TEMA: Renascimento
introdução
Nossa aula foi:
7ºA,quinta-feira,
10 de abril de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
7 de abril de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Renascimentos artísticos e culturais:
CONTEÚDO
Relação comércio, revigoramento das cidades e humanismo
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar a origem do termo “Renascimento” e seu significado histórico e artístico.
Compreender que o Renascimento foi uma retomada e ressignificação da cultura greco-romana.
Relacionar o Renascimento com a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Reconhecer o papel do Humanismo e da valorização do ser humano nesse período.
Situar o Renascimento no tempo (sécs. XV e XVI) e em sua origem conceitual (obra de Jacob Burkhardt).
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula com a pergunta instigante:
“Por que será que chamaram esse período de ‘Renascimento’? O que estava ‘renascendo’?”
Distribuir o texto aos alunos e ler em voz alta, explicando termos como rinascitá, Giotto, Protágoras, Humanismo e Ideário cristão.
Realizar uma roda de conversa com os alunos, incentivando-os a expressar ideias sobre o que entenderam do texto e do termo “Renascimento”.
Organizar os alunos em duplas ou trios.
Entregar as duas perguntas da atividade para que os alunos discutam e respondam com base no texto e na conversa.
Circular pela sala para orientar os grupos e esclarecer dúvidas.
Registrar no quadro as informações essenciais sobre:
Origem do termo "Renascimento"
Relação com o Humanismo
Marco histórico da obra de Jacob Burkhardt
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Instrumento: Respostas às perguntas baseadas no texto.
Critérios:
Demonstrar compreensão do conteúdo lido.
Apresentar argumentação coerente e articulada com base nas ideias do texto.
Participar das discussões com os colegas e do trabalho em grupo.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 📘 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento: Questionário
adaptado com apoio visual.
Procedimentos:
Oferecer perguntas com duas opções de resposta.
Usar imagens associadas aos termos Renascimento, Idade Média e Mundo Clássico.
Apoiar na leitura e interpretação com auxílio do professor ou monitor.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Instrumento: Atividade
com figuras e objetos concretos.
Procedimentos:
Apresentar imagens do mundo medieval, do renascimento e da antiguidade clássica.
Solicitar que organize sequências visuais com ajuda.
Estimular respostas gestuais ou por apontamento.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não se comunica nem lê)
Instrumento: Observação
da resposta visual.
Procedimentos:
Exibir pares de imagens contrastantes (arte gótica versus arte renascentista).
Avaliar tempo de fixação e reações visuais diante das imagens temáticas.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (fala apenas o idioma
Akwẽ/Acuen)
Instrumento: Atividade
visual com apoio bilíngue, se disponível.
Procedimentos:
Utilizar imagens representativas do conteúdo (valores clássicos, homem, ciência, religião).
Classificar ou agrupar imagens por categorias com apoio visual.
Incentivar a participação com mediação cultural, visual ou corporal.
MATERIAL:
Renascimento introdução
1. Sobre o Conceito de Renascimento: “[...]Foi Giorgio Vasari em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro e empregou o termo "Renascimento" (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na pintura - pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. [...] O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os sécs. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860). [...] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, [...] "o homem é a medida de todas as coisas." [...]. Assim[...] o humanismo renascentista retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. [...]” (MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas).
2. Questão: Qual o motivo de ter sido usado o nome de “Renascimento” para o novo estilo ou movimento artístico que surgia no século XIV? Resposta: Espera-se que os estudantes compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados.
3. Questão: Mais tarde a expressão Renascimento, que representava um movimento artístico teve sua dimensão expandida para um movimento de mudança de ideias, de pensamento (Humanismo) associado a ascensão burguesa, que passou a ser usada para representar todo um período histórico. Qual o período que ele representa? E quando, em que obra escrita por quem foi utilizada pela primeira vez? Resposta: Séculos XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860).
SLIDES
TÓPICOS
🎨 1. Origem e Significado do Termo “Renascimento”
O termo
Renascimento vem do italiano "rinascitá" e significa “renascer” ou
“retomada” do estilo clássico.
Foi usado pela primeira vez por Giorgio Vasari, em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos” (1550).
O termo foi mais tarde popularizado por Jacob Burckhardt, em 1860, com a obra “A civilização do Renascimento na Itália”.
🕰️ 2. Contexto Histórico
do Renascimento
O
Renascimento é um período histórico que ocorre entre os séculos XV e XVI.
Ele é considerado um período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Representa uma mudança profunda no modo de pensar, contrapondo-se ao mundo medieval.
🏛️ 3. Influência da
Antiguidade Clássica
O
Renascimento foi marcado pela valorização da cultura greco-romana.
É um período de resgate de escritos, valores e conceitos da arte clássica.
O uso do termo “Renascimento” na História é uma apropriação e ressignificação do período clássico, agora envolto pelo ideário cristão.
📚 4. Renascimento e
Humanismo
O
Humanismo foi o movimento de pensamento central do Renascimento.
Inspirou-se em ideias da Antiguidade Clássica, especialmente nos filósofos gregos.
Um dos principais lemas veio de Protágoras, que afirmava:
“O homem é a medida de todas as coisas.”
Os artistas e pensadores buscavam uma nova identidade cultural, valorizando o ser humano, a razão e a ciência.
🖼️ 5. Renascimento nas
Artes
Na
pintura, o Renascimento teve início com Giotto no século XIV, que influenciou
um novo estilo artístico.
Giotto rompeu com a arte gótica, típica do final da Idade Média.
Os artistas renascentistas eram fiéis aos clássicos, mas deram a eles novo significado, com foco no homem, na natureza e na observação.
💰 6. Fatores Sociais e
Econômicos
O
Renascimento está associado à ascensão da burguesia.
A nova classe social valorizava o conhecimento, as artes e as ciências, financiando artistas e estudiosos.
O movimento renascentista foi também uma expressão artística e intelectual dessa mudança social.
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Renascimentos artísticos e culturais:
Relação comércio, revigoramento das cidades e humanismo
Os objetivos da aula são:
Identificar a origem do termo “Renascimento” e seu significado histórico e artístico.
Compreender que o Renascimento foi uma retomada e ressignificação da cultura greco-romana.
Relacionar o Renascimento com a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Reconhecer o papel do Humanismo e da valorização do ser humano nesse período.
Situar o Renascimento no tempo (sécs. XV e XVI) e em sua origem conceitual (obra de Jacob Burkhardt).
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula com a pergunta instigante:
“Por que será que chamaram esse período de ‘Renascimento’? O que estava ‘renascendo’?”
Distribuir o texto aos alunos e ler em voz alta, explicando termos como rinascitá, Giotto, Protágoras, Humanismo e Ideário cristão.
Realizar uma roda de conversa com os alunos, incentivando-os a expressar ideias sobre o que entenderam do texto e do termo “Renascimento”.
Organizar os alunos em duplas ou trios.
Entregar as duas perguntas da atividade para que os alunos discutam e respondam com base no texto e na conversa.
Circular pela sala para orientar os grupos e esclarecer dúvidas.
Registrar no quadro as informações essenciais sobre:
Origem do termo "Renascimento"
Relação com o Humanismo
Marco histórico da obra de Jacob Burkhardt
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
Instrumento: Respostas às perguntas baseadas no texto.
Critérios:
Demonstrar compreensão do conteúdo lido.
Apresentar argumentação coerente e articulada com base nas ideias do texto.
Participar das discussões com os colegas e do trabalho em grupo.
1. 📘 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Procedimentos:
Oferecer perguntas com duas opções de resposta.
Usar imagens associadas aos termos Renascimento, Idade Média e Mundo Clássico.
Apoiar na leitura e interpretação com auxílio do professor ou monitor.
Procedimentos:
Apresentar imagens do mundo medieval, do renascimento e da antiguidade clássica.
Solicitar que organize sequências visuais com ajuda.
Estimular respostas gestuais ou por apontamento.
Procedimentos:
Exibir pares de imagens contrastantes (arte gótica versus arte renascentista).
Avaliar tempo de fixação e reações visuais diante das imagens temáticas.
Procedimentos:
Utilizar imagens representativas do conteúdo (valores clássicos, homem, ciência, religião).
Classificar ou agrupar imagens por categorias com apoio visual.
Incentivar a participação com mediação cultural, visual ou corporal.
Renascimento introdução
1. Sobre o Conceito de Renascimento: “[...]Foi Giorgio Vasari em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro e empregou o termo "Renascimento" (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na pintura - pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. [...] O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os sécs. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860). [...] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, [...] "o homem é a medida de todas as coisas." [...]. Assim[...] o humanismo renascentista retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. [...]” (MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas).
2. Questão: Qual o motivo de ter sido usado o nome de “Renascimento” para o novo estilo ou movimento artístico que surgia no século XIV? Resposta: Espera-se que os estudantes compreendam que o uso do termo “Renascimento” na História se refere a um renascimento que é uma apropriação e ressignificação, diga-lhes que o que é regatado são escritos e conceitos da arte greco-romana envolta pelo ideário cristão. Que ocorria uma mudança, que vinha a contrapor o mundo medieval, inspirando-se em ideias da Antiguidade Clássica, princípios e valores greco-romanos, mas ressignificados.
3. Questão: Mais tarde a expressão Renascimento, que representava um movimento artístico teve sua dimensão expandida para um movimento de mudança de ideias, de pensamento (Humanismo) associado a ascensão burguesa, que passou a ser usada para representar todo um período histórico. Qual o período que ele representa? E quando, em que obra escrita por quem foi utilizada pela primeira vez? Resposta: Séculos XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860).
SLIDES
TÓPICOS
🎨 1. Origem e Significado do Termo “Renascimento”
Foi usado pela primeira vez por Giorgio Vasari, em sua obra “Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos” (1550).
O termo foi mais tarde popularizado por Jacob Burckhardt, em 1860, com a obra “A civilização do Renascimento na Itália”.
Ele é considerado um período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Representa uma mudança profunda no modo de pensar, contrapondo-se ao mundo medieval.
É um período de resgate de escritos, valores e conceitos da arte clássica.
O uso do termo “Renascimento” na História é uma apropriação e ressignificação do período clássico, agora envolto pelo ideário cristão.
Inspirou-se em ideias da Antiguidade Clássica, especialmente nos filósofos gregos.
Um dos principais lemas veio de Protágoras, que afirmava:
“O homem é a medida de todas as coisas.”
Os artistas e pensadores buscavam uma nova identidade cultural, valorizando o ser humano, a razão e a ciência.
Giotto rompeu com a arte gótica, típica do final da Idade Média.
Os artistas renascentistas eram fiéis aos clássicos, mas deram a eles novo significado, com foco no homem, na natureza e na observação.
A nova classe social valorizava o conhecimento, as artes e as ciências, financiando artistas e estudiosos.
O movimento renascentista foi também uma expressão artística e intelectual dessa mudança social.
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