TEMA: Martinho Lutero
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
13 de maio de 2025 .
7ºB,terça-feira,
6 de maio de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
CONTEÚDO
Guerras e conflitos religiosos
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico das críticas de Martinho Lutero à Igreja Católica.
Identificar os principais pontos das 95 teses de Lutero.
Reconhecer o papel da imprensa na difusão das ideias reformistas.
Relacionar o movimento de Lutero ao surgimento da Reforma Protestante.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto base para leitura coletiva.
Organizar a turma em duplas ou trios para favorecer a interação.
Orientar a leitura em voz alta, alternada entre os alunos.
Propor a criação de um Mapa Conceitual a partir da leitura, conectando os seguintes pontos:
Martinho Lutero
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Monge agostiniano e professor de Teologia.
➔ Insatisfeito com práticas da Igreja Católica
(principalmente as indulgências).
Indulgências
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Prática da Igreja em trocar perdão de pecados por dinheiro.
➔ Financiamento da construção da Basílica de São
Pedro.
95 Teses
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Documento com críticas às práticas da Igreja.
➔ Defendia que a salvação ocorre pela fé, não pelas
obras ou pagamentos.
➔ Propunha debate e reforma, não ruptura imediata.
Cinco Solas
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Sola Fide (somente a fé)
➔ Sola Scriptura (somente a Escritura)
➔ Solus Christus (somente Cristo)
➔ Sola Gratia (somente a graça)
➔ Soli Deo Gloria (glória somente a Deus)
Reforma Protestante
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Movimento que provocou divisão dentro do Cristianismo.
➔ Origem das igrejas protestantes.
Imprensa de Gutenberg
Esperar que os alunos apresentem:
➔ A invenção da imprensa permitiu a rápida disseminação das ideias de Lutero.
Estimular a construção do mapa com setas,
palavras-chave e pequenas ilustrações.
Realizar um debate rápido, retomando oralmente os principais conceitos apresentados.
Registrar no quadro os conceitos mais importantes para fixação.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Elaborar um pequeno texto respondendo:
Quem foi Martinho Lutero e o que ele criticava?
Resposta esperada (em termos de conteúdo):
Lutero foi um monge agostiniano e professor de Teologia.
Lutero criticava práticas da Igreja Católica, principalmente:
A venda de indulgências (perdão dos pecados em troca de dinheiro).
A necessidade de intermediários para a salvação.
Defendia que a salvação ocorre pela fé, não por pagamento ou boas ações.
O que eram as 95 teses?
Resposta esperada:
Documento escrito por Lutero em 1517.
Apontava críticas às práticas da Igreja Católica, sobretudo às indulgências.
Pretendia promover um debate para reformar a Igreja, e não criar uma nova religião.
Baseava-se na ideia de que somente a fé salva.
Qual o papel da imprensa na disseminação das ideias de Lutero?
Resposta esperada:
A imprensa, inventada por Johann Gutenberg, permitiu:
Copiar e espalhar rapidamente o conteúdo das 95 teses.
Alcançar um número muito maior de pessoas na Europa.
Impulsionar a Reforma Protestante, pois as ideias de Lutero se popularizaram.
Construir também um mini-mapa conceitual sobre o tema, usando no mínimo três conexões.
O que o aluno precisa construir:
Um mapa pequeno, conectando no mínimo três dos seguintes conceitos:
Martinho Lutero → criticava Indulgências
95 Teses → propunham debate de reforma na Igreja
Imprensa → ajudou a espalhar as ideias
Fé → base da salvação, segundo Lutero
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento:
Solicitar a resposta somente das duas primeiras perguntas:
Quem foi Martinho Lutero?
Resposta mínima esperada:
Identificar que Lutero foi um monge e que ele criticou a Igreja.
Mesmo que o aluno escreva de forma simples ou resumida, o importante é que apareça:
"Monge", "professor" ou "criticou a Igreja".
O que ele queria mudar na Igreja?
Resposta mínima esperada:
Compreender que ele não aceitava a venda de indulgências.
Esperar que o aluno mencione ou reconheça:
Que Lutero queria mudar a prática de venda de perdão.
Que Lutero queria reformar, corrigir erros ou mudar a Igreja.
Oferecer apoio com questões de múltipla escolha com imagens ou palavras-chave destacadas.
