Aula 73 Contornando o Cabo das Tormentas

TEMA: Contornando o Cabo das Tormentas
Nossa aula foi:
7ºA, terça-feira, 17 de junho de 2025.
7ºB, segunda-feira, 16 de junho de 2025. 
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As descobertas científicas e a expansão marítima:
 
CONTEÚDO
Interações cientificas e comerciais entre Ocidente e Oriente
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a importância da expedição de Bartolomeu Dias no contexto das Grandes Navegações.
Reconhecer os desafios enfrentados pelos navegadores portugueses durante a viagem.
Relacionar o descobrimento do Cabo da Boa Esperança com os interesses comerciais de Portugal.
Refletir sobre os impactos das explorações marítimas na história mundial.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula apresentando os objetivos e contextualizando as Grandes Navegações com auxílio de um mapa-múndi.
Distribuir o texto "Contornando o Cabo das Tormentas" para leitura coletiva em sala (o professor pode ler em voz alta para auxiliar a compreensão de todos).
Realizar uma Roda de Conversa para estimular os alunos a expressarem suas primeiras impressões sobre a viagem de Bartolomeu Dias.
Formar pequenos grupos para que os alunos possam discutir e destacar no texto os principais acontecimentos da viagem.
Durante essa atividade, espera-se que os alunos:
Identifiquem no texto os fatos mais importantes da viagem de Bartolomeu Dias, como:
O nome do comandante da expedição.
As dificuldades enfrentadas pelos navegadores (falta de mantimentos, cansaço da tripulação, distanciamento da nau de mantimentos).
O momento em que eles perceberam que haviam contornado um grande cabo.
A mudança de nome do Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança.
A relação entre essa expedição e os interesses comerciais de Portugal.
Solicitar que cada grupo elabore um cartaz ou um esquema no caderno com os seguintes tópicos:
Nome da expedição:
Viagem de exploração marítima para descobrir o caminho marítimo para a Índia (Expedição de Bartolomeu Dias – 1487/1488).
Quem comandou:
Bartolomeu Dias.
Principais dificuldades:
Cansaço da tripulação.
Falta de mantimentos.
Perda de contato com a nau dos mantimentos.
Condições climáticas adversas (muitas tormentas).
Medo de continuar avançando sem recursos suficientes.
Nomeações geográficas importantes:
Cabo das Tormentas (nome original dado por Bartolomeu Dias e sua tripulação devido às dificuldades enfrentadas).
Cabo da Boa Esperança (nome posteriormente dado pelo rei Dom João II, em razão da esperança de se abrir o caminho para a Índia).
Conclusão sobre a importância histórica:
A viagem de Bartolomeu Dias foi fundamental para os portugueses, pois confirmou a possibilidade de alcançar a Índia contornando a África.
Esse feito abriu caminho para futuras expedições comerciais e para a expansão marítima de Portugal.
A passagem do Cabo da Boa Esperança foi um marco importante na história das Grandes Navegações e no comércio entre Europa e Oriente.
Expor os trabalhos no mural da sala ou socializar as produções oralmente.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 9, Segundo Bimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=tbMv5aWAg-s
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita com respostas em forma de texto ou tópicos:
Questões:
1) Quem foi o comandante da expedição que contornou o Cabo das Tormentas?
Bartolomeu Dias.
 
2) Por que o Cabo das Tormentas passou a ser chamado de Cabo da Boa Esperança?
Porque o rei Dom João II quis dar um nome mais positivo, pois o feito trazia esperança de que os portugueses conseguiriam encontrar o caminho marítimo para a Índia e ampliar o comércio com o Oriente.
 
3) Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelos navegadores?
Falta de mantimentos.
Cansaço da tripulação.
Condições climáticas difíceis, com muitas tempestades e ventos fortes.
Perda de contato com o navio de mantimentos.
 
4) Qual a importância desse feito para os portugueses?
A descoberta abriu caminho para a rota marítima até a Índia.
Foi um avanço nas Grandes Navegações portuguesas.
Fortaleceu o comércio com o Oriente.
Ajudou Portugal a se tornar uma potência comercial e marítima.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Atividade adaptada com linguagem mais simples e questões objetivas:
Questões:
Quem comandou a viagem?
( ) Pedro Álvares Cabral
( ) Bartolomeu Dias
( ) Vasco da Gama
 
Qual foi o novo nome dado ao Cabo das Tormentas?
( ) Cabo das Neves
( ) Cabo da Boa Esperança
( ) Cabo da Tempestade
 
Marque uma dificuldade da viagem:
( ) Sobrou comida
( ) Faltaram mantimentos
( ) Tinha internet
 
Para que serviu essa viagem?
( ) Encontrar a Índia
( ) Fazer turismo
( ) Passear de barco
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Atividade com mediação oral e uso de imagens:
Procedimentos:
Apresentar imagens de navios antigos, mapa do trajeto da viagem e fotos do Cabo da Boa Esperança.
Fazer perguntas orais simples, permitindo que o aluno aponte ou faça gestos como resposta.
Exemplos de perguntas:
Mostre o navio que representa a viagem.
Aponte a imagem que representa o Cabo da Boa Esperança.
Quando o professor perguntar se foi uma viagem difícil, o aluno pode responder com um sinal de "sim" ou "não".
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Procedimento de Observação:
Observar o envolvimento, atenção visual, movimentos corporais durante a leitura coletiva, a roda de conversa e a apresentação das imagens.
Registrar qualquer demonstração de atenção, olhar direcionado, expressão facial ou resposta corporal mínima durante as atividades.
Critério de avaliação: Participação atenciosa com estímulos visuais e sonoros.
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Procedimento com mediação bilíngue:
Apresentar o conteúdo com auxílio de intérprete ou mediador indígena (se disponível), ou utilizar recursos visuais como mapas, fotos e desenhos.
Realizar perguntas simples com apoio de imagens, permitindo ao aluno responder por gestos ou na sua língua, com tradução do mediador.
Exemplos de perguntas adaptadas:
Mostre o caminho que o navio fez no mapa.
Aponte a figura que mostra o comandante da viagem.
Aponte o lugar de chegada da viagem.
 
MATERIAL:
SLIDES CLIQUE AQUI
Contornando o Cabo das Tormentas
1. Esta viagem, iniciada (em fins de) agosto de 1487, constituiu o verdadeiro descobrimento do caminho marítimo para a Índia. A frota compunha-se de duas naus, acompanhadas de uma naveta com mantimentos sobressalentes – (...) O comandante era Bartolomeu Dias, como dissemos, o qual embarcava num navio de que Pero de Alenquer era o piloto. Descendo ao longo da costa africana, ao sul do Equador, iam nela colocando padrões. (...) Seria o caminho da Índia?... Rumaram ao norte. Toparam uma angra, a que deram o nome "dos Vaqueiros" (...) Depois, foram seguindo pela costa ao longo, a qual se prolongava direção do oriente... Porém, a gente dos navios sentia-se cansada. A nau dos mantimentos quedara-se longe, e muito difícil seria encontrá-la, antes que se acabassem os mantimentos que existiam ainda. Que seria, então, se avançassem mais? Já muito se descobrira naquela viagem, da qual levavam uma grande nova: o acharem que a terra corria para leste, donde se concluía que para trás deles deveria ter ficado um grande cabo. (...). Partidos de ali houveram vista daquele notável cabo, como aquele que quando se mostrasse não descobriria somente a si, mas a outro novo mundo de terras. Ao qual Bartolomeu Dias e os de sua companhia, por causa dos perigos e tormentas que em o dobrar dele passaram, lhe puseram nome Tormentoso; mal el-rei Dom João, vindo eles ao reino, lhe deu outro nome mais ilustre, chamando-lhe Cabo da Boa Esperança, pelo que ele prometia deste descobrimento da Índia, tão esperada, e por tantos anos requerida." (...) A passagem do Bojador e a do Tormentoso marcam dois momentos culminantes na história dos descobrimentos. Ia suceder à do segundo a exploração do comércio do Oriente, como sucedera à do primeiro a exploração do comércio da Guiné.
 
TÓPICOS
Expedição de Bartolomeu Dias (1487-1488)
Comandante da Expedição:
Bartolomeu Dias
 
Objetivo da Viagem:
Descobrir o caminho marítimo para a Índia
Avançar nas explorações portuguesas ao sul da África
 
Composição da Frota:
Duas naus
Uma naveta com mantimentos
 
Percurso da Viagem:
Descida pela costa da África, ao sul do Equador
Colocação de padrões ao longo do caminho (marcos portugueses)
Navegação para o leste após contornar um grande cabo
 
Principais Dificuldades Enfrentadas:
Cansaço da tripulação
Escassez de mantimentos
Distância da nau de mantimentos
Condições climáticas severas (tormentas e ventos fortes)
 
Nomeações Geográficas Importantes:
Cabo das Tormentas: Nome dado inicialmente por causa das tempestades enfrentadas.
Cabo da Boa Esperança: Nome dado posteriormente pelo rei Dom João II, simbolizando a esperança de chegar à Índia.
 
Resultado da Expedição:
Confirmação de que era possível seguir viagem rumo ao leste e alcançar a Índia por mar.
Grande avanço para as futuras rotas comerciais portuguesas com o Oriente.
 
Importância Histórica:
Marco importante nas Grandes Navegações.
Passagem fundamental para o sucesso comercial de Portugal.
Contribuição para a expansão marítima e comercial da Europa.

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