TEMA: Reformas
Religiosas
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
29 de abril de 2025 . Retomada terça-feira,
6 de maio de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
28 de abril de 2025 . terça-feira, 29 de abril de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
CONTEÚDO
Guerras e conflitos religiosos
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico da Reforma Protestante no século XVI.
Identificar as principais causas políticas, econômicas e teológicas da Reforma.
Relacionar o movimento reformista às mudanças culturais da Idade Moderna.
Refletir sobre o impacto da contestação ao poder da Igreja Católica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Formar grupos heterogêneos de alunos.
Distribuir o texto "Reformas Religiosas" para leitura orientada em sala.
Organizar quatro estações de trabalho temáticas:
Estação 1: Contexto cultural da Idade Moderna e Renascimento.
O que esperar dos alunos:
Identificar que o Renascimento Cultural e o desenvolvimento científico possibilitaram novas formas de pensamento, contestando a autoridade da Igreja.
Reconhecer que a Idade Moderna trouxe um ambiente propício a revoluções religiosas, devido à valorização do saber humano, da crítica e do questionamento das autoridades.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"O Renascimento incentivou as pessoas a questionarem ideias antigas e buscar novas formas de entender a fé e o mundo."
"O desenvolvimento das ciências fez com que as pessoas passassem a questionar o poder da Igreja."
Estação 2: Causas da Reforma (políticas, econômicas e teológicas).
O que esperar dos alunos:
Apontar corretamente causas políticas, como o desejo dos reis de romper a dependência do papa.
Mencionar causas econômicas, como a insatisfação com os impostos cobrados pela Igreja.
Identificar causas teológicas, como a venda de indulgências e o acúmulo de poder da Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Os reis queriam mais poder e não queriam depender do papa."
"A Igreja cobrava muitos impostos dos fiéis, o que causava insatisfação."
"As pessoas criticavam a venda de perdão em troca de dinheiro."
Estação 3: Papel de Martinho Lutero e os pré-reformadores.
O que esperar dos alunos:
Reconhecer Martinho Lutero como o principal reformador, com a divulgação das 95 teses.
Identificar que já existiam movimentos anteriores (valdenses, John Wycliffe, Jan Hus) que criticavam a Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Martinho Lutero escreveu 95 teses contra os abusos da Igreja."
"Antes dele, John Wycliffe e Jan Hus já criticavam a venda de indulgências e o poder da Igreja."
Estação 4: Práticas criticadas na Igreja: venda de indulgências e objetos sacros.
O que esperar dos alunos:
Explicar que as indulgências eram pagamentos para a remissão dos pecados e que isso gerou grande indignação.
Relacionar a venda de objetos sacros e indulgências como práticas de corrupção religiosa.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"As pessoas pagavam para ter seus pecados perdoados e garantir o paraíso."
"A Igreja vendia objetos sagrados e indulgências para arrecadar dinheiro."
Orientar os alunos a se revezarem nas estações, respondendo a uma atividade em cada parada:
Estação 1: Resumir os fatores culturais que permitiram a Reforma.
Estação 2: Citar duas causas políticas e duas econômicas da Reforma.
Estação 3: Relacionar Martinho Lutero e dois pré-reformadores com a crítica à Igreja.
Estação 4: Explicar por que as indulgências geravam descontentamento.
Realizar uma roda de conversa para socializar as respostas e construir, em conjunto, um quadro-resumo no quadro.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um pequeno texto explicativo (mínimo 10 linhas) respondendo:
"O que foi a Reforma Protestante e quais foram seus principais fatores?"
Critérios: Clareza, uso de informações do texto, coesão e organização.
O que esperar no conteúdo da resposta
Sobre a definição da Reforma Protestante:
Esperar que o aluno explique que foi um movimento reformista do século XVI no interior do cristianismo.
Esperar que mencione que o movimento teve início com Martinho Lutero, criticando práticas da Igreja Católica.
Sobre os principais fatores:
Esperar que o aluno aponte pelo menos três entre os fatores listados abaixo:
Fatores religiosos/teológicos: Críticas à venda de indulgências, questionamento do poder do papa, desejo de retorno aos ensinamentos originais de Jesus.
Fatores políticos: Interesse de reis e nobres em romper o vínculo de autoridade com o papa.
Fatores econômicos: Revolta contra os altos impostos cobrados pela Igreja, principalmente em regiões pobres da Europa.
Fatores culturais: Influência do Renascimento e do Humanismo, que incentivavam o pensamento crítico e a autonomia do saber.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento:
Solicitar a construção de um quadro-resumo com as seguintes informações:
Motivos da Reforma (listar pelo menos três motivos).
Quem liderou a Reforma? (resposta curta).
O que a Igreja vendia? (resposta curta).
Permitir o uso do texto aberto e auxílio oral do professor.
Motivos da Reforma Listar três causas principais da Reforma, com frases ou palavras-chave retiradas do texto. - Venda de indulgências
- Cobrança de impostos altos
- Acúmulo de poder da Igreja
- Corrupção na Igreja
- Interesse dos reis em mais poder
Quem liderou a Reforma? Indicar corretamente o nome do principal reformador. - Martinho Lutero
O que a Igreja vendia? Apontar de forma simples o principal objeto criticado. - Indulgências
- Objetos sagrados
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Realizar atividade oral
individual:
Mostrar imagens ilustrativas (por exemplo, Martinho Lutero, venda de indulgências) e solicitar que o aluno aponte:
Quem está criticando a Igreja? (Apontar Martinho Lutero).
O que era vendido? (Apontar imagem de indulgência ou objeto sacro).
Usar perguntas simples de "apontar e responder" com apoio visual.
Procedimento:
Mostrar ao aluno imagens ilustrativas em tamanho adequado e de fácil visualização.
Fazer perguntas simples, uma de cada vez.
Solicitar que o aluno aponte ou indique a resposta correta.
Imagens recomendadas:
Retrato de Martinho Lutero.
Representação da venda de indulgências (exemplo: imagem de pergaminhos ou moedas e pergaminhos sendo vendidos pela Igreja).
Imagem de objetos sacros (como relicários ou rosários em uma feira de venda).
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Aplicar atividade de
associação visual:
Entregar cartões com figuras ilustrativas (Igreja, Papa, Lutero, moedas, livro de 95 teses).
Orientar que, com auxílio de mediador ou cuidador, os alunos toquem ou olhem fixamente para:
Imagem que representa a Igreja.
Imagem que representa a crítica da Reforma.
Avaliar a associação visual e o reconhecimento com apoio e mediação sensível.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Aplicar atividade oral
traduzida:
Com auxílio de intérprete (se disponível) ou de recurso visual de apoio (cartões com imagens), propor perguntas traduzidas:
Quem criticou a Igreja? (apontar Martinho Lutero).
O que era vendido pela Igreja? (apontar indulgência).
Estimular o uso de palavras-chave em aquém e gestos.
MATERIAL:
Reformas religiosas
1. Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas, destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a calvinista e a anglicana.
2. Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.
3. Causas da Reforma - A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa. Por fim, foi imposta a questão dos interesses econômicos, uma vez que a Igreja estipulava a cobrança de impostos de todos seus fiéis.
4. No aspecto teológico, o ponto imediato a ser destacado é a insatisfação de Martinho Lutero com as práticas da Igreja Católica. A Igreja de Roma era, naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental e detinha um imenso poder, uma vez que era dona de terras e riquezas gigantescas.
5. Além disso, a autoridade do papa impunha-se além do campo religioso, alcançando o campo secular (político). Os reis da Europa tinham seu poder sustentado pela autoridade da Igreja, uma vez que era praticamente impossível manter-se no comando sem a aprovação do papa. Sendo assim, a Igreja Católica possuía o monopólio da vida política e religiosa europeia.
6. Focando no aspecto teológico, muitos começaram a questionar as posições da Igreja. Antes mesmo de Lutero, já havia existido na Europa movimentos religiosos e figuras do clero católico que questionavam determinados princípios do catolicismo. A longo prazo, pode-se ressaltar, por exemplo, os valdenses, que surgiram na França no final do século XII.
7. Em um período imediato, isto é, poucos anos antes do início da reforma, existiram os pré-reformadores na Europa, que teceram críticas à Igreja de Roma. Dois nomes que se destacaram nesse contexto foram John Wycliffe e Jan Hus. O primeiro criticava o acúmulo de poder político e os desvios da Igreja dos verdadeiros ensinamentos de Jesus. O segundo tecia críticas parecidas contra o enriquecimento da Igreja e a venda de indulgências.
