TEMA: Comercialização de pessoas
Nossa aula online e
ao vivo foi, sexta-feira, 13/11/2020 às 14:40h
Aula online ao vivo
UNIDADE TEMÁTICA:
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
OBJETO DE CONHECIMENTO:
As lógicas internas
das sociedades africanas; As formas de organização das sociedades ameríndias; A
escravidão moderna e o tráfico de escravizados.
CONTEÚDO:
A escravidão moderna
e o tráfico de escravizados
HABILIDADE(S):
(EF07HI15) Discutir o
conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo
antigo e à servidão medieval.
(EF07HI16) Analisar
os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes
fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas
africanas de procedência dos escravizados.
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é tratar o
fato de comercialização de pessoas por meio de suas lógicas de estabelecimento
e exploração. Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto e
em recursos visuais e participação dos alunos por interação multimídia.
MATERIAL:
Objetivo da aula
Alguém tem alguma hipótese ou já ouviu falar em algum caso de alguma pessoa que tenha sido vendida ou comprada?
Como será que é possível se estabelecer o preço que cada pessoa custa?
Vocês sabem o que significa perpetuar?
Alguém saberia dar exemplos de desigualdades e racismos vividos por pessoas hoje em dia?
Vamos assistir ao clipe de uma música?
O que essa música está querendo denunciar? (se for necessário explique
que denúncia é um tipo de acusação, ou seja, estão querendo dizer que algo está
errado).
Qual é a desigualdade que a música está querendo mostrar?
A CARNE
https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw
(Compositores: Seu Jorge em parceria com Marcelo Yuka e Ulisses
Cappelletti. Versão da cantora Elza Soares)
“Vamos pedir pra Santa Clara clarear
Vou pedir Santa Clara para me ajudar”
A carne mais barata do mercado
É a carne negra
A carne mais barata do mercado
É a carne negra
Que vai de graça pro presídio
E para debaixo do plástico
E vai de graça pro subemprego
E pros hospitais psiquiátricos
A carne mais barata do mercado
É a carne negra
Que fez e faz história
Segurando esse país no braço, meu irmão
O cabra aqui, não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador eleito
Mas muito bem intencionado
E esse país vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado
Mas mesmo assim, ainda guarda o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito (Pode acreditar)
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar, brigar
A carne mais barata do mercado
É a carne negra, negra, negra, carne negra (Pode acreditar)
A carne negra
Jean-Michel Basquiat
Será que o dinheiro compra igualdade?
Será que os negros ricos continuam a sofrer racismo?
Saiba mais sobre Basquiat
Uma parte da história do comércio de pessoas do continente africano.
“Desde o século VII e por mais de 1.200 anos, a África foi o principal cenário
do tráfico humano mundial. O sistema escravista, implantado no continente
africano pelos países europeus, desencadeou a comercialização em massa de seres
humanos e resultou em mais de 20 milhões de africanos escravizados ao redor do
planeta.”
Durante mais de cinco séculos, milhões de africanos, vindos de diferentes
partes do continente foram levados à força para trabalharem sob o regime de
escravidão em diversas colônias europeias nas Américas, conforme podemos ver no
mapa.
ANÚNCIO DE RECOMPENSA PARA QUEM ENCONTRASSE
“ESCRAVO CRIOULO FUGIDO”
1) Do que se trata esse documento?
2) Teve alguma palavra que vocês não souberam o significado?
3) Perceberam que algumas palavras estão com uma grafia diferente da
atual?
4) Vocês sabem qual é o significado da palavra crioulo? Que tal
pesquisar?
5) Qual era o nome do “Crioulo Fugido”?
6) Qual eram as habilidades que ele tinha?
7) Como era a sua aparência física, segundo o documento?
8) Qual a sua hipótese sobre o motivo da fuga?
9) Vocês percebem que a fuga poderia ser uma forma das pessoas
escravizadas resistirem a essa condição de trabalho?
10) Será que ele cometeu algum crime para estar sendo procurado?
11) Qual era a remuneração oferecida para quem o encontrasse?
12) Segundo o documento o que deveria ser feito caso alguém o
encontrasse?
13) Quem você imagina que era o Sr. Laemmert?
14) Você já viu algum anúncio parecido com esse nos dias de hoje?
ANÚNCIOS DA ATUALIDADE
O caso atual da Líbia
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Participação ativa durante a aula...
Primeira Participação na aula!
Segunda Participação na aula CLIQUE AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário