Aula 47 Reformas Religiosas

TEMA: Reformas Religiosas
Nossa aula foi:
7ºA, terça-feira, 29 de abril de 2025. Retomada terça-feira, 6 de maio de 2025.
7ºB, segunda-feira, 28 de abril de 2025. terça-feira, 29 de abril de 2025. 
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
 
CONTEÚDO
Guerras e conflitos religiosos
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico da Reforma Protestante no século XVI.
Identificar as principais causas políticas, econômicas e teológicas da Reforma.
Relacionar o movimento reformista às mudanças culturais da Idade Moderna.
Refletir sobre o impacto da contestação ao poder da Igreja Católica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Formar grupos heterogêneos de alunos.
Distribuir o texto "Reformas Religiosas" para leitura orientada em sala.
Organizar quatro estações de trabalho temáticas:
Estação 1: Contexto cultural da Idade Moderna e Renascimento.
O que esperar dos alunos:
Identificar que o Renascimento Cultural e o desenvolvimento científico possibilitaram novas formas de pensamento, contestando a autoridade da Igreja.
Reconhecer que a Idade Moderna trouxe um ambiente propício a revoluções religiosas, devido à valorização do saber humano, da crítica e do questionamento das autoridades.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"O Renascimento incentivou as pessoas a questionarem ideias antigas e buscar novas formas de entender a fé e o mundo."
"O desenvolvimento das ciências fez com que as pessoas passassem a questionar o poder da Igreja."
Estação 2: Causas da Reforma (políticas, econômicas e teológicas).
O que esperar dos alunos:
Apontar corretamente causas políticas, como o desejo dos reis de romper a dependência do papa.
Mencionar causas econômicas, como a insatisfação com os impostos cobrados pela Igreja.
Identificar causas teológicas, como a venda de indulgências e o acúmulo de poder da Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Os reis queriam mais poder e não queriam depender do papa."
"A Igreja cobrava muitos impostos dos fiéis, o que causava insatisfação."
"As pessoas criticavam a venda de perdão em troca de dinheiro."
Estação 3: Papel de Martinho Lutero e os pré-reformadores.
O que esperar dos alunos:
Reconhecer Martinho Lutero como o principal reformador, com a divulgação das 95 teses.
Identificar que já existiam movimentos anteriores (valdenses, John Wycliffe, Jan Hus) que criticavam a Igreja.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"Martinho Lutero escreveu 95 teses contra os abusos da Igreja."
"Antes dele, John Wycliffe e Jan Hus já criticavam a venda de indulgências e o poder da Igreja."
Estação 4: Práticas criticadas na Igreja: venda de indulgências e objetos sacros.
O que esperar dos alunos:
Explicar que as indulgências eram pagamentos para a remissão dos pecados e que isso gerou grande indignação.
Relacionar a venda de objetos sacros e indulgências como práticas de corrupção religiosa.
Exemplos de respostas ou produções desejadas:
"As pessoas pagavam para ter seus pecados perdoados e garantir o paraíso."
"A Igreja vendia objetos sagrados e indulgências para arrecadar dinheiro."
Orientar os alunos a se revezarem nas estações, respondendo a uma atividade em cada parada:
Estação 1: Resumir os fatores culturais que permitiram a Reforma.
Estação 2: Citar duas causas políticas e duas econômicas da Reforma.
Estação 3: Relacionar Martinho Lutero e dois pré-reformadores com a crítica à Igreja.
Estação 4: Explicar por que as indulgências geravam descontentamento.
Realizar uma roda de conversa para socializar as respostas e construir, em conjunto, um quadro-resumo no quadro.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 6, Segundo Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um pequeno texto explicativo (mínimo 10 linhas) respondendo:
"O que foi a Reforma Protestante e quais foram seus principais fatores?"
Critérios: Clareza, uso de informações do texto, coesão e organização.
O que esperar no conteúdo da resposta
Sobre a definição da Reforma Protestante:
Esperar que o aluno explique que foi um movimento reformista do século XVI no interior do cristianismo.
Esperar que mencione que o movimento teve início com Martinho Lutero, criticando práticas da Igreja Católica.
Sobre os principais fatores:
Esperar que o aluno aponte pelo menos três entre os fatores listados abaixo:
Fatores religiosos/teológicos: Críticas à venda de indulgências, questionamento do poder do papa, desejo de retorno aos ensinamentos originais de Jesus.
Fatores políticos: Interesse de reis e nobres em romper o vínculo de autoridade com o papa.
Fatores econômicos: Revolta contra os altos impostos cobrados pela Igreja, principalmente em regiões pobres da Europa.
Fatores culturais: Influência do Renascimento e do Humanismo, que incentivavam o pensamento crítico e a autonomia do saber.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento:
Solicitar a construção de um quadro-resumo com as seguintes informações:
Motivos da Reforma (listar pelo menos três motivos).
Quem liderou a Reforma? (resposta curta).
O que a Igreja vendia? (resposta curta).
Permitir o uso do texto aberto e auxílio oral do professor.
Motivos da Reforma     Listar três causas principais da Reforma, com frases ou palavras-chave retiradas do texto.      - Venda de indulgências
- Cobrança de impostos altos
- Acúmulo de poder da Igreja
- Corrupção na Igreja
- Interesse dos reis em mais poder
Quem liderou a Reforma?   Indicar corretamente o nome do principal reformador. - Martinho Lutero
O que a Igreja vendia? Apontar de forma simples o principal objeto criticado.    - Indulgências
- Objetos sagrados
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Realizar atividade oral individual:
Mostrar imagens ilustrativas (por exemplo, Martinho Lutero, venda de indulgências) e solicitar que o aluno aponte:
Quem está criticando a Igreja? (Apontar Martinho Lutero).
O que era vendido? (Apontar imagem de indulgência ou objeto sacro).
Usar perguntas simples de "apontar e responder" com apoio visual.
Procedimento:
Mostrar ao aluno imagens ilustrativas em tamanho adequado e de fácil visualização.
Fazer perguntas simples, uma de cada vez.
Solicitar que o aluno aponte ou indique a resposta correta.
Imagens recomendadas:
Retrato de Martinho Lutero.
Representação da venda de indulgências (exemplo: imagem de pergaminhos ou moedas e pergaminhos sendo vendidos pela Igreja).
Imagem de objetos sacros (como relicários ou rosários em uma feira de venda).
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Aplicar atividade de associação visual:
Entregar cartões com figuras ilustrativas (Igreja, Papa, Lutero, moedas, livro de 95 teses).
Orientar que, com auxílio de mediador ou cuidador, os alunos toquem ou olhem fixamente para:
Imagem que representa a Igreja.
Imagem que representa a crítica da Reforma.
Avaliar a associação visual e o reconhecimento com apoio e mediação sensível.
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Aplicar atividade oral traduzida:
Com auxílio de intérprete (se disponível) ou de recurso visual de apoio (cartões com imagens), propor perguntas traduzidas:
Quem criticou a Igreja? (apontar Martinho Lutero).
O que era vendido pela Igreja? (apontar indulgência).
Estimular o uso de palavras-chave em aquém e gestos.
 
