TEMA: A resistência dos povos indígenas Brasileiros na conquista da América
Nossa aula online e ao vivo foi, sexta-feira, 25/09/2020 às 14:40h
Aula online ao vivo
UNIDADE TEMÁTICA:
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa
CONTEÚDO:
Povos e etnias dos povos originários da América Portuguesa
HABILIDADE(S):
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da
América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
(EF07HI09-C)
Compreender os processos de desculturação e aculturação nos continentes
africanos e americanos.
METODOLOGIA:
O
objetivo dessa aula é explorar alguns aspectos relativos à cultura indígena brasileira
no que se refere a resistência das nações indígenas como processo histórico
desde o tempo da conquista da América. Para tanto nos serviremos de recursos
imagéticos, textuais e lúdicos.
MATERIAL:
O
objetivo dessa aula é
Veja 4
imagens de jogos indígenas
Alguém conhece ou já ouviu falar dos jogos e das brincadeiras indígenas representadas nas imagens?
Jogo e
brincadeira não são a mesma coisa, enquanto o primeiro possui regras que
definem a disputa (que também é uma forma de brincadeira), a brincadeira é a
simples distração com um brinquedo.
Homens da
etnia kalapalo jogando Kopü-kopü, conhecido como peteca. Foto: Haroldo Palo
Junior, 2006.
Menino da
etnia kalapalo durante o jogo heiné kuputisüI, conhecido no idioma português
como “corrida do Saci”, em que só pode correr num pé só. Foto: Haroldo Palo
Júnior, 2006.
Menina
Wapishana brincando de formar figuras com barbante. A agilidade e a destreza
com os dedos lembram a brincadeira muito conhecida que se chama “cama de gato”.
Foto: Haroldo Palo Júnior, 2006.
Homens
disputando força no jogo que é conhecido como cabo de guerra.
As
brincadeiras indígenas não são meras distrações, mas revelam a cultura e o
cotidiano destes povos, a reconstrução de significados, uma reação criativa
diante da violência do contato que fez com que muitos dos seus ancestrais
fossem escravizados e inseridos em um modo de produção completamente diferente
do que era vivido antes da chegada dos portugueses.
O exemplo
da peteca, geralmente feita apenas da palha oriunda da colheita do milho. A
figura de barbante, entre os wapixana, localizados em Roraima, está relacionada
à colheita de algodão, já para os kalapalo, de Mato Grosso, é feito com fios
compridos da palha do buriti. Quanto ao cabo de guerra, é uma prática comum
entre os diversos povos para selecionar aqueles que possuem mais forças e
invoca o espírito de liderança. A corrida estimula a agilidade, o equilíbrio e
a atenção, atributos indispensáveis à caça.
Vamos
jogar um jogo indígena?
O jogo da
onça
CLIQUE AQUI para verificar as Regras do jogo da onça
CLIQUE AQUI para Realizar o jogo da onça
Vamos refletir
sobre algumas situações...
Como é a
onça? Qual é a diferença dela entre outros animais?
As
características da onça estão diretamente relacionadas à divindade indígena
Kianumaka-Manã, guerreira cuja mitologia a retrata como um espírito livre que
abençoa os guerreiros nas batalhas. Os cachorros representam o medo a ser
superado.
É
possível fazer a relação do jogo com a situação da população indígena no século
XVI?
O jogo
pode representar a relação de contato entre os indígenas e os europeus, a
situação de conflito, a resistência destes povos diante da dominação portuguesa
no século XVI.
Vamos analisar
algumas fontes:
Fonte 1
Detalhe
do Atlas de Nicholas Vallard, de 1547, que retrata a exploração dos povos
nativos pelos franceses. Nicholas Vallard foi um navegador e cosmógrafo francês
que produziu 15 cartas náuticas que hoje pertencem ao acervo da Biblioteca
Huntington, na Califórnia.
As
atividades que eles realizam nas fotografias dão destaque, valorizam a cultura
e o local onde vivem, há uma altivez e uma reafirmação da cultura. O que não
acontece na Fonte 1, na qual os povos são retratados com base na visão de
dominação do europeu, inexpressivos, escravos dos interesses alheios, sem
objetivos ou estratégias para resistir à violência que foi imposta a eles.
Fonte 2
Trecho do
texto de Maria Regina Celestino de Almeida, em que a autora compartilha a nova
visão historiográfica que amplia a noção de cultura e resistência com base em
uma nova compreensão das relações de contato.
Vamos assistir ao vídeo dos Jogos Mundiais Indígenas no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=VKKKSYJ62B0
CLIQUE AQUI para visualizar 8 jogos indígenas de repercussão mundial
Este arquivo
contém oito imagens dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas de 2015.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
As atividades avaliativas têm uma semana de prazo para a resolução. @
alun@ será avaliado em 100% do valor da atividade se entregar no prazo. O
atraso de uma semana além do prazo estabelecido acarretará em um prejuízo de
10% da nota e assim por diante até chegar a ser avaliado em tão somente 60% da
nota. O prazo limite máximo é o fechamento do III Bimestre.
Organize a agenda e realize tudo no prazo para evitar prejuízos e
constrangimentos.
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aula.
Prazo: até 02/10/2020.
Para verificar quem realizou essa atividade CLIQUE AQUI!
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