Permitir o uso do texto aberto durante a atividade.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Apresentar cartões
ilustrativos com:
Figura de Lutero
Figura da Igreja
Figura das 95 teses
Solicitar que:
Apontar a imagem de quem criticou a Igreja.
Apontar a imagem que representa a crítica (95 teses).
Apontar a imagem que representa a Igreja Católica.
Registrar a avaliação em forma de observação de respostas por gestos ou indicações.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Expor os mesmos cartões
ilustrativos usados para o aluno com Síndrome de Down.
Estimular que:
O aluno toque ou olhe fixamente para as imagens corretas quando solicitado:
"Onde está Martinho Lutero?"
"Onde está o documento das críticas?"
"Onde está a Igreja?"
Interpretar a comunicação através de mediação (cuidador ou professor de apoio).
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Utilizar o apoio visual
(cartões ilustrados) junto com palavras traduzidas ou gestos.
Perguntar de forma simplificada:
"Quem criticou a Igreja?" (mostrar imagem de Lutero).
"O que Lutero escreveu?" (mostrar 95 teses).
"Quem vendia o perdão?" (mostrar imagem da Igreja).
Usar tradutor ou intérprete, se disponível, ou estabelecer comunicação com palavras básicas em aquém e gestos.
Registrar as respostas a partir da comunicação visual.
MATERIAL:
MARTINHO LUTERO
1. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice em Martinho Lutero, monge agostiniano e professor de Teologia. Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados. Além disso, o papa Leão X havia oferecido indulgências para aqueles que contribuíssem com dinheiro para a construção da Basília de São Pedro. Lutero tinha também discordâncias de conteúdo teológico a respeito da salvação e de outras práticas e ações da Igreja. Com isso, o monge elaborou um documento conhecido como 95 teses. A partir de então, as ideias de Lutero espalharam-se pela Europa com rapidez. Nesse momento, a intenção de Lutero não era romper com a Igreja Católica, ele queria apenas que se realizasse uma reforma em determinadas questões. O rompimento de Lutero com a Igreja Católica só aconteceu quando foi excomungado pelo papa, em 1521.
2. 95 teses - As 95 teses, documento no qual Lutero manifestava sua oposição teológica às práticas da Igreja de Roma, foram enviadas para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brandemburgo, em 31 de outubro de 1517. A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”. Aqui, Lutero passou a defender a ideia de que não eram as boas ações que salvariam uma pessoa, mas sim a fé. A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:
2.1 Sola fide (somente a fé)
2.2 Sola scriptura (somente a Escritura)
2.3 Solus Christus (somente Cristo)
2.4 Sola gratia (somente a graça)
2.5 Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
3. As 95 teses espalharam-se com rapidez pela Europa por conta da imprensa (criada em 1430 por Johann Gutenberg), a qual permitia a cópia e a impressão de livros em uma velocidade inédita para a época. Com isso, as ideias de Lutero propagaram-se e conquistaram seguidores em toda a Europa. Um registro importante é a famosa imagem de Martinho Lutero pregando as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Muitos consideram esse o ponto de partida da Reforma Protestante, mas os historiadores nunca conseguiram comprovar se esse episódio de fato aconteceu. Portanto, os historiadores consideram esse fato somente uma lenda.
TÓPICOS
1. Contexto de Insatisfação
Muitos estavam insatisfeitos com as práticas da Igreja Católica.
A principal crítica era contra as indulgências (venda do perdão dos pecados em troca de dinheiro).
Papa Leão X usava o dinheiro arrecadado para a construção da Basílica de São Pedro.
2.
Martinho Lutero
Era monge agostiniano e professor de Teologia.
Discordava de práticas da Igreja e de doutrinas sobre a salvação.
Queria reformas na Igreja, não a sua destruição.
Foi excomungado pelo papa em 1521.
3. As
95 Teses
Documento escrito por Lutero em 31 de outubro de 1517.
Enviado ao arcebispo de Mainz.
Objetivo: criticar práticas erradas da Igreja e propor um debate.
Lutero defendia que:
A Bíblia é a única autoridade.
A salvação vem pela fé, não por boas ações ou compra de indulgências.
4.
Cinco Solas (Princípios defendidos por Lutero)
Sola fide: somente a fé salva.
Sola scriptura: somente a Escritura (Bíblia) como guia.
Solus Christus: somente Cristo é o mediador.
Sola gratia: somente pela graça somos salvos.
Soli Deo gloria: glória somente a Deus.
5.
Papel da Imprensa
Johann Gutenberg inventou a imprensa em 1430.
A imprensa facilitou a cópia e a distribuição das 95 teses.
As ideias de Lutero espalharam-se rapidamente pela Europa.
6.
Reforma Protestante
A propagação das ideias de Lutero deu início à Reforma Protestante.
Surgimento de novas igrejas separadas da Igreja Católica.
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
Guerras e conflitos religiosos
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico das críticas de Martinho Lutero à Igreja Católica.
Identificar os principais pontos das 95 teses de Lutero.
Reconhecer o papel da imprensa na difusão das ideias reformistas.
Relacionar o movimento de Lutero ao surgimento da Reforma Protestante.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto base para leitura coletiva.
Organizar a turma em duplas ou trios para favorecer a interação.
Orientar a leitura em voz alta, alternada entre os alunos.
Propor a criação de um Mapa Conceitual a partir da leitura, conectando os seguintes pontos:
Martinho Lutero
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Monge agostiniano e professor de Teologia.
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Prática da Igreja em trocar perdão de pecados por dinheiro.
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Documento com críticas às práticas da Igreja.
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Sola Fide (somente a fé)
Esperar que os alunos apresentem:
➔ Movimento que provocou divisão dentro do Cristianismo.
Esperar que os alunos apresentem:
➔ A invenção da imprensa permitiu a rápida disseminação das ideias de Lutero.
Realizar um debate rápido, retomando oralmente os principais conceitos apresentados.
Registrar no quadro os conceitos mais importantes para fixação.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
Elaborar um pequeno texto respondendo:
Quem foi Martinho Lutero e o que ele criticava?
Resposta esperada (em termos de conteúdo):
Lutero foi um monge agostiniano e professor de Teologia.
Lutero criticava práticas da Igreja Católica, principalmente:
A venda de indulgências (perdão dos pecados em troca de dinheiro).
A necessidade de intermediários para a salvação.
Defendia que a salvação ocorre pela fé, não por pagamento ou boas ações.
O que eram as 95 teses?
Resposta esperada:
Documento escrito por Lutero em 1517.
Apontava críticas às práticas da Igreja Católica, sobretudo às indulgências.
Pretendia promover um debate para reformar a Igreja, e não criar uma nova religião.
Baseava-se na ideia de que somente a fé salva.
Qual o papel da imprensa na disseminação das ideias de Lutero?
Resposta esperada:
A imprensa, inventada por Johann Gutenberg, permitiu:
Copiar e espalhar rapidamente o conteúdo das 95 teses.
Alcançar um número muito maior de pessoas na Europa.
Impulsionar a Reforma Protestante, pois as ideias de Lutero se popularizaram.
Construir também um mini-mapa conceitual sobre o tema, usando no mínimo três conexões.
O que o aluno precisa construir:
Um mapa pequeno, conectando no mínimo três dos seguintes conceitos:
Martinho Lutero → criticava Indulgências
95 Teses → propunham debate de reforma na Igreja
Imprensa → ajudou a espalhar as ideias
Fé → base da salvação, segundo Lutero
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Solicitar a resposta somente das duas primeiras perguntas:
Quem foi Martinho Lutero?
Resposta mínima esperada:
Identificar que Lutero foi um monge e que ele criticou a Igreja.
Mesmo que o aluno escreva de forma simples ou resumida, o importante é que apareça:
"Monge", "professor" ou "criticou a Igreja".
O que ele queria mudar na Igreja?
Resposta mínima esperada:
Compreender que ele não aceitava a venda de indulgências.
Esperar que o aluno mencione ou reconheça:
Que Lutero queria mudar a prática de venda de perdão.
Que Lutero queria reformar, corrigir erros ou mudar a Igreja.
Oferecer apoio com questões de múltipla escolha com imagens ou palavras-chave destacadas.
Permitir o uso do texto aberto durante a atividade.
Figura de Lutero
Figura da Igreja
Figura das 95 teses
Solicitar que:
Apontar a imagem de quem criticou a Igreja.
