TEMA: Concílio de
Trento e a intolerância religiosa
Nossa aula foi:
7ºA,sexta-feira,
30 de maio de 2025 . Retomada terça-feira,
3 de junho de 2025 .
7ºB,terça-feira,
27 de maio de 2025 . Retomada segunda-feira,
2 de junho de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
CONTEÚDO
Contrarreforma religiosa
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o que foi o Concílio de Trento e suas principais decisões.
Identificar o papel da Igreja Católica na contenção do protestantismo.
Refletir sobre o conceito e as consequências da intolerância religiosa ao longo da história.
Estabelecer relações entre os acontecimentos históricos e a atualidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto-base impresso sobre o Concílio de Trento.
Realizar a leitura coletiva, pausadamente, explicando termos difíceis e promovendo a interpretação oral.
Formar grupos para debater a seguinte pergunta orientadora:
Como o Concílio de Trento atuou para conter o protestantismo?
Possíveis respostas:
O Concílio de Trento atuou reforçando as doutrinas católicas, como a infalibilidade do papa, o valor dos sacramentos e a manutenção das tradições da Igreja.
Proibiu a venda de indulgências, prática criticada pelos protestantes e que havia causado muitos conflitos.
Criou o Index Librorum Proibitorum, uma lista de livros proibidos, para impedir a circulação de ideias protestantes.
Fortaleceu o Tribunal do Santo Ofício, responsável pela Inquisição, que julgava e punia quem divulgasse ou mantivesse livros e ideias consideradas heréticas.
Organizou e padronizou rituais e práticas católicas, para evitar confusões e consolidar a autoridade da Igreja frente ao avanço protestante.
Aplicar a metodologia ativa “Mapa Conceitual”:
Cada grupo deve construir um mapa relacionando os seguintes tópicos:
1. Concílio de Trento
Assembleia realizada pela Igreja Católica entre 1545 e 1563.
Resposta à Reforma Protestante.
Realizada em três etapas, promovendo discussões sobre doutrina e ações da Igreja.
2. Decisões tomadas
Reafirmação de doutrinas católicas:
Pecado original;
Sacramentos;
Infalibilidade do papa;
Rituais da missa.
Proibição da venda de indulgências.
Criação de normas para reforçar a autoridade da Igreja.
3. Proibição de livros
Criação do Index Librorum Proibitorum (Índice de Livros Proibidos).
Controle da circulação de ideias consideradas heréticas.
Prevenção da expansão protestante por meio da imprensa.
4. Tribunal do Santo Ofício
Também conhecido como Inquisição.
Responsável por julgar e punir quem divulgasse ou possuísse livros proibidos.
Mecanismo de repressão e combate ao protestantismo e outras heresias.
5. Intolerância religiosa
Postura de não aceitação das ideias protestantes e de outras crenças.
Perseguições religiosas promovidas pela Igreja Católica.
Reflexão: intolerância como prática histórica — antes os católicos perseguidos, depois os perseguidores.
Relação com atitudes preconceituosas e violentas motivadas por diferenças religiosas.
Expor os mapas conceituais no quadro e debater com toda a turma.
Refletir, com base no texto, sobre exemplos atuais de intolerância religiosa, promovendo um momento de diálogo e escuta.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar a elaboração, em dupla, de um parágrafo respondendo à pergunta:
Por que o Concílio de Trento é considerado uma resposta da Igreja Católica ao protestantismo?
O aluno deve reconhecer que o Concílio de Trento foi uma reação direta à Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero e outros reformadores que criticaram práticas e doutrinas da Igreja Católica.
O aluno deve mencionar que o Concílio:
Reafirmou as principais doutrinas católicas, como os sacramentos e a infalibilidade do papa;
Proibiu a venda de indulgências, respondendo a uma das maiores críticas dos protestantes;
Criou o Index Librorum Proibitorum para restringir a circulação de ideias protestantes;
Reforçou o papel do Tribunal do Santo Ofício para combater heresias.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Oferecer frases
incompletas sobre o conteúdo para que o aluno complete com apoio de um banco de
palavras ilustrado.
Exemplo:
O Concílio de _________ foi realizado para combater o ____________.
Estimular o aluno a
participar da construção do mapa conceitual com o grupo, relacionando imagens
com conceitos trabalhados.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Oferecer cartões com
imagens representativas:
Igreja, livros proibidos, mapa da Europa, Tribunal do Santo Ofício, símbolo de intolerância.
Orientar o aluno a selecionar as imagens que melhor representam o tema da aula e colar em uma folha, formando um painel visual.
Estimular o aluno a apontar e, com ajuda, explicar oralmente ou com gestos o que entendeu da aula.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Disponibilizar objetos ou
imagens táteis com texturas diferenciadas representando elementos-chave:
Livro (papel liso), Igreja (relevo), corrente (representando proibição).
Permitir que o aluno manipule os objetos, com auxílio, enquanto o professor narra a história.
Observar e registrar as reações do aluno como indicativo de participação e envolvimento com a atividade.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Utilizar recursos visuais
(cartazes ilustrativos) para apresentar os principais elementos do texto.
Solicitar apoio do mediador ou professor bilíngue para traduzir as orientações e permitir que o aluno expresse sua compreensão através de:
desenhos;
apontamentos;
respostas orais no idioma Akwẽ.
MATERIAL:
CONCÍLIO DE TRENTO
1. Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563. Um concílio é uma espécie de assembleia que reúne as maiores autoridades da Igreja para promover a discussão de pontos importantes da fé católica.
2. Ao longo da história, diversos concílios aconteceram, e o Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III, sendo que seus encontros aconteceram em 1545-1547, depois 1551-1552 e, por fim, em 1562-1563. Ao longo dessas sessões que se estenderam por 18 anos, uma série de decisões foram tomadas, sendo que algumas delas reforçavam princípios e práticas do catolicismo e outras tentavam estabelecer formas de fortalecer-se o combate à heresia.
3. Primeiramente, o Concílio de Trento debateu e reforçou algumas questões doutrinárias importantes do catolicismo. Assim, foram tratadas de questões como o pecado original, os sacramentos e questões relativas ao ritual da missa, por exemplo. Nessa questão doutrinária também foram analisados os princípios do protestantismo, e eles foram novamente rechaçados.
4. A infalibilidade do papa foi outra questão debatida, sendo mantida como parte da doutrina católica, e foi determinado que a venda de indulgências, o estopim da reforma protestante, estava proibida. Entretanto, o Concílio de Trento não ficou apenas nos debates litúrgicos e doutrinários do catolicismo, mas estabeleceu outras práticas para combater o avanço do protestantismo na Europa.
5. A proibição da circulação de determinados livros foi a principal delas. Os membros da Igreja identificaram que o protestantismo se beneficiou bastante da circulação de ideias, o que foi possível por meio da imprensa. Esse instrumento era uma novidade e permitiu que a publicação de escritos aumentasse vertiginosamente. Assim, para impedir que os fiéis fossem influenciados por esse tipo de literatura, decidiu-se pela sua proibição.
6. Esse ato ficou conhecido como Index Librorum Proibitorum e continha uma extensa lista de obras. Aqueles que fossem descobertos com livros proibidos seriam julgados pelo Tribunal do Santo Ofício, o responsável pela Inquisição.
7. A história da intolerância religiosa é uma história de séculos. No Império Romano os católicos foram perseguidos. Na Idade Média e moderna, católicos perseguiram judeus, protestantes e pagãos. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas.
TÓPICOS
1. O que foi o Concílio de Trento?
Assembleia da Igreja Católica para discutir questões importantes da fé.
Realizado entre 1545 e 1563 em três ciclos:
1545-1547;
1551-1552;
1562-1563.
Convocado pelo Papa Paulo III.
2. Por
que foi realizado?
Para combater o avanço do protestantismo.
Para reafirmar doutrinas católicas.
Para fortalecer a Igreja e impedir heresias.
3.
Principais decisões tomadas:
Reforço das doutrinas:
Pecado original.
Sacramentos.
Ritual da missa.
Infalibilidade do papa.
Proibição da venda de indulgências:
Prática criticada pelos protestantes.
4.
Controle da circulação de ideias:
Criação do Index Librorum Proibitorum:
Lista de livros proibidos.
Objetivo: impedir a divulgação de ideias protestantes.
Motivação: a imprensa facilitava a divulgação de novas ideias.
5.
Tribunal do Santo Ofício (Inquisição):
Responsável por julgar e punir quem tivesse livros proibidos ou defendesse ideias contrárias à Igreja.
Repressão às heresias e defesa da fé católica.
6.
Intolerância Religiosa:
Conceito: não aceitar crenças diferentes, muitas vezes com atitudes preconceituosas e violentas.
Histórico:
Católicos perseguidos no Império Romano.
Católicos perseguindo judeus, protestantes e pagãos na Idade Média e Moderna.
7.
Reflexão final:
O Concílio de Trento foi uma resposta da Igreja Católica ao protestantismo, buscando consolidar sua autoridade.
A história da intolerância religiosa é marcada por perseguições e repressões.
Importância de valorizar a tolerância religiosa no mundo atual.
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Reformas religiosas: a cristandade fragmentada:
Contrarreforma religiosa
Os objetivos da aula são:
Compreender o que foi o Concílio de Trento e suas principais decisões.
Identificar o papel da Igreja Católica na contenção do protestantismo.
Refletir sobre o conceito e as consequências da intolerância religiosa ao longo da história.
Estabelecer relações entre os acontecimentos históricos e a atualidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Entregar aos alunos o texto-base impresso sobre o Concílio de Trento.
Realizar a leitura coletiva, pausadamente, explicando termos difíceis e promovendo a interpretação oral.
Formar grupos para debater a seguinte pergunta orientadora:
Como o Concílio de Trento atuou para conter o protestantismo?
Possíveis respostas:
O Concílio de Trento atuou reforçando as doutrinas católicas, como a infalibilidade do papa, o valor dos sacramentos e a manutenção das tradições da Igreja.
Proibiu a venda de indulgências, prática criticada pelos protestantes e que havia causado muitos conflitos.
Criou o Index Librorum Proibitorum, uma lista de livros proibidos, para impedir a circulação de ideias protestantes.
Fortaleceu o Tribunal do Santo Ofício, responsável pela Inquisição, que julgava e punia quem divulgasse ou mantivesse livros e ideias consideradas heréticas.
Organizou e padronizou rituais e práticas católicas, para evitar confusões e consolidar a autoridade da Igreja frente ao avanço protestante.
Aplicar a metodologia ativa “Mapa Conceitual”:
Cada grupo deve construir um mapa relacionando os seguintes tópicos:
1. Concílio de Trento
Assembleia realizada pela Igreja Católica entre 1545 e 1563.
Resposta à Reforma Protestante.
Realizada em três etapas, promovendo discussões sobre doutrina e ações da Igreja.
2. Decisões tomadas
Reafirmação de doutrinas católicas:
Pecado original;
Sacramentos;
Infalibilidade do papa;
Rituais da missa.
Proibição da venda de indulgências.
Criação de normas para reforçar a autoridade da Igreja.
3. Proibição de livros
Criação do Index Librorum Proibitorum (Índice de Livros Proibidos).
Controle da circulação de ideias consideradas heréticas.
Prevenção da expansão protestante por meio da imprensa.
4. Tribunal do Santo Ofício
Também conhecido como Inquisição.
Responsável por julgar e punir quem divulgasse ou possuísse livros proibidos.
Mecanismo de repressão e combate ao protestantismo e outras heresias.
5. Intolerância religiosa
Postura de não aceitação das ideias protestantes e de outras crenças.
Perseguições religiosas promovidas pela Igreja Católica.
Reflexão: intolerância como prática histórica — antes os católicos perseguidos, depois os perseguidores.
Relação com atitudes preconceituosas e violentas motivadas por diferenças religiosas.
Expor os mapas conceituais no quadro e debater com toda a turma.
Refletir, com base no texto, sobre exemplos atuais de intolerância religiosa, promovendo um momento de diálogo e escuta.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 7, Segundo Bimestre.
Solicitar a elaboração, em dupla, de um parágrafo respondendo à pergunta:
Por que o Concílio de Trento é considerado uma resposta da Igreja Católica ao protestantismo?
O aluno deve reconhecer que o Concílio de Trento foi uma reação direta à Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero e outros reformadores que criticaram práticas e doutrinas da Igreja Católica.
O aluno deve mencionar que o Concílio:
Reafirmou as principais doutrinas católicas, como os sacramentos e a infalibilidade do papa;
Proibiu a venda de indulgências, respondendo a uma das maiores críticas dos protestantes;
Criou o Index Librorum Proibitorum para restringir a circulação de ideias protestantes;
Reforçou o papel do Tribunal do Santo Ofício para combater heresias.
1. 🧩 Aluno com déficit intelectual (sabe ler)
Exemplo:
O Concílio de _________ foi realizado para combater o ____________.
Igreja, livros proibidos, mapa da Europa, Tribunal do Santo Ofício, símbolo de intolerância.
Orientar o aluno a selecionar as imagens que melhor representam o tema da aula e colar em uma folha, formando um painel visual.
Estimular o aluno a apontar e, com ajuda, explicar oralmente ou com gestos o que entendeu da aula.
Livro (papel liso), Igreja (relevo), corrente (representando proibição).
Permitir que o aluno manipule os objetos, com auxílio, enquanto o professor narra a história.
Observar e registrar as reações do aluno como indicativo de participação e envolvimento com a atividade.
Solicitar apoio do mediador ou professor bilíngue para traduzir as orientações e permitir que o aluno expresse sua compreensão através de:
desenhos;
apontamentos;
respostas orais no idioma Akwẽ.
CONCÍLIO DE TRENTO
1. Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563. Um concílio é uma espécie de assembleia que reúne as maiores autoridades da Igreja para promover a discussão de pontos importantes da fé católica.
2. Ao longo da história, diversos concílios aconteceram, e o Concílio de Trento foi convocado pelo papa Paulo III, sendo que seus encontros aconteceram em 1545-1547, depois 1551-1552 e, por fim, em 1562-1563. Ao longo dessas sessões que se estenderam por 18 anos, uma série de decisões foram tomadas, sendo que algumas delas reforçavam princípios e práticas do catolicismo e outras tentavam estabelecer formas de fortalecer-se o combate à heresia.
3. Primeiramente, o Concílio de Trento debateu e reforçou algumas questões doutrinárias importantes do catolicismo. Assim, foram tratadas de questões como o pecado original, os sacramentos e questões relativas ao ritual da missa, por exemplo. Nessa questão doutrinária também foram analisados os princípios do protestantismo, e eles foram novamente rechaçados.
4. A infalibilidade do papa foi outra questão debatida, sendo mantida como parte da doutrina católica, e foi determinado que a venda de indulgências, o estopim da reforma protestante, estava proibida. Entretanto, o Concílio de Trento não ficou apenas nos debates litúrgicos e doutrinários do catolicismo, mas estabeleceu outras práticas para combater o avanço do protestantismo na Europa.
5. A proibição da circulação de determinados livros foi a principal delas. Os membros da Igreja identificaram que o protestantismo se beneficiou bastante da circulação de ideias, o que foi possível por meio da imprensa. Esse instrumento era uma novidade e permitiu que a publicação de escritos aumentasse vertiginosamente. Assim, para impedir que os fiéis fossem influenciados por esse tipo de literatura, decidiu-se pela sua proibição.
6. Esse ato ficou conhecido como Index Librorum Proibitorum e continha uma extensa lista de obras. Aqueles que fossem descobertos com livros proibidos seriam julgados pelo Tribunal do Santo Ofício, o responsável pela Inquisição.
7. A história da intolerância religiosa é uma história de séculos. No Império Romano os católicos foram perseguidos. Na Idade Média e moderna, católicos perseguiram judeus, protestantes e pagãos. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas.
1. O que foi o Concílio de Trento?
Assembleia da Igreja Católica para discutir questões importantes da fé.
Realizado entre 1545 e 1563 em três ciclos:
1545-1547;
1551-1552;
1562-1563.
Convocado pelo Papa Paulo III.
Para combater o avanço do protestantismo.
Para reafirmar doutrinas católicas.
Para fortalecer a Igreja e impedir heresias.
Reforço das doutrinas:
Pecado original.
Sacramentos.
Ritual da missa.
Infalibilidade do papa.
Proibição da venda de indulgências:
Prática criticada pelos protestantes.
Criação do Index Librorum Proibitorum:
Lista de livros proibidos.
Objetivo: impedir a divulgação de ideias protestantes.
Motivação: a imprensa facilitava a divulgação de novas ideias.
Responsável por julgar e punir quem tivesse livros proibidos ou defendesse ideias contrárias à Igreja.
Repressão às heresias e defesa da fé católica.
Conceito: não aceitar crenças diferentes, muitas vezes com atitudes preconceituosas e violentas.
Histórico:
Católicos perseguidos no Império Romano.
Católicos perseguindo judeus, protestantes e pagãos na Idade Média e Moderna.
O Concílio de Trento foi uma resposta da Igreja Católica ao protestantismo, buscando consolidar sua autoridade.
A história da intolerância religiosa é marcada por perseguições e repressões.
Importância de valorizar a tolerância religiosa no mundo atual.
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