MATERIAL:
Reformas religiosas
1. Com a Idade Moderna surgiu uma perspectiva cultural possibilitada pelo Renascimento Cultural e desenvolvimento científico. Esses fatores foram determinantes para revoluções ocorridas na época. Entre elas, destacam-se a contestação do poder da Igreja Católica e a Reforma Religiosa, que deu origem à formação de novas igrejas como a luterana, a calvinista e a anglicana.
2. Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.
3. Causas da Reforma - A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa. Por fim, foi imposta a questão dos interesses econômicos, uma vez que a Igreja estipulava a cobrança de impostos de todos seus fiéis.
4. No aspecto teológico, o ponto imediato a ser destacado é a insatisfação de Martinho Lutero com as práticas da Igreja Católica. A Igreja de Roma era, naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental e detinha um imenso poder, uma vez que era dona de terras e riquezas gigantescas.
5. Além disso, a autoridade do papa impunha-se além do campo religioso, alcançando o campo secular (político). Os reis da Europa tinham seu poder sustentado pela autoridade da Igreja, uma vez que era praticamente impossível manter-se no comando sem a aprovação do papa. Sendo assim, a Igreja Católica possuía o monopólio da vida política e religiosa europeia.
6. Focando no aspecto teológico, muitos começaram a questionar as posições da Igreja. Antes mesmo de Lutero, já havia existido na Europa movimentos religiosos e figuras do clero católico que questionavam determinados princípios do catolicismo. A longo prazo, pode-se ressaltar, por exemplo, os valdenses, que surgiram na França no final do século XII.
7. Em um período imediato, isto é, poucos anos antes do início da reforma, existiram os pré-reformadores na Europa, que teceram críticas à Igreja de Roma. Dois nomes que se destacaram nesse contexto foram John Wycliffe e Jan Hus. O primeiro criticava o acúmulo de poder político e os desvios da Igreja dos verdadeiros ensinamentos de Jesus. O segundo tecia críticas parecidas contra o enriquecimento da Igreja e a venda de indulgências.
8. As indulgências consistiam na remissão completa dos pecados cometidos por um indivíduo por meio de pagamento monetário, teoricamente calculado com base na posição social e cada pecado que deveria ser perdoado. Era considerado que, após efetuada a compra de uma indulgência, que a posição de qualquer um no paraíso já estava garantida. Como se tratava de uma preocupação central no imaginário social-cultural da Idade Média, em geral as indulgências eram bem recebidas popularmente, embora provocassem mais polêmica em meios eruditos.  A venda de indulgências passou a ser cada vez mais uma forma de ganho financeiro fácil para a Igreja Católica. Em meio ao desenvolvimento e crescimento durante os séculos XIV e XV do movimento intelectual conhecido como Humanismo, que defendia a superação de antigas estruturas medievais, as vendas de indulgências passaram a ser cada vez mais criticadas, juntamente com outro importante meio de ganho financeiro da Igreja: a venda de objetos sacros.
9. Em relação às questões políticas, existia uma série de reis, nobres e autoridades em geral que estavam interessados em romper o poder secular com o religioso. Isso significa que muitos viam o rompimento como uma forma de consolidar ou de assegurar mais poder sem a necessidade de ter que se sujeitar a outra autoridade – no caso, o papa.
10. Nas questões econômicas, há de se destacar que, na região norte da Europa, havia uma insatisfação muito grande com a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. Tal questão intensificava-se em um contexto em que as penínsulas Itálica e Ibérica estavam em franco desenvolvimento e enriquecimento, enquanto regiões como a que corresponde à atual Alemanha eram pobres e enfrentavam dificuldades econômicas.