Apontar a imagem que representa a crítica (95 teses).
Apontar a imagem que representa a Igreja Católica.
Registrar a avaliação em forma de observação de respostas por gestos ou indicações.
Estimular que:
O aluno toque ou olhe fixamente para as imagens corretas quando solicitado:
"Onde está Martinho Lutero?"
"Onde está o documento das críticas?"
"Onde está a Igreja?"
Interpretar a comunicação através de mediação (cuidador ou professor de apoio).
Perguntar de forma simplificada:
"Quem criticou a Igreja?" (mostrar imagem de Lutero).
"O que Lutero escreveu?" (mostrar 95 teses).
"Quem vendia o perdão?" (mostrar imagem da Igreja).
Usar tradutor ou intérprete, se disponível, ou estabelecer comunicação com palavras básicas em aquém e gestos.
Registrar as respostas a partir da comunicação visual.
MARTINHO LUTERO
1. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice em Martinho Lutero, monge agostiniano e professor de Teologia. Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados. Além disso, o papa Leão X havia oferecido indulgências para aqueles que contribuíssem com dinheiro para a construção da Basília de São Pedro. Lutero tinha também discordâncias de conteúdo teológico a respeito da salvação e de outras práticas e ações da Igreja. Com isso, o monge elaborou um documento conhecido como 95 teses. A partir de então, as ideias de Lutero espalharam-se pela Europa com rapidez. Nesse momento, a intenção de Lutero não era romper com a Igreja Católica, ele queria apenas que se realizasse uma reforma em determinadas questões. O rompimento de Lutero com a Igreja Católica só aconteceu quando foi excomungado pelo papa, em 1521.
2. 95 teses - As 95 teses, documento no qual Lutero manifestava sua oposição teológica às práticas da Igreja de Roma, foram enviadas para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brandemburgo, em 31 de outubro de 1517. A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”. Aqui, Lutero passou a defender a ideia de que não eram as boas ações que salvariam uma pessoa, mas sim a fé. A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:
2.1 Sola fide (somente a fé)
2.2 Sola scriptura (somente a Escritura)
2.3 Solus Christus (somente Cristo)
2.4 Sola gratia (somente a graça)
2.5 Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
3. As 95 teses espalharam-se com rapidez pela Europa por conta da imprensa (criada em 1430 por Johann Gutenberg), a qual permitia a cópia e a impressão de livros em uma velocidade inédita para a época. Com isso, as ideias de Lutero propagaram-se e conquistaram seguidores em toda a Europa. Um registro importante é a famosa imagem de Martinho Lutero pregando as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Muitos consideram esse o ponto de partida da Reforma Protestante, mas os historiadores nunca conseguiram comprovar se esse episódio de fato aconteceu. Portanto, os historiadores consideram esse fato somente uma lenda.
1. Contexto de Insatisfação
Muitos estavam insatisfeitos com as práticas da Igreja Católica.
A principal crítica era contra as indulgências (venda do perdão dos pecados em troca de dinheiro).
Papa Leão X usava o dinheiro arrecadado para a construção da Basílica de São Pedro.
Era monge agostiniano e professor de Teologia.
Discordava de práticas da Igreja e de doutrinas sobre a salvação.
Queria reformas na Igreja, não a sua destruição.
Foi excomungado pelo papa em 1521.
Documento escrito por Lutero em 31 de outubro de 1517.
Enviado ao arcebispo de Mainz.
Objetivo: criticar práticas erradas da Igreja e propor um debate.
Lutero defendia que:
A Bíblia é a única autoridade.
A salvação vem pela fé, não por boas ações ou compra de indulgências.
Sola fide: somente a fé salva.
Sola scriptura: somente a Escritura (Bíblia) como guia.
Solus Christus: somente Cristo é o mediador.
Sola gratia: somente pela graça somos salvos.
Soli Deo gloria: glória somente a Deus.
Johann Gutenberg inventou a imprensa em 1430.
A imprensa facilitou a cópia e a distribuição das 95 teses.
As ideias de Lutero espalharam-se rapidamente pela Europa.
A propagação das ideias de Lutero deu início à Reforma Protestante.
Surgimento de novas igrejas separadas da Igreja Católica.
SLIDES CLIQUE AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário