TEMA: Contrarreforma
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
27 de maio de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
26 de maio de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
CONTEÚDO
Contrarreforma religiosa
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o que foi a Contrarreforma e suas principais ações.
Identificar a atuação da Igreja Católica para conter a Reforma Protestante.
Refletir sobre o impacto da Companhia de Jesus e da Inquisição na expansão do catolicismo e na repressão religiosa.
Relacionar o contexto histórico da Contrarreforma com processos de catequese e perseguição religiosa.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto-base sobre a Contrarreforma.
Realizar a leitura coletiva e dialogada, explicando vocabulários e conceitos-chave.
Organizar os alunos em grupos e aplicar a metodologia ativa “Diagrama de Fluxo”:
Cada grupo deve elaborar um esquema visual representando:
1. Causas da Contrarreforma
A Contrarreforma foi uma resposta da Igreja Católica
à Reforma Protestante.
Havia o temor da perda de fiéis, poder político e riquezas.
2. Principais ações
2.1 Companhia de Jesus
Criada para expandir o catolicismo no mundo.
Catequese dos povos indígenas na América, Ásia e África.
Atuação com rigor e disciplina.
2.2 Inquisição (Tribunal do Santo Ofício)
Criada para combater heresias e impedir o avanço de outras religiões.
Perseguição de protestantes, judeus, islâmicos e supostos hereges.
Punições severas, como prisão e pena de morte.
2.3 Índex de Livros Proibidos
Lista de livros considerados perigosos para a fé católica.
Censura de obras e controle da circulação de ideias.
3. Consequências para o mundo e os povos colonizados
A Igreja conseguiu fortalecer e expandir sua influência, especialmente nas colônias.
Muitos povos originários sofreram processos de catequização e perda cultural.
A repressão religiosa causou perseguições, intolerância e até violência.
A Igreja manteve por séculos o controle ideológico sobre vastos territórios.
Solicitar que cada grupo apresente oralmente seu diagrama, valorizando a explicação das conexões entre os elementos.
Refletir coletivamente sobre como a Igreja atuou para manter seu poder, promovendo catequese e repressão.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar que os alunos escrevam uma resposta dissertativa à pergunta:
Por que a Contrarreforma foi uma resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante?
O aluno pode mencionar:
Criação da Companhia de Jesus, para a expansão do catolicismo e a catequese dos povos não cristãos.
Fortalecimento da Inquisição para combater heresias, perseguindo protestantes e outros considerados infiéis.
Criação do Índex de Livros Proibidos para censurar ideias contrárias à doutrina católica.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Disponibilizar frases
incompletas para que o aluno complete com apoio de um banco de palavras
ilustrado.
Exemplo:
A __________ de Jesus foi criada para expandir o ___________.
A Inquisição perseguiu __________ e __________.
Orientar o aluno a participar da construção do diagrama com imagens e setas.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Fornecer cartões
ilustrados representando:
Companhia de Jesus;
Padres jesuítas;
Índex de livros proibidos;
Tribunal da Inquisição;
Atos de catequese e repressão.
Orientar o aluno a selecionar e colar em uma folha as imagens relacionadas ao tema, com apoio do professor ou colega.
Estimular que o aluno apresente oralmente ou com gestos o que entendeu.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Oferecer objetos táteis
ou imagens em relevo representando:
Cruz (religião);
Fogueira (Inquisição);
Livro fechado (índex);
Mapa-múndi (expansão da catequese).
Permitir que o aluno manipule os objetos enquanto o professor narra as ações da Contrarreforma.
Observar e registrar sinais de atenção, participação ou envolvimento.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Utilizar recursos visuais
e simbólicos, como desenhos representando:
Igrejas;
Padres missionários;
Povos catequizados;
Julgamentos e punições.
Solicitar apoio de mediador ou tradutor bilíngue para explicar as orientações no idioma Akwẽ.
Convidar o aluno a representar sua compreensão por meio de:
Desenho livre;
Indicação visual ou corporal;
Participação oral no idioma nativo.
Valorizar a expressão cultural e linguística do aluno como forma legítima de participação.
MATERIAL:
CONTRARREFORMA
1. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza. Para conhecer melhor o que foi a Contrarreforma leia o texto a seguir:
2. A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
3. Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.
4. A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.
5. Em 1534, frei Inácio de Loyola, fundou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi concebida para enfrentar o espírito da Reforma. Como parte dessa reação, em 1543 a Santa Sé instituiu o índex – índice de livros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados perniciosos à fé. Verdadeira milícia (soldados de batina) a serviço do papa, a Companhia de Jesus utilizava todos os meios de ação a seu alcance, sobretudo o ensino aos jovens nobres. Na América os padres jesuítas levaram a doutrina católica a todas as partes do mundo - Índia, China, Japão, América -, onde se dedicavam à educação e à catequese (conversão dos nativos).
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
CONTEÚDO
Contrarreforma religiosa
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o que foi a Contrarreforma e suas principais ações.
Identificar a atuação da Igreja Católica para conter a Reforma Protestante.
Refletir sobre o impacto da Companhia de Jesus e da Inquisição na expansão do catolicismo e na repressão religiosa.
Relacionar o contexto histórico da Contrarreforma com processos de catequese e perseguição religiosa.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto-base sobre a Contrarreforma.
Realizar a leitura coletiva e dialogada, explicando vocabulários e conceitos-chave.
Organizar os alunos em grupos e aplicar a metodologia ativa “Diagrama de Fluxo”:
Cada grupo deve elaborar um esquema visual representando:
1. Causas da Contrarreforma
Havia o temor da perda de fiéis, poder político e riquezas.
2. Principais ações
2.1 Companhia de Jesus
Criada para expandir o catolicismo no mundo.
Catequese dos povos indígenas na América, Ásia e África.
Atuação com rigor e disciplina.
2.2 Inquisição (Tribunal do Santo Ofício)
Criada para combater heresias e impedir o avanço de outras religiões.
Perseguição de protestantes, judeus, islâmicos e supostos hereges.
Punições severas, como prisão e pena de morte.
2.3 Índex de Livros Proibidos
Lista de livros considerados perigosos para a fé católica.
Censura de obras e controle da circulação de ideias.
3. Consequências para o mundo e os povos colonizados
A Igreja conseguiu fortalecer e expandir sua influência, especialmente nas colônias.
Muitos povos originários sofreram processos de catequização e perda cultural.
A repressão religiosa causou perseguições, intolerância e até violência.
A Igreja manteve por séculos o controle ideológico sobre vastos territórios.
Solicitar que cada grupo apresente oralmente seu diagrama, valorizando a explicação das conexões entre os elementos.
Refletir coletivamente sobre como a Igreja atuou para manter seu poder, promovendo catequese e repressão.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar que os alunos escrevam uma resposta dissertativa à pergunta:
Por que a Contrarreforma foi uma resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante?
O aluno pode mencionar:
Criação da Companhia de Jesus, para a expansão do catolicismo e a catequese dos povos não cristãos.
Fortalecimento da Inquisição para combater heresias, perseguindo protestantes e outros considerados infiéis.
Criação do Índex de Livros Proibidos para censurar ideias contrárias à doutrina católica.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Exemplo:
A __________ de Jesus foi criada para expandir o ___________.
A Inquisição perseguiu __________ e __________.
Orientar o aluno a participar da construção do diagrama com imagens e setas.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Companhia de Jesus;
Padres jesuítas;
Índex de livros proibidos;
Tribunal da Inquisição;
Atos de catequese e repressão.
Orientar o aluno a selecionar e colar em uma folha as imagens relacionadas ao tema, com apoio do professor ou colega.
Estimular que o aluno apresente oralmente ou com gestos o que entendeu.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Cruz (religião);
Fogueira (Inquisição);
Livro fechado (índex);
Mapa-múndi (expansão da catequese).
Permitir que o aluno manipule os objetos enquanto o professor narra as ações da Contrarreforma.
Observar e registrar sinais de atenção, participação ou envolvimento.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Igrejas;
Padres missionários;
Povos catequizados;
Julgamentos e punições.
Solicitar apoio de mediador ou tradutor bilíngue para explicar as orientações no idioma Akwẽ.
Convidar o aluno a representar sua compreensão por meio de:
Desenho livre;
Indicação visual ou corporal;
Participação oral no idioma nativo.
Valorizar a expressão cultural e linguística do aluno como forma legítima de participação.
MATERIAL:
CONTRARREFORMA
1. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza. Para conhecer melhor o que foi a Contrarreforma leia o texto a seguir:
2. A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.
3. Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.
4. A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.
5. Em 1534, frei Inácio de Loyola, fundou a Companhia de Jesus. Reconhecida pelo papa em 1540, a nova ordem religiosa foi concebida para enfrentar o espírito da Reforma. Como parte dessa reação, em 1543 a Santa Sé instituiu o índex – índice de livros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados perniciosos à fé. Verdadeira milícia (soldados de batina) a serviço do papa, a Companhia de Jesus utilizava todos os meios de ação a seu alcance, sobretudo o ensino aos jovens nobres. Na América os padres jesuítas levaram a doutrina católica a todas as partes do mundo - Índia, China, Japão, América -, onde se dedicavam à educação e à catequese (conversão dos nativos).
Contrarreforma
- Organização dos Tópicos
1. O que foi a Contrarreforma?
Foi a resposta da Igreja Católica ao movimento da Reforma Protestante.
Objetivo: impedir a perda de fiéis, de influência política e de riquezas.
Não promoveu mudanças estruturais no catolicismo, mas buscou:
Combater as novas religiões.
Expandir a fé católica.
2.
Quais medidas a Igreja tomou?
2.1 Companhia de Jesus
Criada como um "braço" da Igreja para expandir o catolicismo.
Fundada por Inácio de Loyola em 1534.
Reconhecida pelo Papa em 1540.
Organização com hierarquia rígida.
Missão: catequizar e educar povos da América, Ásia e outras regiões.
Estratégia: rotinas e celebrações religiosas para converter nativos.
2.2 Inquisição (Tribunal do Santo Ofício)
Criada para combater heresias e impedir a expansão de outras religiões.
Atuava contra:
Protestantes.
Judeus.
Islâmicos.
Modo de atuação:
Abertura de processos de investigação com base em denúncias.
Punições variavam:
Voto de silêncio.
Morte na fogueira, nos casos mais graves.
2.3
Índex - Índice de Livros Proibidos
Criado em 1543 pela Santa Sé.
Era uma lista de livros proibidos aos fiéis.
Motivo: proteger os católicos de conteúdos considerados perigosos para a fé.
Usado para controlar o que as pessoas liam e pensavam.
3.
Como a Igreja atuou no mundo?
A Companhia de Jesus se espalhou pelo mundo:
Índia.
China.
Japão.
América.
Além da catequese, atuaram na educação de jovens, principalmente de famílias nobres.
Considerados uma milícia a serviço do Papa: "soldados de batina".
1. O que foi a Contrarreforma?
Foi a resposta da Igreja Católica ao movimento da Reforma Protestante.
Objetivo: impedir a perda de fiéis, de influência política e de riquezas.
Não promoveu mudanças estruturais no catolicismo, mas buscou:
Combater as novas religiões.
Expandir a fé católica.
2.1 Companhia de Jesus
Criada como um "braço" da Igreja para expandir o catolicismo.
Fundada por Inácio de Loyola em 1534.
Reconhecida pelo Papa em 1540.
Organização com hierarquia rígida.
Missão: catequizar e educar povos da América, Ásia e outras regiões.
Estratégia: rotinas e celebrações religiosas para converter nativos.
2.2 Inquisição (Tribunal do Santo Ofício)
Criada para combater heresias e impedir a expansão de outras religiões.
Atuava contra:
Protestantes.
Judeus.
Islâmicos.
Modo de atuação:
Abertura de processos de investigação com base em denúncias.
Punições variavam:
Voto de silêncio.
Morte na fogueira, nos casos mais graves.
Criado em 1543 pela Santa Sé.
Era uma lista de livros proibidos aos fiéis.
Motivo: proteger os católicos de conteúdos considerados perigosos para a fé.
Usado para controlar o que as pessoas liam e pensavam.
A Companhia de Jesus se espalhou pelo mundo:
Índia.
China.
Japão.
América.
Além da catequese, atuaram na educação de jovens, principalmente de famílias nobres.
Considerados uma milícia a serviço do Papa: "soldados de batina".
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