Aula 43 Humanismo Renascentista

TEMA: Humanismo Renascentista
Nossa aula foi:
7ºA, quinta-feira, 24 de abril de 2025. Retomada sexta-feira, 25 de abril de 2025.
7ºB, segunda-feira, 14 de abril de 2025. Retomada terça-feira, 15 de abril de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Renascimentos artísticos e culturais:
 
CONTEÚDO
Relação comércio, revigoramento das cidades e humanismo
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o significado e as características do Humanismo Renascentista.
Relacionar o Humanismo com a valorização da cultura clássica e do conhecimento racional.
Reconhecer as mudanças provocadas pelo Humanismo nas artes, nas ciências e na religião.
Identificar os conceitos de antropocentrismo, teocentrismo, escolástica e racionalismo.
Analisar o impacto da invenção da imprensa na difusão do conhecimento humanista.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da aula por meio de uma pergunta provocadora: “Por que o homem passou a ser visto como o centro do universo?”
Ler o texto com os alunos, explicando os termos principais com apoio visual (antropocentrismo, teocentrismo, escolástica etc.).
Organizar os alunos em trios para realizar a leitura compartilhada e discutir as ideias centrais de cada parágrafo.
Promover uma atividade com a metodologia ativa “Mapa Conceitual em Grupo”, em que os estudantes deverão construir, com recortes de palavras-chave, um mapa com os conceitos aprendidos.
Utilizar figuras históricas, como imagens de São Tomás de Aquino, Protágoras, Gutemberg, e promover a associação com os conceitos estudados.
Estimular que os grupos apresentem seus mapas e expliquem as conexões entre os conceitos.
Sistematizar no quadro os principais pontos debatidos pelos alunos, reforçando a relação entre Humanismo e Renascimento.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Instrumento:
Mapa conceitual com conceitos-chave organizados e conectados logicamente.
Participação nas discussões em grupo.
Critérios:
Demonstrar compreensão dos conceitos centrais do texto.
Relacionar o Humanismo com os conceitos de antropocentrismo, razão e cultura clássica.
Participar de forma ativa e cooperativa na atividade coletiva.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento:
Atividade com perguntas objetivas e apoio visual (ex: escolha entre imagens representando “homem no centro” e “Deus no centro”).
Mapa conceitual simplificado com espaços para colar figuras e palavras-chave.
Procedimentos:
Utilizar frases curtas e diretas, com apoio do professor ou monitor para leitura e interpretação.
Solicitar que associe conceitos básicos com imagens (ex: “Homem no centro” = antropocentrismo).
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Instrumento:
Atividade prática com cartões ilustrados representando os conceitos (homem, Deus, livros, artes, ciência).
Procedimentos:
Solicitar que organize as imagens por temas: “coisas do homem”, “coisas de Deus”, “coisas da escola”.
Estimular respostas gestuais ou apontamento ao relacionar imagens com as ideias apresentadas em roda de conversa.
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Instrumento:
Observação do comportamento visual e corporal durante a apresentação de pares de imagens contrastantes (ex: pintura religiosa medieval x pintura renascentista com corpo humano detalhado).
Procedimentos:
Exibir imagens em momentos distintos.
Registrar se o aluno fixa o olhar por mais tempo nas imagens relacionadas ao conceito de “homem no centro” (antropocentrismo).
Utilizar expressões visuais do aluno como indicativo de reconhecimento ou atenção.
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Instrumento:
Atividade com imagens e símbolos visuais representando os conceitos-chave (sol, homem, livro, coluna grega, igreja).
Agrupamento ou associação simbólica com mediação cultural.
Procedimentos:
Trabalhar com apoio bilíngue (se possível) ou utilizar cartões visuais para classificar os elementos em dois grupos:
“Deus no centro” (igreja, oração, cruz)
“Homem no centro” (livro, corpo humano, ciência)
Estimular que o aluno agrupe ou relacione visualmente os elementos, com apoio gestual, corporal ou oral por parte de um mediador.
 
MATERIAL:
Humanismo Renascentista
1. O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As ideias do filósofo foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios lógicos.
2. Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.
3. O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
4. Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente são confundidos com antirreligiosos, porém não podemos perpetuar esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos. Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
5. O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas medievais. Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento. O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.

TÓPICOS
🏛️ 1. Filosofia Escolástica e São Tomás de Aquino
A Filosofia Escolástica retomou as obras dos pensadores clássicos.
Seu principal representante foi São Tomás de Aquino (viveu entre 1225 e 1274).
São Tomás de Aquino foi filósofo e teólogo da Igreja Católica.
Acreditava que a razão (intelecto humano) não devia ser temida.
Para ele, a razão era um caminho para compreender Deus.
Adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião.
Usou a lógica aristotélica para explicar os ensinamentos religiosos.
 
🎨 2. Renascimento Cultural e o Humanismo
O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV.
Durante esse período, surgiu o Humanismo, que valorizava o conhecimento da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O Humanismo renascentista foi a base filosófica do Renascimento.
O interesse dos renascentistas pela Antiguidade não era uma nostalgia, mas uma tentativa de adaptar seus valores ao novo tempo.
Os homens medievais tinham consciência de que eram diferentes dos antigos, com valores e culturas próprios.
 
🤝 3. Humanismo e Religião
Os intelectuais humanistas não eram antirreligiosos.
Queriam manter relação com Deus e com o mundo natural.
No Humanismo renascentista, a investigação humana foi valorizada.
O homem passou a investigar os fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos com a razão.
O ser humano foi visto como imagem e semelhança de Deus e “medida de todas as coisas”.
 
🌍 4. Ruptura com o Teocentrismo e surgimento do Antropocentrismo
O Humanismo rompeu com o Teocentrismo (Deus como centro de tudo).
Surgiu o Antropocentrismo (o homem como centro do universo e da vida).
Essa mudança influenciou o pensamento, a arte, a ciência e a filosofia.
 
🏫 5. Reformas no Ensino e Valorização das Humanidades
O Humanismo promoveu reformas nos ensinos das universidades europeias.
Houve valorização das humanidades (ciências humanas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Essas ciências estudam temas como poesia, filosofia e história com um olhar crítico.
Os humanistas também queriam corrigir erros e omissões dos monges copistas, reconstruindo os textos originais.
 
🖨️ 6. A Revolução da Imprensa
No século XV, Johann Gutemberg criou a imprensa (prensa).
Antes disso, os livros eram copiados à mão por monges, o que era um processo lento.
Com a imprensa, o tempo de produção diminuiu e milhares de obras foram impressas em poucos anos.
Isso facilitou o acesso aos livros e às ideias humanistas.
A imprensa permitiu a difusão do conhecimento de forma ampla e acessível.
 
🔁 7. Conclusão: Influência do Humanismo no Renascimento
O Humanismo renascentista foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista.
Influenciou o Renascimento artístico, cultural e científico.
Fortaleceu a ideia de que o ser humano é capaz de pensar, criar e transformar o mundo com sua razão.

Antropocentrismo - O homem no centro do universo e da vida humana
Escolástica - Termo que significa “pensamento da escola”, representa o pensamento difundido nas universidades europeias a partir da Baixa Idade Média. Em Santo Tomás de Aquino, é caracterizada pela tentativa de conciliar o pensamento aristotélico com a tradição cristã. A escolástica, cabe frisar, sobreviveu em muitas universidades após ser criticada pelos humanistas e protestantes.
Humanismo - Movimento intelectual renascentista que se esforça por defender o homem, a razão e o espírito crítico contra a escolástica. Nas universidades renascentistas, os humanistas eram aqueles que valorizavam uma sólida cultura clássica. Na contemporaneidade, os humanistas são aqueles que acreditam que o homem fabrica a si mesmo.
Racionalismo científico - Corrente filosófica que, privilegiando a razão como fonte de todo conhecimento possível, nos séculos XVII e XVIII se opôs ao empirismo ao pensar que o conhecimento não deriva totalmente da experiência, existindo, de acordo com Descartes, ideias inatas que, sendo a priori, dispensam as sensações.
Renascimento - É o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.
Teocentrismo - Deus no centro de todo o universo e de toda a vida humana.


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