TÓPICOS
1. Contexto da Reforma
🌍 Idade Moderna: Novas ideias culturais surgiram com o Renascimento e o desenvolvimento científico.
🤔 As pessoas começaram a questionar o poder da Igreja Católica.

2. O que foi a Reforma Protestante?
✍️ Movimento religioso no século XVI que mudou o cristianismo.
👨‍🦲 Líder: Martinho Lutero, monge que criticou práticas da Igreja.
📜 Publicou as 95 teses para denunciar os abusos da Igreja.

3. Principais Causas da Reforma
⚡ Religiosas: Venda de indulgências (perdão dos pecados em troca de dinheiro).
👑 Políticas: Reis e nobres queriam independência do papa.
💰 Econômicas: Povo cansado dos altos impostos cobrados pela Igreja.
🎓 Culturais: O Renascimento incentivava a crítica e o estudo independente.

4. Figuras Importantes e Pré-reformadores
✝️ Antes de Lutero:
John Wycliffe (Inglaterra): criticava o poder da Igreja.
Jan Hus (Boêmia): condenava a venda de indulgências.

5. Práticas Criticadas pela Reforma
💵 Venda de Indulgências: Pagamento para perdão de pecados.
🛍️ Venda de Objetos Sagrados: Relíquias e artigos religiosos vendidos por dinheiro.
🏦 Acúmulo de Riquezas pela Igreja: Grande poder econômico e político.

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