Aula 96 Comercialização de pessoas

 TEMA: Comercialização de pessoas

 

Nossa aula online e ao vivo foi, sexta-feira, 13/11/2020 às 14:40h

 

Aula online ao vivo

 

UNIDADE TEMÁTICA:

Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

 

OBJETO DE CONHECIMENTO:

As lógicas internas das sociedades africanas; As formas de organização das sociedades ameríndias; A escravidão moderna e o tráfico de escravizados.

 

CONTEÚDO:

A escravidão moderna e o tráfico de escravizados

 

HABILIDADE(S):

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é tratar o fato de comercialização de pessoas por meio de suas lógicas de estabelecimento e exploração. Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em texto e em recursos visuais e participação dos alunos por interação multimídia.

 

MATERIAL:

 

Objetivo da aula

Alguém tem alguma hipótese ou já ouviu falar em algum caso de alguma pessoa que tenha sido vendida ou comprada?

Como será que é possível se estabelecer o preço que cada pessoa custa?

Vocês sabem o que significa perpetuar?

Alguém saberia dar exemplos de desigualdades e racismos vividos por pessoas hoje em dia?





 

Vamos assistir ao clipe de uma música?

 

O que essa música está querendo denunciar? (se for necessário explique que denúncia é um tipo de acusação, ou seja, estão querendo dizer que algo está errado).

Qual é a desigualdade que a música está querendo mostrar?

 

 

A CARNE

https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw

(Compositores: Seu Jorge em parceria com Marcelo Yuka e Ulisses

Cappelletti. Versão da cantora Elza Soares)


“Vamos pedir pra Santa Clara clarear

Vou pedir Santa Clara para me ajudar”

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que vai de graça pro presídio

E para debaixo do plástico

E vai de graça pro subemprego

E pros hospitais psiquiátricos

A carne mais barata do mercado

É a carne negra

Que fez e faz história

Segurando esse país no braço, meu irmão

O cabra aqui, não se sente revoltado

Porque o revólver já está engatilhado

E o vingador eleito

Mas muito bem intencionado

E esse país vai deixando todo mundo preto

E o cabelo esticado

Mas mesmo assim, ainda guarda o direito

De algum antepassado da cor

Brigar sutilmente por respeito

Brigar bravamente por respeito

Brigar por justiça e por respeito (Pode acreditar)

De algum antepassado da cor

Brigar, brigar, brigar, brigar

A carne mais barata do mercado

É a carne negra, negra, negra, carne negra (Pode acreditar)

A carne negra

 

Jean-Michel Basquiat



Será que o dinheiro compra igualdade?

Será que os negros ricos continuam a sofrer racismo?



Saiba mais sobre Basquiat

https://www.geledes.org.br/basquiat-no-ccbb-8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-pintor-antes-de-ver-exposicao/

 

Uma parte da história do comércio de pessoas do continente africano. “Desde o século VII e por mais de 1.200 anos, a África foi o principal cenário do tráfico humano mundial. O sistema escravista, implantado no continente africano pelos países europeus, desencadeou a comercialização em massa de seres humanos e resultou em mais de 20 milhões de africanos escravizados ao redor do planeta.”

 

Durante mais de cinco séculos, milhões de africanos, vindos de diferentes partes do continente foram levados à força para trabalharem sob o regime de escravidão em diversas colônias europeias nas Américas, conforme podemos ver no mapa.

 


 

ANÚNCIO DE RECOMPENSA PARA QUEM ENCONTRASSE

“ESCRAVO CRIOULO FUGIDO”



1) Do que se trata esse documento?

2) Teve alguma palavra que vocês não souberam o significado?

3) Perceberam que algumas palavras estão com uma grafia diferente da

atual?

4) Vocês sabem qual é o significado da palavra crioulo? Que tal pesquisar?

5) Qual era o nome do “Crioulo Fugido”?

6) Qual eram as habilidades que ele tinha?

7) Como era a sua aparência física, segundo o documento?

8) Qual a sua hipótese sobre o motivo da fuga?

9) Vocês percebem que a fuga poderia ser uma forma das pessoas

escravizadas resistirem a essa condição de trabalho?

10) Será que ele cometeu algum crime para estar sendo procurado?

11) Qual era a remuneração oferecida para quem o encontrasse?

12) Segundo o documento o que deveria ser feito caso alguém o

encontrasse?

13) Quem você imagina que era o Sr. Laemmert?

14) Você já viu algum anúncio parecido com esse nos dias de hoje?

 

ANÚNCIOS DA ATUALIDADE





 

O caso atual da Líbia



ATIVIDADE AVALIATIVA:

 

Participação ativa durante a aula...

 

Primeira Participação na aula!


 

Segunda Participação na aula CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário