
foi massa
Tentou
juntar os pedaços
O
corpus juris veio a seu favor
O
direito pro mundo deixou
Habilidade:
Relembrar o contexto e as características que definem o conceito de medievo e sua passagem para a modernidade.
Objetos de Conhecimento:
A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História
Avaliação:
Registro
da síntese, no caderno, dos conceitos de Idade Média e Idade Moderna.
Performance dos alunos do 7º C com a paródia
Performance dos alunos do 7º C com a paródia
Nenhum comentário:
Postar um comentário