Aula 53 Origem do Protestantismo

TEMA: Origem do Protestantismo
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 16 de maio de 2025.
7ºB, terça-feira, 13 de maio de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
 
CONTEÚDO
Guerras e conflitos religiosos
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o surgimento dos primeiros movimentos reformadores antes de Lutero.
Identificar as principais críticas feitas à Igreja Católica por Jan Hus, John Wycliff e outros reformadores.
Reconhecer o impacto das ideias de Martinho Lutero no surgimento do protestantismo.
Relacionar as denominações protestantes atuais às origens da Reforma.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Formar grupos de 4 a 5 alunos.
Distribuir o texto-base impresso.
Propor a leitura compartilhada em voz alta, revezando entre os membros do grupo.
Orientar cada grupo a:
Destacar no texto nomes importantes (Pedro Valdo, Jan Hus, John Wycliff, Martinho Lutero, João Calvino).
Anotar no caderno duas críticas feitas à Igreja na época.
Esperar que os alunos anotem:
Riqueza da Igreja
Crítica à acumulação de riquezas pela Igreja Católica.
A Igreja era vista como excessivamente rica enquanto muitos fiéis viviam na pobreza.
Acumulação de Poder Temporal
Contestação ao poder político e material que a Igreja exercia além da esfera religiosa.
Questionamento sobre o envolvimento da Igreja em assuntos do Estado e da política.
Corrupção do Clero
Denúncia da corrupção interna dos líderes religiosos.
Reclamações sobre comportamentos inadequados de padres, bispos e papas.
Venda de Indulgências (ligada ao texto da aula anterior, mas que pode ser relembrada)
Venda de perdões de pecados em troca de dinheiro como prática criticada por reformadores, principalmente por Lutero.
Aplicar um jogo de associação:
Entregar cartões com nomes de reformadores e outros com ideias ou ações.
Pedir que os grupos associem corretamente (ex.: "Jan Hus" à "criticava a riqueza da Igreja").
Pedro Valdo à Criticar a riqueza da Igreja à pregava a simplicidade e criticava a ostentação da Igreja.
Jan Hus à Questionar o poder temporal da Igreja à denunciava a autoridade da Igreja sobre assuntos civis e políticos.
John Wycliff à Denunciar a corrupção do clero à criticava a corrupção dos líderes e defendia a tradução da Bíblia.
Martinho Lutero à Romper com a Igreja Católica à rompeu definitivamente com a Igreja ao ser excomungado.
João Calvino à Consolidar o protestantismo / Surgir novas igrejas à foi responsável por organizar teologicamente o protestantismo e criar novas igrejas reformadas.
Expor no quadro ou painel os principais reformadores e suas contribuições.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder às seguintes perguntas por escrito:
Quem foram Jan Hus e John Wycliff?
Resposta esperada:
Jan Hus e John Wycliff foram primeiros reformadores cristãos.
Eles criticaram a Igreja Católica no período da pré-reforma.
Lutaram contra a riqueza, corrupção e o poder político da Igreja.
Quais críticas esses primeiros reformadores faziam à Igreja?
Resposta esperada:
Criticavam a riqueza acumulada pela Igreja.
Denunciavam a corrupção dos padres e bispos.
Questionavam o poder político da Igreja sobre os governos.
O que surgiu a partir da atuação de Martinho Lutero?
Resposta esperada:
Surgimento do protestantismo.
Rompimento com a Igreja Católica.
Cite duas denominações religiosas atuais que nasceram do protestantismo.
Resposta esperada (qualquer duas entre estas):
Batista
Presbiteriano
Metodista
Luterano
Calvinista
Anglicano
Elaborar um esquema de linha do tempo simplificada:
Incluir: Valdenses, Jan Hus, John Wycliff, Martinho Lutero, João Calvino.
O que o aluno deve fazer:
Organizar os personagens em ordem cronológica aproximada:
Valdenses (século XII – Pedro Valdo)
John Wycliff (século XIV)
Jan Hus (século XV)
Martinho Lutero (século XVI – 1517)
João Calvino (século XVI – após Lutero)
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Instrumento:
Simplificar as perguntas:
Quem criticava a Igreja? (escolher entre opções dadas).
O que Lutero ajudou a criar? (protestantismo).
Entregar atividade de múltipla escolha com imagens ou palavras-chave.
Permitir uso do texto aberto.
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Apresentar cartões ilustrativos com:
Imagem de reformadores (ex.: Lutero, Jan Hus).
Imagem da Igreja.
Imagem de um grupo de pessoas (representando novas igrejas protestantes).
Solicitar:
Apontar quem criticou a Igreja.
Apontar a imagem das novas igrejas.
Registrar observação de respostas por gestos ou toques.
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Expor os cartões ilustrativos.
Pedir que o aluno:
Toque ou olhe fixamente para:
Quem criticava a Igreja.
O que representa a nova religião (protestantismo).
Registrar respostas com base em observação mediada.
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Utilizar os cartões ilustrativos junto com palavras traduzidas ou gestos.
Perguntar de forma simples:
"Quem criticou a Igreja?" (mostrar cartão com Lutero ou Jan Hus).
"Qual é a nova religião?" (mostrar cartão representando o protestantismo).
Registrar a resposta por meio de gestos, olhares ou palavras básicas em aquém.
 
MATERIAL:
Primeiros Reformadores
1. Antes de Lutero, já havia casos de cristãos que contestaram princípios e práticas da Igreja Católica. No século XII, a partir das pregações de Pedro Valdo, surgiram na França os valdenses, que se espalharam pelo norte da Itália, sobrevivendo às perseguições da Igreja Católica.
2. No caso específico da pré-reforma, os historiadores destacam Jan Hus e John Wycliff, que questionavam a riqueza da Igreja, a acumulação de poder temporal e a corrupção existente no clero. Da atuação de Martinho Lutero, surgiu o protestantismo, vertente do cristianismo que rompeu com a Igreja Católica. Como citado, o rompimento de Lutero com a Igreja Católica aconteceu a partir do momento em que foi excomungado e passou a ser perseguido por ela.
3. As ideias de Lutero espelharam-se pela Europa, resultando na conversão de milhares de pessoas e no surgimento de outros reformadores, como João Calvino. Com isso, o protestantismo foi consolidando-se como vertente religiosa, e dele nasceram diversas igrejas e denominações protestantes.
4. Atualmente, existem várias denominações cristãs oriundas do protestantismo, como os batistas, os presbiterianos, os metodistas, os luteranos, os calvinistas, os anglicanos etc. No Brasil, mais de 20% da população identifica-se como “evangélica”, denominação que agrupa igrejas teologicamente nascidas do protestantismo.
 
TÓPICOS
1. Surgimento dos Reformadores
Antes de Lutero, já existiam críticas à Igreja Católica.
Exemplo: Pedro Valdo e os valdenses (século XII).
 
2. Pré-Reforma: Jan Hus e John Wycliff
Jan Hus e John Wycliff criticaram:
A riqueza da Igreja.
A acumulação de poder político.
A corrupção do clero.
Foram importantes na preparação para a Reforma.
 
3. Ato de Lutero
Martinho Lutero rompeu com a Igreja Católica.
Lutero foi excomungado e passou a ser perseguido.
Suas ideias deram origem ao protestantismo.
 
4. Expansão do Protestantismo
As ideias de Lutero se espalharam pela Europa.
Surgiram novos reformadores, como João Calvino.
 
5. Formação de Novas Igrejas
O protestantismo originou várias denominações cristãs:
Batistas
Presbiterianos
Metodistas
Luteranos
Calvinistas
Anglicanos
 
6. Protestantismo no Brasil
Mais de 20% da população brasileira se identifica hoje como evangélica.
"Evangélicos" são grupos que derivam do protestantismo.

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