Currículo História 7º Ano

Matriz de Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades conforme a Base Nacional Curricular Comum adequada pelo Documento Curricular de Goiás, organizados pelo Cortes Temporais

7º Ano
I Bimestre

Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias
Objetos de Conhecimento:

A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História

A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno


Habilidades:
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI01-A) Relembrar o contexto e as características que definem o conceito de medievo e sua passagem para o a “modernidade.
(EF07HI01-B) Analisar e compreender a queda de Constantinopla como um marco histórico de uma era e sua complexidade nas relações entre o ocidente e oriente nesse período.
(EF07HI01-C) Destacar a importância do Medievo para a construção do mundo ocidental bem como as heranças greco-romanas e judaicas por meio da filosofia, do direito e da religião.
(EF07HI01-D) Compreender a origem da concepção de “Modernidade” e da ideia de conhecimento enquanto construção do saber em contraposição ao contexto do Medievo, discutir as continuidades e rupturas de saberes e práticas na Modernidade.
(EF07HI01-E) Apontar a construção da ideia de “Modernidade” e de seus impactos na concepção de História e identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais que foram organizadas nesse período.
(EF07HI01-F) Explicar e problematizar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão com base em uma concepção europeia.
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI02-A) Descrever os processos da gênese, formação e consolidação das monarquias e dos estados modernos.
(EF07HI02-B) Demonstrar as causas da centralização política dos Estados Nacionais e o funcionamento das monarquias europeias.
(EF07HI02-C) Compreender a lógica da centralização política dos Estados Modernos e os conflitos na Europa.
(EF07HI02-D) Relacionar as inovações e as revoluções científicas no contexto das navegações.
(EF07HI02-E) Relacionar a invasão e ocupação dos continentes africano, asiático e americano pelos europeus com o componente cultural do estranhamento, processos que fortalecem o debate teórico das Diferenças e das Identidades.

Objetos de Conhecimento:

Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial

Habilidades:
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

II Bimestre

Unidade Temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

Objetos de Conhecimento:

Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo

Renascimentos artísticos e culturais


Habilidades:
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
(EF07HI04-A) Listar os motivos que levaram à busca por transformações no final do Medievo e contextualizá-las ao retorno do homem como centro da ação humana (Antropocentrismo) em contraposição à antiga ordem do cosmos teocêntrica.
(EF07HI04-B) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e seus significados para a Modernidade.
(EF07HI04-C) Conhecer a contribuição do Renascimento e do Humanismo no processo de transição do medievo para a formação da sociedade moderna e perceber como tais movimentos influenciaram mudanças do pensamento social do período.
(EF07HI04-D) Analisar o racionalismo como corrente filosófica entre a fé e a razão, dando oportunidade de valorizar as experiências humanas.

Objetos de Conhecimento:

Reformas religiosas: a cristandade fragmentada

Habilidades:
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI05-A) Identificar o contexto político, econômico e religioso das reformas religiosas do período moderno.
(EF07HI05-B) Conhecer as guerras e os conflitos religiosos no período moderno, na busca da promoção e do desenvolvimento de atitudes de respeito e tolerância a diversidade religiosa na atualidade.
(EF07HI05-C) Compreender o movimento da contrarreforma e seus desdobramentos na América, na África e Ásia.
(EF07HI05-D) Relacionar as vinculações entre as reformas e contrarreforma religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI05-E) Analisar a migração de europeus para a América do Norte como consequência da Reforma Protestante.
(EF07HI05-F) Analisar o contexto religioso das reformas religiosas, bem como o movimento da contrarreforma, com vistas aos desdobramentos das religiões contemporâneas.

Objetos de Conhecimento:

As descobertas científicas e a expansão marítima

Habilidades:
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(EF07HI06-A) Relacionar as interações entre o ocidente e oriente por meio das navegações e expansão marítima bem como as trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
(EF07HI06-B) Interpretar as navegações como movimento expansionista do período moderno a partir de seus objetivos políticos, imperialistas, comerciais e religiosos na busca pela conquista de diversos povos e pela apropriação de novos territórios.
(EF07HI06-C) Comparar as navegações entre os séculos XIV e XVI no Atlântico e no Pacífico e analisar as interações entre o ocidente e oriente a partir deste movimento.

Unidade Temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Objetos de Conhecimento:

A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa

Habilidades:
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.
(EF07HI07-A) Relembrar e descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias e suas principais características com vistas à compreensão das razões do processo que possibilitou a centralização política.
(EF07HI07-B) Compreender as práticas culturais e econômicas entre os séculos XIV e XVI, que conduziram as alterações de poder na sociedade europeia e contribuíram para a consolidação das monarquias.
(EF07HI07-C) Identificar os motivos que levaram à formação do Estado Nacional (Moderno), com o propósito mercantil burguês (Mercantilismo).

III Bimestre

Unidade Temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Objetos de Conhecimento:

A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação

Habilidades:
(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI08-A) Descrever as formas de organização das sociedades ameríndias pré-colombianas no tempo da conquista, com destaque para as populações que habitavam o que hoje é o centro-oeste brasileiro, com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
(EF07HI08-B) Compreender e analisar as rupturas e continuidades dos sistemas religiosos já existentes nas Américas antes da chegada dos europeus. 
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
EF07HI09-A) Distinguir os diferentes processos de conquista da América pelas nações europeias.
(EF07HI09-B) Identificar conflitos, dominação, formas de resistência e conciliação das populações ameríndias ao processo de conquista europeia com destaque para as populações que habitavam o que hoje é o centro-oeste brasileiro.
(EF07HI09-C) Compreender os processos de desculturação e aculturação nos continentes africanos e americanos.
(EF07HI09-D) Analisar os impactos da conquista europeia para as populações ameríndias, com destaque para as populações que habitavam o que hoje é o centro-oeste brasileiro e identificar as formas de resistência.

Objetos de Conhecimento:

A estruturação dos vice-reinos nas Américas

Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa

Lógicas comerciais e mercantis da modernidade


Habilidades:
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
(EF07HI10-A) Reconhecer e analisar por fontes diversas e imagéticas diferentes objetos que remontam o cotidiano e a formação social e política cultural das sociedades americanas no período colonial com destaque para as populações que habitavam o que hoje é o centro-oeste brasileiro nos séculos XVI e XVII.
(EF07HI10-B) Considerar, com base em fontes, relatos e documentos históricos diversos, as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

Objetos de Conhecimento:

A estruturação dos vice-reinos nas Américas

Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa


Habilidades:
(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.
(EF07HI11-A) Analisar o legado do aporte de estruturas científica, política e cultural europeia como catalisadoras das sociedades americanas pré-colombianas e africanas que, juntas, configuram a formação das sociedades americanas na contemporaneidade.
(EF07HI11-B) Conhecer e analisar por meio de diferentes fontes documentais histórico-geográficas, mapas e cartografias físicas e digitais, do território da América Portuguesa, com destaque ao que hoje é o centro-oeste brasileiro. 
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
(EF07HI12-A) Analisar o processo histórico da miscigenação racial e cultural como traço definidor dos povos da América na contemporaneidade.
(EF07HI12-B) Identificar a distribuição territorial da população (indígena, africana, europeia e asiática) com destaque para o que hoje é o centro-oeste brasileiro, e da América Portuguesa, considerando a diversidade étnico-cultural.

IV Bimestre

Unidade Temática: Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Objetos de Conhecimento:

As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental

Habilidades:
(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
(EF07HI13-A) Relacionar a dinâmica do mercantilismo enquanto política econômica entre a metrópole e colônia e suas implicações econômicas na Europa, América e África.
(EF07HI13-B) Identificar e caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
(EF07HI13-C) Definir e conceituar “Plantation” e sua relação com a política mercantilista, analisando-o com as atividades econômicas desenvolvidas no que hoje é o centro-oeste brasileiro.
(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
(EF07HI14-A) Diferenciar as diversas formas de relação das sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente para o conceito de troca, mercadoria e dinâmicas comerciais.
(EF07HI14-B) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas nos séculos XVI e XVII e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Objetos de Conhecimento:

As lógicas internas das sociedades africanas

As formas de organização das sociedades ameríndias

A escravidão moderna e o tráfico de escravizados


Habilidades:
(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
(EF07HI15-A) Relembrar o conceito de escravidão no mundo antigo e a servidão medieval e distinguir as implicações dos diversos conceitos de escravismo e servidão percebendo suas especificidades relacionando ao conceito de escravidão moderna.
(EF07HI15-B) Discutir o conceito de escravidão dentro das formas de organização das sociedades ameríndias e africanas, partindo do princípio de uma nova leitura na qual a escravidão seja vista de forma subjetiva pelo próprio escravo.
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
(EF07HI16-A) Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados e suas possíveis distribuições no território brasileiro com destaque para o que hoje é o centro-oeste brasileiro.
(EF07HI16-B) Conhecer as formas de resistências à escravidão, como a formação de quilombos no território goiano e identificar populações quilombolas rurais e urbanas em sua região e município.
(EF07HI16-C) Comparar atividades análogas ao regime de servidão e escravidão na contemporaneidade.
(EF07HI16-D) Analisar e discutir os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

Objetos de Conhecimento:

A emergência do capitalismo

Habilidades:
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
(EF07HI17-A) Identificar e conhecer a formação da camada social burguesa a partir das relações econômicas mercantis e as razões políticas sociais e econômicas da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
(EF07HI17-B) Discutir e analisar as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

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