8. As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado. Era considerado que, após efetuada a compra de uma indulgência, que a posição de qualquer um no paraíso já estava garantida. Como se tratava de uma preocupação central no imaginário social-cultural da Idade Média, em geral as indulgências eram bem recebidas popularmente, embora provocassem mais polêmica em meios eruditos. A venda de indulgências passou a ser cada vez mais uma forma de ganho financeiro fácil para a Igreja Católica. Em meio ao desenvolvimento e crescimento durante os séculos XIV e XV do movimento intelectual conhecido como Humanismo, que defendia a superação de antigas estruturas medievais, as vendas de indulgências passaram a ser cada vez mais criticadas, juntamente com outro importante meio de ganho financeiro da Igreja: a venda de objetos sacros.
9. Em relação às questões políticas, existia uma série de reis, nobres e autoridades em geral que estavam interessados em romper o poder secular com o religioso. Isso significa que muitos viam o rompimento como uma forma de consolidar ou de assegurar mais poder sem a necessidade de ter que se sujeitar a outra autoridade – no caso, o papa.
10. Nas questões econômicas, há de se destacar que, na região norte da Europa, havia uma insatisfação muito grande com a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. Tal questão intensificava-se em um contexto em que as penínsulas Itálica e Ibérica estavam em franco desenvolvimento e enriquecimento, enquanto regiões como a que corresponde à atual Alemanha eram pobres e enfrentavam dificuldades econômicas.
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
Guerras e conflitos religiosos
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico da Reforma Protestante no século XVI.
Identificar as principais causas políticas, econômicas e teológicas da Reforma.
Relacionar o movimento reformista às mudanças culturais da Idade Moderna.
Refletir sobre o impacto da contestação ao poder da Igreja Católica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Formar grupos heterogêneos de alunos.
Distribuir o texto "Reformas Religiosas" para leitura orientada em sala.
Organizar quatro estações de trabalho temáticas:
Estação 1: Contexto cultural da Idade Moderna e Renascimento.
O que esperar dos alunos:
Identificar que o Renascimento Cultural e o desenvolvimento científico possibilitaram novas formas de pensamento, contestando a autoridade da Igreja.
Reconhecer que a Idade Moderna trouxe um ambiente propício a revoluções religiosas, devido à valorização do saber humano, da crítica e do questionamento das autoridades.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"O Renascimento incentivou as pessoas a questionarem ideias antigas e buscar novas formas de entender a fé e o mundo."
"O desenvolvimento das ciências fez com que as pessoas passassem a questionar o poder da Igreja."
Estação 2: Causas da Reforma (políticas, econômicas e teológicas).
O que esperar dos alunos:
Apontar corretamente causas políticas, como o desejo dos reis de romper a dependência do papa.
Mencionar causas econômicas, como a insatisfação com os impostos cobrados pela Igreja.
Identificar causas teológicas, como a venda de indulgências e o acúmulo de poder da Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Os reis queriam mais poder e não queriam depender do papa."
"A Igreja cobrava muitos impostos dos fiéis, o que causava insatisfação."
"As pessoas criticavam a venda de perdão em troca de dinheiro."
Estação 3: Papel de Martinho Lutero e os pré-reformadores.
O que esperar dos alunos:
Reconhecer Martinho Lutero como o principal reformador, com a divulgação das 95 teses.
Identificar que já existiam movimentos anteriores (valdenses, John Wycliffe, Jan Hus) que criticavam a Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Martinho Lutero escreveu 95 teses contra os abusos da Igreja."
"Antes dele, John Wycliffe e Jan Hus já criticavam a venda de indulgências e o poder da Igreja."
Estação 4: Práticas criticadas na Igreja: venda de indulgências e objetos sacros.
O que esperar dos alunos:
Explicar que as indulgências eram pagamentos para a remissão dos pecados e que isso gerou grande indignação.
Relacionar a venda de objetos sacros e indulgências como práticas de corrupção religiosa.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"As pessoas pagavam para ter seus pecados perdoados e garantir o paraíso."
"A Igreja vendia objetos sagrados e indulgências para arrecadar dinheiro."
Orientar os alunos a se revezarem nas estações, respondendo a uma atividade em cada parada:
Estação 1: Resumir os fatores culturais que permitiram a Reforma.
Estação 2: Citar duas causas políticas e duas econômicas da Reforma.
Estação 3: Relacionar Martinho Lutero e dois pré-reformadores com a crítica à Igreja.
Estação 4: Explicar por que as indulgências geravam descontentamento.
Realizar uma roda de conversa para socializar as respostas e construir, em conjunto, um quadro-resumo no quadro.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
Elaborar um pequeno texto explicativo (mínimo 10 linhas) respondendo:
"O que foi a Reforma Protestante e quais foram seus principais fatores?"
Critérios: Clareza, uso de informações do texto, coesão e organização.
O que esperar no conteúdo da resposta
Sobre a definição da Reforma Protestante:
Esperar que o aluno explique que foi um movimento reformista do século XVI no interior do cristianismo.
Esperar que mencione que o movimento teve início com Martinho Lutero, criticando práticas da Igreja Católica.
Sobre os principais fatores:
Esperar que o aluno aponte pelo menos três entre os fatores listados abaixo:
Fatores religiosos/teológicos: Críticas à venda de indulgências, questionamento do poder do papa, desejo de retorno aos ensinamentos originais de Jesus.
Fatores políticos: Interesse de reis e nobres em romper o vínculo de autoridade com o papa.
Fatores econômicos: Revolta contra os altos impostos cobrados pela Igreja, principalmente em regiões pobres da Europa.
Fatores culturais: Influência do Renascimento e do Humanismo, que incentivavam o pensamento crítico e a autonomia do saber.
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Solicitar a construção de um quadro-resumo com as seguintes informações:
Motivos da Reforma (listar pelo menos três motivos).
Quem liderou a Reforma? (resposta curta).
O que a Igreja vendia? (resposta curta).
Permitir o uso do texto aberto e auxílio oral do professor.
Motivos da Reforma Listar três causas principais da Reforma, com frases ou palavras-chave retiradas do texto. - Venda de indulgências
- Cobrança de impostos altos
- Acúmulo de poder da Igreja
- Corrupção na Igreja
- Interesse dos reis em mais poder
Quem liderou a Reforma? Indicar corretamente o nome do principal reformador. - Martinho Lutero
O que a Igreja vendia? Apontar de forma simples o principal objeto criticado. - Indulgências
- Objetos sagrados
Mostrar imagens ilustrativas (por exemplo, Martinho Lutero, venda de indulgências) e solicitar que o aluno aponte:
Quem está criticando a Igreja? (Apontar Martinho Lutero).
O que era vendido? (Apontar imagem de indulgência ou objeto sacro).
Usar perguntas simples de "apontar e responder" com apoio visual.
Procedimento:
Mostrar ao aluno imagens ilustrativas em tamanho adequado e de fácil visualização.
Fazer perguntas simples, uma de cada vez.
Solicitar que o aluno aponte ou indique a resposta correta.
Imagens recomendadas:
Retrato de Martinho Lutero.
Representação da venda de indulgências (exemplo: imagem de pergaminhos ou moedas e pergaminhos sendo vendidos pela Igreja).
Imagem de objetos sacros (como relicários ou rosários em uma feira de venda).
Entregar cartões com figuras ilustrativas (Igreja, Papa, Lutero, moedas, livro de 95 teses).
Orientar que, com auxílio de mediador ou cuidador, os alunos toquem ou olhem fixamente para:
Imagem que representa a Igreja.
Imagem que representa a crítica da Reforma.
Avaliar a associação visual e o reconhecimento com apoio e mediação sensível.
Com auxílio de intérprete (se disponível) ou de recurso visual de apoio (cartões com imagens), propor perguntas traduzidas:
Quem criticou a Igreja? (apontar Martinho Lutero).
O que era vendido pela Igreja? (apontar indulgência).
Estimular o uso de palavras-chave em aquém e gestos.
Reformas religiosas
1. Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas, destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a calvinista e a anglicana.
2. Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.
3. Causas da Reforma - A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa. Por fim, foi imposta a questão dos interesses econômicos, uma vez que a Igreja estipulava a cobrança de impostos de todos seus fiéis.
4. No aspecto teológico, o ponto imediato a ser destacado é a insatisfação de Martinho Lutero com as práticas da Igreja Católica. A Igreja de Roma era, naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental e detinha um imenso poder, uma vez que era dona de terras e riquezas gigantescas.
5. Além disso, a autoridade do papa impunha-se além do campo religioso, alcançando o campo secular (político). Os reis da Europa tinham seu poder sustentado pela autoridade da Igreja, uma vez que era praticamente impossível manter-se no comando sem a aprovação do papa. Sendo assim, a Igreja Católica possuía o monopólio da vida política e religiosa europeia.
6. Focando no aspecto teológico, muitos começaram a questionar as posições da Igreja. Antes mesmo de Lutero, já havia existido na Europa movimentos religiosos e figuras do clero católico que questionavam determinados princípios do catolicismo. A longo prazo, pode-se ressaltar, por exemplo, os valdenses, que surgiram na França no final do século XII.
7. Em um período imediato, isto é, poucos anos antes do início da reforma, existiram os pré-reformadores na Europa, que teceram críticas à Igreja de Roma. Dois nomes que se destacaram nesse contexto foram John Wycliffe e Jan Hus. O primeiro criticava o acúmulo de poder político e os desvios da Igreja dos verdadeiros ensinamentos de Jesus. O segundo tecia críticas parecidas contra o enriquecimento da Igreja e a venda de indulgências.
8. As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado. Era considerado que, após efetuada a compra de uma indulgência, que a posição de qualquer um no paraíso já estava garantida. Como se tratava de uma preocupação central no imaginário social-cultural da Idade Média, em geral as indulgências eram bem recebidas popularmente, embora provocassem mais polêmica em meios eruditos. A venda de indulgências passou a ser cada vez mais uma forma de ganho financeiro fácil para a Igreja Católica. Em meio ao desenvolvimento e crescimento durante os séculos XIV e XV do movimento intelectual conhecido como Humanismo, que defendia a superação de antigas estruturas medievais, as vendas de indulgências passaram a ser cada vez mais criticadas, juntamente com outro importante meio de ganho financeiro da Igreja: a venda de objetos sacros.
9. Em relação às questões políticas, existia uma série de reis, nobres e autoridades em geral que estavam interessados em romper o poder secular com o religioso. Isso significa que muitos viam o rompimento como uma forma de consolidar ou de assegurar mais poder sem a necessidade de ter que se sujeitar a outra autoridade – no caso, o papa.
10. Nas questões econômicas, há de se destacar que, na região norte da Europa, havia uma insatisfação muito grande com a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. Tal questão intensificava-se em um contexto em que as penínsulas Itálica e Ibérica estavam em franco desenvolvimento e enriquecimento, enquanto regiões como a que corresponde à atual Alemanha eram pobres e enfrentavam dificuldades econômicas.
TÓPICOS
1. Contexto da Reforma
🌍 Idade Moderna: Novas ideias culturais surgiram com o Renascimento e o desenvolvimento científico.
🤔 As pessoas começaram a questionar o poder da Igreja Católica.
2. O que foi a Reforma Protestante?
✍️ Movimento religioso no século XVI que mudou o cristianismo.
👨🦲 Líder: Martinho Lutero, monge que criticou práticas da Igreja.
📜 Publicou as 95 teses para denunciar os abusos da Igreja.
3. Principais Causas da Reforma
⚡ Religiosas: Venda de indulgências (perdão dos pecados em troca de dinheiro).
👑 Políticas: Reis e nobres queriam independência do papa.
💰 Econômicas: Povo cansado dos altos impostos cobrados pela Igreja.
🎓 Culturais: O Renascimento incentivava a crítica e o estudo independente.
4. Figuras Importantes e Pré-reformadores
✝️ Antes de Lutero:
John Wycliffe (Inglaterra): criticava o poder da Igreja.
Jan Hus (Boêmia): condenava a venda de indulgências.
5. Práticas Criticadas pela Reforma
💵 Venda de Indulgências: Pagamento para perdão de pecados.
🛍️ Venda de Objetos Sagrados: Relíquias e artigos religiosos vendidos por dinheiro.
🏦 Acúmulo de Riquezas pela Igreja: Grande poder econômico e político.
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