Currículo História 7º Ano

Matriz de Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades conforme a Base Nacional Curricular Comum adequada pelo Documento Curricular de Goiás, organizados pelo Cortes Temporais

7º Ano 
I BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções.
(GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos.
(GO-EF07HI01-C) Analisar as influências e complexidades nas relações políticas, econômicas, cientificas e culturais, na modernidade, entre o ocidente e oriente, bem como as heranças greco-romanas e judaicas, por meio da filosofia, do direito e da religião.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(GO-EF07HI02-A) Descrever os processos da gênese, formação, consolidação e centralização das monarquias e dos estados modernos, funcionamentos e conflitos na Europa.
(GO-EF07HI02-B) Identificar e comparar em diferentes fontes históricas, materiais, escritas, visuais e orais, a localização, o modo de viver, relações de poder e de trabalho, produção e circulação de mercadorias entre povos e sociedades da América, Europa, África e Ásia.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História
A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno
 
CONTEÚDO
O Medievo Ocidental e a Modernidade
Modernidade: processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos
Desconstrução do conceito de modernidade
Eurocentrismo e a descolonização de saberes e conhecimentos de povos e culturas
Conexões e interações entre as sociedades da América, Europa, África e Ásia
Monarquias e os Estados Nacionais
Análise de fontes e documentos históricos
 
HABILIDADES
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
(GO-EF07HI03-A) Identificar e conhecer, a organização social, saberes científicos e tecnológicos de reinos, impérios e cidades-estados africanas, como: Império de Gana (IV e XI); Império de Mali (XII); Império de Songai (XIV e XV); Civilização Iorubá (XI), Reino do Congo (XV-XVI).
(GO-EF07HI03-B) Compreender a importância da tradição oral na preservação das memórias e da ancestralidade africana e afro-brasileira, presentes nas músicas, danças e expressões de religiosidade.
(GO-EF07HI03-C) Localizar as civilizações ameríndias, Incas, Maias, Astecas, antes da chegada dos europeus, comparando-os com povos e sociedades europeias, quanto ao sistema monetário e de escrita, forma de marcação do tempo, comércio, circulação de produtos e mercadorias.
(GO-EF07HI03-D) Identificar na cultura material e imaterial a organização social e de trabalho dos povos indígenas brasileiros, refletindo sobre a organização desses povos no passado e no presente.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial:
 
CONTEÚDO
Reinos Impérios e cidades-estados africanas
Memória, tradição oral, história e formas de registro
Cultura material e imaterial dos Povos e etnias indígenas brasileiras
 
II BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
(GO-EF07HI04-A) Refletir sobre a relação entre intensificação do comércio, enriquecimento dos comerciantes, com o revigoramento das cidades e da vida urbana para o surgimento de ideias humanistas, bem como do movimento renascentista, dos séculos XV ao XVII.
(GO-EF07HI04-B) Identificar e discutir antropocentrismo e teocentrismo, racionalismo científico e pensamento escolástico, bem como estas concepções se apresentam no Mundo Antigo, se atualizam na modernidade e na contemporaneidade.
(GO-EF07HI04-D) Conhecer e analisar as representações femininas e o papel desempenhado pelas mulheres no Renascimento, comparando com o Período Medieval e os dias atuais.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo
Renascimentos artísticos e culturais:
 
CONTEÚDO
Relação comércio, revigoramento das cidades e humanismo
Antropocentrismo e teocentrismo, racionalismo científico e escolástico
As mulheres: representações e papeis
 
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(GO-EF07HI05-A) Identificar e comparar em fontes históricas as regiões em que ocorreram as reformas religiosas, analisando semelhanças e diferenças, na perspectiva de distinguir versões diferentes sobre este acontecimento histórico.
(GO-EF07HI05-B) Analisar o movimento da reforma religiosa, seus desdobramentos políticos, culturais e religiosos, para as sociedades modernas e sua relação com a fragmentação da religião cristã, nos dias atuais.
(GO-EF07HI05-C) Compreender as guerras e os conflitos religiosos no período moderno, na busca da promoção e do desenvolvimento de atitudes de respeito e tolerância à diversidade religiosa, na atualidade.
(GO-EF07HI05-D) Compreender o movimento da Contrarreforma e analisar seus desdobramentos na América, na África e Ásia.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
 
CONTEÚDO
Fontes e documentos históricos.
Guerras e conflitos religiosos
Diversidade religiosa, respeito e tolerância
Contrarreforma religiosa
 
HABILIDADES
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
(GO-EF07HI06-B) Compreender e interpretar as navegações como movimento expansionista do período moderno, a partir de seus objetivos políticos, comerciais e religiosos na busca pela conquista de diferentes povos e pela apropriação de novos territórios.
(GO-EF07HI06-C) Identificar e comparar em mapas, as rotas de navegações realizadas por europeus, entre os séculos XIV e XVI, no Atlântico e no Pacífico, bem como analisar as interações cientificas e comerciais entre o Ocidente e o Oriente a partir deste movimento.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As descobertas científicas e a expansão marítima:
 
CONTEÚDO
Interações cientificas e comerciais entre Ocidente e Oriente
Navegações, expansão marítima e ocupação de territórios
Análise de mapas e rotas comerciais de navegações no Atlântico e Pacífico
 
HABILIDADES
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
(GO-EF07HI07-A) Compreender o conceito de nação e como este foi sendo modificado ao longo dos tempos, comparando semelhanças e diferenças sobre a ideia de nação para diferentes povos, como indígenas originários, brasileiros, palestinos, judeus e europeus.
(GO-EF07HI07-B) Refletir sobre a relação entre formação dos estados nacionais europeus e o acúmulo de riquezas e conquistas de territórios na modernidade, como propósito Mercantilista.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa:
 
CONTEÚDO
Conceito de nação e suas modificações em diferentes tempos e culturas
Formação dos estados nacionais europeus, Mercantilismo e o acúmulo
de riquezas
 
III BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
 
HABILIDADES
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(GO-EF07HI08-A) Compreender as formas de organização das sociedades pré-colombianas, Maias, Incas e Astecas, no tempo da conquista e suas formas de luta e resistência ao domínio espanhol, com destaque para os sistemas religiosos já existentes nas Américas antes da chegada dos europeus.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
(GO-EF07HI09-A) Identificar as nações indígenas originárias no período pré-colonial do Brasil e estabelecer relação com as nações indígenas na atualidade, refletindo sobre os contatos entre povos europeus e indígenas, conflitos e resistências no passado e no presente.
(GO-EF07HI09-B) Identificar, por meio de documentos escritos, lendas e mitos, e iconográficos, mapas, pinturas, gravuras, filmes e vídeos, as diferentes etnias indígenas na América portuguesa, com nomes, culturas, localização geográfica, ressaltando os conflitos, a luta pela sobrevivência, fugas e suicídio, no período colonial, comparando semelhanças e diferenças no cotidiano desses povos na atualidade.
(GO-EF07HI09-C) Identificar e refletir sobre os mecanismos utilizados pelos europeus na conquista e colonização da América espanhola e portuguesa, como os deslocamentos forçados, a fome, a desestruturação social, religiosa e cultural, as doenças, as rivalidades inter-tribais e as conciliações.
(GO-EF07HI09-D) Analisar as dinâmicas religiosas existentes em Goiás desde a colonização, identificando as interações e conflitos entre aspectos da religiosidade indígena e africana com a religião oficial, com ênfase nas irmandades e aldeamentos.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
 
CONTEÚDO
Formas de organização das sociedades pré-colombianas, conflitos e resistências
Resistências indígenas no passado e no presente
Dominação e exclusão na América Espanhola e Portuguesa
Conflitos religiosos em Goiás no Período Colonial
 
HABILIDADES
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(GO-EF07HI10-A) Conhecer e analisar documentos escritos, iconográficos e imagéticos que remontam o cotidiano e a formação social, política e cultural das sociedades americanas no período colonial comparando semelhanças e diferenças no cotidiano dessas sociedades na atualidade.
(GO-EF07HI10-B) Analisar a formação histórico-geográfica dos vice-reinos na América espanhola por meio de mapas históricos comparando-os com a localização geográfica das civilizações pré-colombianas.
(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
(GO-EF07HI12-A) Identificar e refletir sobre a complexidade da formação do povo brasileiro, os diferentes processos de miscigenação, assim como sobre o conceito de democracia racial, originário do mesmo.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A estruturação dos vice-reinos nas Américas
Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa:
 
CONTEÚDO
Análise de documentos históricos das sociedades americanas no período colonial
Sociedades americanas no Período Colonial e na atualidade
Povos e etnias dos povos originários da América Portuguesa
Democracia racial entre a miscigenação e o racismo
 
IV BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
 
HABILIDADES
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
(GO-EF07HI13-A) Compreender a dinâmica do mercantilismo enquanto política econômica que visa a expansão e a colonização de outros povos, territórios e suas implicações econômicas, políticas e sociais na Europa, América e África.
(GO-EF07HI13-B) Analisar a expansão e ocupação da América Espanhola e Portuguesa, na África e regiões do oriente por meio de mapas históricos, refletindo sobre as formas de representação do mundo e sua relação com as invasões, conquistas, domínios e repartição de territórios por povos europeus.
(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(GO-EF07HI14-A) Compreender as especificidades das trocas materiais e simbólicas, internas e externas realizadas por povos africanos antes da colonização que envolvia aldeões, grandes reinos e povos árabes.
(GO-EF07HI14-B) Identificar e compreender a expansão ultramarina, a extração e o comércio do pau-brasil, bem como suas diferenças para europeus e povos indígenas originários.
(GO-EF07HI14-C) Compreender a forma de produção predominante na América Portuguesa e sua relação com o comércio triangular estabelecido entre Europa, África e América, seus objetivos, mercados e interesses.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental:
 
CONTEÚDO
Mercantilismo: expansão e colonização da América, África e Oriente
Dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas
Comércio africano pré-colonial: trocas materiais e simbólicas, internas e externas
Expansão ultramarina: exploração e comércio entre europeus e povos indígenas originários
Produção e comércio triangular: Europa, África e Ásia
 
HABILIDADES
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
(GO-EF07HI15-A) Identificar o trabalho escravo na antiguidade greco-romana e nos diferentes reinos e impérios africanos pré-coloniais e relacioná-lo com a servidão medieval, comparando semelhanças e diferenças bem como sua relação com a escravidão moderna.
(GO-EF07HI15-B) Identificar, na atualidade, formas de trabalho realizadas no campo e na cidade, análogas aos regimes de trabalho servil e escravo, comparando semelhanças e diferenças.
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
(GO-EF07HI16-A) Identificar, por meio de mapas, a rota transatlântica de pessoas escravizadas no continente africano, sua comercialização e distribuição na América, no Brasil e em específico na região centro-oeste.
(GO-EF07HI16-B) Compreender os processos históricos de resistência de africanos escravizados no Brasil e em Goiás, como também, por seus descendentes, desde as formas individuais e coletivas no passado, até os dias atuais.
(GO-EF07HI16-C) Conhecer o processo de escravização dos povos indígenas originários da América, do Brasil, em específico do Planalto Central, bem como suas formas de resistência e luta.
(GO-EF07HI16-D) Conhecer e problematizar as formas de resistências à escravidão, como a formação de quilombos no território goiano, bem como identificar populações quilombolas rurais e urbanas em sua região e município.
(GO-EF07HI16-E) Comparar e analisar atividades análogas ao regime de servidão e escravidão na contemporaneidade.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As lógicas internas das sociedades africanas
As formas de organização das sociedades ameríndias
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados:
 
CONTEÚDO
Conceito de escravidão em diferentes tempos e espaços
Trabalho na atualidade e seus regimes
Tráfico de pessoas escravizadas: África, América e Brasil
Lutas e resistências de africanos e afro-brasileiros
Escravização dos povos indígenas originários da América e do Brasil: lutas e resistências
 
HABILIDADES
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
(GO-EF07HI17-A) Compreender que a modernidade possui suas próprias estruturas, lógica, ciência, saberes, cultura, comércio, política, bem como que a Europa e os territórios ocupados sofreram transformações nos campos: econômico, social, político e cultural, por meio de rupturas e continuidades.
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A emergência do capitalismo:
 
CONTEÚDO
Modernidade: estrutura e lógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário