TEMA: Formação das
Monarquias Nacionais
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
17 de junho de 2025 . Retomada terça-feira,
24 de junho de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
16 de junho de 2025 . Retomada terça-feira,
17 de junho de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As descobertas científicas e a expansão marítima:
CONTEÚDO
Interações cientificas e comerciais entre Ocidente e Oriente
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o processo de formação das Monarquias Nacionais na Europa Ocidental.
Identificar as principais características políticas, sociais e econômicas desse processo.
Relacionar a crise do feudalismo com a ascensão do poder real e da burguesia.
Reconhecer o Absolutismo como forma de governo consolidada nas Monarquias Nacionais.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e realizar uma breve contextualização histórica sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Distribuir o texto "Formação das Monarquias Nacionais" para todos os alunos.
Realizar uma leitura compartilhada, com o professor conduzindo a leitura e os alunos acompanhando no material.
Formar pequenos grupos e propor que os alunos construam um mapa mental ou esquema-resumo no caderno, com os seguintes tópicos:
1. Nome dos países que formaram Monarquias Nacionais:
Portugal
Espanha
França
Inglaterra
2. Principais dinastias de cada país:
Portugal:
Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina)
Dinastia de Avis
Espanha:
União dos Reinos de Aragão e Castela
Dinastia de Habsburgo
França:
Dinastia Capetíngia
Dinastia Valois
Inglaterra:
Dinastia Plantageneta
Dinastia Tudor
3. Mudanças políticas (centralização do poder no
rei):
O rei passou a ser a principal autoridade política.
Fim do poder descentralizado dos senhores feudais.
O rei passou a decretar leis, arrecadar impostos e organizar os exércitos nacionais.
Surgimento do Estado Nacional, com limites territoriais definidos.
4. Mudanças econômicas (surgimento do capitalismo
comercial):
Crescimento do comércio e das cidades (Renascimento Comercial e Urbano).
Fim do sistema econômico feudal.
5. Surgimento de um capitalismo primitivo, com
características como:
Busca pelo lucro
Metalismo (acúmulo de metais preciosos)
Protecionismo alfandegário
Monopólio comercial
Uso da moeda como forma de troca
6. Papel da burguesia:
Classe social que apoiou o rei em troca de proteção para suas atividades comerciais.
Lutou pela autonomia das cidades (Movimento Comunal / Comunas).
Enriquecimento com o comércio e as feiras livres.
Interesse na criação de um mercado unificado, com
segurança para o transporte de mercadorias. (Metodologia Ativa: Aprendizagem
Cooperativa e Produção Colaborativa)
Expor no quadro um resumo com os principais pontos discutidos pelos grupos, reforçando os conceitos de Absolutismo, Centralização Política e Estado Nacional.
1. Absolutismo:
Sistema político em que o rei concentra todo o poder nas suas mãos.
O rei tem autoridade para criar leis, arrecadar impostos e comandar o exército nacional.
A vontade do rei é a principal fonte de decisão política.
O Absolutismo foi apoiado pela burguesia, que tinha interesse na estabilidade econômica e política.
2. Centralização Política:
Fim do poder dos senhores feudais, que antes
controlavam suas terras de forma autônoma.
Criação de um governo único e centralizado, com sede nas capitais dos reinos.
O rei passa a unificar o território, definir leis para todo o país e controlar a cobrança de impostos.
Formação de exércitos nacionais, sob o comando direto do rei.
3. Estado Nacional:
Surgimento de um território com fronteiras
definidas, reconhecido como um único país.
Existência de um governo centralizado (o rei) com instituições organizadas (exército, cobrança de impostos, administração pública).
Unificação econômica e política, buscando fortalecimento do comércio e da moeda nacional.
União de interesses entre o rei e a burguesia para fortalecer o poder do Estado.
Propor uma roda de conversa, permitindo que os alunos relatem com suas próprias palavras o que entenderam sobre o tema.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 9, Segundo Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita com respostas dissertativas e objetivas:
1) O que foram as Monarquias Nacionais?
Foram formas de governo que surgiram na Europa Ocidental entre os séculos XII e XV, caracterizadas pela centralização do poder político nas mãos do rei. As Monarquias Nacionais representaram a formação dos Estados modernos, com território definido, governo centralizado e um exército nacional.
2) Cite dois países que
formaram Monarquias Nacionais na Europa.
Portugal
França
(Outras respostas possíveis: Espanha ou Inglaterra)
3) Quais foram as
principais mudanças políticas e econômicas desse período?
Políticas:
Centralização do poder nas mãos do rei.
Criação de leis válidas para todo o território.
Formação de exércitos nacionais.
Diminuição do poder dos senhores feudais.
Econômicas:
Crescimento do comércio e das cidades.
Apoio da burguesia ao rei.
Surgimento do capitalismo comercial (mercantilismo).
Introdução da moeda como meio de troca.
Prática do protecionismo e do acúmulo de metais preciosos (metalismo).
4) Explique o que foi o
Absolutismo Monárquico.
Foi uma forma de governo em que o rei tinha poder absoluto sobre o Estado. Isso significa que o rei era a maior autoridade política, podia criar leis, arrecadar impostos e comandar o exército sem precisar da aprovação de outras instituições. O Absolutismo foi um dos principais traços das Monarquias Nacionais, sendo sustentado pela burguesia e pela nobreza.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Atividade com linguagem simplificada e alternativas de múltipla escolha:
O que significa Monarquia Nacional?
( ) Governo com vários reis.
( ) Governo centralizado com um rei forte.
( ) Governo das cidades livres.
Um dos países que formou uma Monarquia Nacional foi:
( ) Portugal
( ) Brasil
( ) Grécia
Uma mudança importante foi:
( ) Mais poder para os senhores feudais.
( ) Mais poder para o rei.
( ) Fim do comércio.
Quem ajudou o rei a ter mais poder?
( ) A burguesia
( ) Os camponeses
( ) Os monges
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Atividade com uso de
imagens e mediação oral:
Procedimentos:
Apresentar figuras representando:
Um rei (símbolo do poder real)
Um castelo (símbolo da centralização)
Um comerciante (representando a burguesia)
Um mapa da Europa (localização geográfica)
Perguntas orais simples (com apontamento como resposta):
Onde está o rei?
Onde está o comerciante?
Mostre o castelo onde o rei morava.
Onde está o mapa que mostra os países da Europa?
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Procedimento de
Observação:
Avaliação por observação e estímulo sensorial:
Procedimentos:
Expor imagens coloridas e grandes de reis, castelos e mapas.
Observar a atenção visual, movimentos oculares, expressões faciais ou movimentos corporais mínimos quando o professor mostrar ou falar sobre os temas.
Registrar toda e qualquer resposta sensorial (olhar, sorriso, movimento de cabeça, etc).
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Atividade com mediação
bilíngue (se houver intérprete) ou com uso de imagens e gestos:
Procedimentos:
Apresentar imagens de reis, castelos e mapas.
Fazer perguntas simples com apoio visual:
Onde está o rei?
Onde está o castelo?
Mostre onde estão os países da Europa no mapa.
Mostrar uma imagem de comerciantes e perguntar (em Aquém, com apoio de intérprete, ou por gesto): "Quem ajudou o rei?"
MATERIAL:
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1. A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. Esse processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Na Espanha ocorreu a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a Dinastia de Habsburgo. Ambos países (Portugal e Espanha) começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos Mouros (muçulmanos) que habitavam a península ibérica desde o século VIII. Na França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois; e, por fim, na Inglaterra, com a Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no século XV.
2. Com a crise do sistema feudal na Baixa Idade Média (XI e XV), o crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, os países europeus foram criando seus próprios modelos de centralização política, donde o rei tornou-se uma das figuras mais importantes ao lado da Igreja e da nova classe que surgia: a burguesia. Junto a isso, os ideais mercantilistas dos quais estavam imbuídos os novos mercadores, comerciantes e profissionais burgueses, aceleraram o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo. Antes de mais nada, devemos ter em conta que esse sistema que surgiu, tratava-se de um capitalismo primitivo (um pouco diferente do conceito que temos hoje dele), pautados nos ideais do lucro, monopólio comercial, protecionismo alfandegário (proteção da economia pela entrada de produtos estrangeiros), metalismo (acúmulo de metais preciosos), os quais levaram à introdução da moeda como valor de troca.
3. Enfim, o sistema feudal e rural (administrado pelos senhores feudais), foi substituído pelo sistema capitalista, onde o crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa marcou o período que ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano. Diante disso, os senhores feudais que possuíam grande poder na Idade Média, começam a perder sua posição, donde o Rei torna-se a figura responsável por administrar a política e a economia. Esse grande poder atribuído ao Monarca foi efetivado pelo apoio recebido da nobreza e sobretudo dos burgueses, a nova classe social que enriquecia cada vez mais, com o desenvolvimento do comércio.
4. Desde o surgimento e organização da classe burguesa, eles lutavam pela autonomia das cidades (dominadas ainda pelos senhores feudais), movimento que ficou conhecido como Movimento Comunal, referente às Comunas, ou cidades livres, libertadas das mãos dos senhores feudais. Foi assim que a crise do sistema feudal e medieval teria sido solucionada, ou seja, por meio da centralização política nas mãos do Monarca (Rei), donde ele, como o poder soberano, decretava as leis, arrecadava impostos bem como organizava os exércitos nacionais. Todas essas características mediante o poder centrado numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como Absolutismo Monárquico. A partir disso, foi criado os Estados Nacionais, os quais apresentavam suas fronteiras, limites dos territórios e o exército nacional (para segurança da nação). No âmbito econômico, as monarquias nacionais visavam a unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos. Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
TÓPICOS
Formação das Monarquias Nacionais
Período histórico:
Baixa Idade Média (séculos XII ao XV)
Países
que formaram Monarquias Nacionais:
Portugal
Espanha
França
Inglaterra
Principais
dinastias de cada país:
Portugal:
Dinastia de Borgonha (Afonsina)
Dinastia de Avis
Espanha:
União dos Reinos de Aragão e Castela
Dinastia de Habsburgo
França:
Dinastia Capetíngia
Dinastia Valois
Inglaterra:
Dinastia Plantageneta
Dinastia Tudor
Fatores
que favoreceram o surgimento das Monarquias Nacionais:
Crise do sistema feudal
Crescimento da população
Fortalecimento da burguesia
Expansão do comércio
Renascimento Comercial e Urbano
Movimento Comunal (luta pela autonomia das cidades)
Mudanças
Políticas:
Centralização do poder nas mãos do rei
Criação de leis nacionais
Arrecadação de impostos pelo rei
Formação de exércitos nacionais
Fim do poder dos senhores feudais
Mudanças
Econômicas:
Surgimento do capitalismo comercial (mercantilismo)
Apoio da burguesia ao rei
Uso da moeda como forma de troca
Busca por lucro e acumulação de metais preciosos (metalismo)
Práticas de monopólio comercial e protecionismo alfandegário
Papel
da Burguesia:
Apoiar o rei na centralização do poder
Lutar pela autonomia das cidades (Movimento Comunal)
Fortalecer o comércio e as atividades econômicas
Interesse na estabilidade política para favorecer os negócios
Absolutismo
Monárquico:
Poder concentrado nas mãos do rei
O rei decide as leis, impostos e comando militar
Ausência de participação popular no governo
Modelo político predominante nas Monarquias Nacionais
Consequências
gerais:
Formação dos Estados Nacionais Europeus
Fim da descentralização feudal
Início da Era Moderna
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
(GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações.
As descobertas científicas e a expansão marítima:
Interações cientificas e comerciais entre Ocidente e Oriente
Os objetivos da aula são:
Compreender o processo de formação das Monarquias Nacionais na Europa Ocidental.
Identificar as principais características políticas, sociais e econômicas desse processo.
Relacionar a crise do feudalismo com a ascensão do poder real e da burguesia.
Reconhecer o Absolutismo como forma de governo consolidada nas Monarquias Nacionais.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar os objetivos da aula e realizar uma breve contextualização histórica sobre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Distribuir o texto "Formação das Monarquias Nacionais" para todos os alunos.
Realizar uma leitura compartilhada, com o professor conduzindo a leitura e os alunos acompanhando no material.
Formar pequenos grupos e propor que os alunos construam um mapa mental ou esquema-resumo no caderno, com os seguintes tópicos:
1. Nome dos países que formaram Monarquias Nacionais:
Portugal
Espanha
França
Inglaterra
Portugal:
Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina)
Dinastia de Avis
Espanha:
União dos Reinos de Aragão e Castela
Dinastia de Habsburgo
França:
Dinastia Capetíngia
Dinastia Valois
Inglaterra:
Dinastia Plantageneta
Dinastia Tudor
O rei passou a ser a principal autoridade política.
Fim do poder descentralizado dos senhores feudais.
O rei passou a decretar leis, arrecadar impostos e organizar os exércitos nacionais.
Surgimento do Estado Nacional, com limites territoriais definidos.
Crescimento do comércio e das cidades (Renascimento Comercial e Urbano).
Fim do sistema econômico feudal.
Busca pelo lucro
Metalismo (acúmulo de metais preciosos)
Protecionismo alfandegário
Monopólio comercial
Uso da moeda como forma de troca
Classe social que apoiou o rei em troca de proteção para suas atividades comerciais.
Lutou pela autonomia das cidades (Movimento Comunal / Comunas).
Enriquecimento com o comércio e as feiras livres.
Expor no quadro um resumo com os principais pontos discutidos pelos grupos, reforçando os conceitos de Absolutismo, Centralização Política e Estado Nacional.
1. Absolutismo:
Sistema político em que o rei concentra todo o poder nas suas mãos.
O rei tem autoridade para criar leis, arrecadar impostos e comandar o exército nacional.
A vontade do rei é a principal fonte de decisão política.
O Absolutismo foi apoiado pela burguesia, que tinha interesse na estabilidade econômica e política.
2. Centralização Política:
Criação de um governo único e centralizado, com sede nas capitais dos reinos.
O rei passa a unificar o território, definir leis para todo o país e controlar a cobrança de impostos.
Formação de exércitos nacionais, sob o comando direto do rei.
3. Estado Nacional:
Existência de um governo centralizado (o rei) com instituições organizadas (exército, cobrança de impostos, administração pública).
Unificação econômica e política, buscando fortalecimento do comércio e da moeda nacional.
União de interesses entre o rei e a burguesia para fortalecer o poder do Estado.
Propor uma roda de conversa, permitindo que os alunos relatem com suas próprias palavras o que entenderam sobre o tema.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Aula 9, Segundo Bimestre.
Atividade escrita com respostas dissertativas e objetivas:
1) O que foram as Monarquias Nacionais?
Foram formas de governo que surgiram na Europa Ocidental entre os séculos XII e XV, caracterizadas pela centralização do poder político nas mãos do rei. As Monarquias Nacionais representaram a formação dos Estados modernos, com território definido, governo centralizado e um exército nacional.
Portugal
França
(Outras respostas possíveis: Espanha ou Inglaterra)
Políticas:
Centralização do poder nas mãos do rei.
Criação de leis válidas para todo o território.
Formação de exércitos nacionais.
Diminuição do poder dos senhores feudais.
Econômicas:
Crescimento do comércio e das cidades.
Apoio da burguesia ao rei.
Surgimento do capitalismo comercial (mercantilismo).
Introdução da moeda como meio de troca.
Prática do protecionismo e do acúmulo de metais preciosos (metalismo).
Foi uma forma de governo em que o rei tinha poder absoluto sobre o Estado. Isso significa que o rei era a maior autoridade política, podia criar leis, arrecadar impostos e comandar o exército sem precisar da aprovação de outras instituições. O Absolutismo foi um dos principais traços das Monarquias Nacionais, sendo sustentado pela burguesia e pela nobreza.
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Atividade com linguagem simplificada e alternativas de múltipla escolha:
O que significa Monarquia Nacional?
( ) Governo com vários reis.
( ) Governo centralizado com um rei forte.
( ) Governo das cidades livres.
Um dos países que formou uma Monarquia Nacional foi:
( ) Portugal
( ) Brasil
( ) Grécia
Uma mudança importante foi:
( ) Mais poder para os senhores feudais.
( ) Mais poder para o rei.
( ) Fim do comércio.
Quem ajudou o rei a ter mais poder?
( ) A burguesia
( ) Os camponeses
( ) Os monges
Procedimentos:
Apresentar figuras representando:
Um rei (símbolo do poder real)
Um castelo (símbolo da centralização)
Um comerciante (representando a burguesia)
Um mapa da Europa (localização geográfica)
Perguntas orais simples (com apontamento como resposta):
Onde está o rei?
Onde está o comerciante?
Mostre o castelo onde o rei morava.
Onde está o mapa que mostra os países da Europa?
Avaliação por observação e estímulo sensorial:
Procedimentos:
Expor imagens coloridas e grandes de reis, castelos e mapas.
Observar a atenção visual, movimentos oculares, expressões faciais ou movimentos corporais mínimos quando o professor mostrar ou falar sobre os temas.
Registrar toda e qualquer resposta sensorial (olhar, sorriso, movimento de cabeça, etc).
Procedimentos:
Apresentar imagens de reis, castelos e mapas.
Fazer perguntas simples com apoio visual:
Onde está o rei?
Onde está o castelo?
Mostre onde estão os países da Europa no mapa.
Mostrar uma imagem de comerciantes e perguntar (em Aquém, com apoio de intérprete, ou por gesto): "Quem ajudou o rei?"
SLIDES CLIQUE AQUI!
1. A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. Esse processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Na Espanha ocorreu a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a Dinastia de Habsburgo. Ambos países (Portugal e Espanha) começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos Mouros (muçulmanos) que habitavam a península ibérica desde o século VIII. Na França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois; e, por fim, na Inglaterra, com a Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no século XV.
2. Com a crise do sistema feudal na Baixa Idade Média (XI e XV), o crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, os países europeus foram criando seus próprios modelos de centralização política, donde o rei tornou-se uma das figuras mais importantes ao lado da Igreja e da nova classe que surgia: a burguesia. Junto a isso, os ideais mercantilistas dos quais estavam imbuídos os novos mercadores, comerciantes e profissionais burgueses, aceleraram o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo. Antes de mais nada, devemos ter em conta que esse sistema que surgiu, tratava-se de um capitalismo primitivo (um pouco diferente do conceito que temos hoje dele), pautados nos ideais do lucro, monopólio comercial, protecionismo alfandegário (proteção da economia pela entrada de produtos estrangeiros), metalismo (acúmulo de metais preciosos), os quais levaram à introdução da moeda como valor de troca.
3. Enfim, o sistema feudal e rural (administrado pelos senhores feudais), foi substituído pelo sistema capitalista, onde o crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa marcou o período que ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano. Diante disso, os senhores feudais que possuíam grande poder na Idade Média, começam a perder sua posição, donde o Rei torna-se a figura responsável por administrar a política e a economia. Esse grande poder atribuído ao Monarca foi efetivado pelo apoio recebido da nobreza e sobretudo dos burgueses, a nova classe social que enriquecia cada vez mais, com o desenvolvimento do comércio.
4. Desde o surgimento e organização da classe burguesa, eles lutavam pela autonomia das cidades (dominadas ainda pelos senhores feudais), movimento que ficou conhecido como Movimento Comunal, referente às Comunas, ou cidades livres, libertadas das mãos dos senhores feudais. Foi assim que a crise do sistema feudal e medieval teria sido solucionada, ou seja, por meio da centralização política nas mãos do Monarca (Rei), donde ele, como o poder soberano, decretava as leis, arrecadava impostos bem como organizava os exércitos nacionais. Todas essas características mediante o poder centrado numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como Absolutismo Monárquico. A partir disso, foi criado os Estados Nacionais, os quais apresentavam suas fronteiras, limites dos territórios e o exército nacional (para segurança da nação). No âmbito econômico, as monarquias nacionais visavam a unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos. Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
Formação das Monarquias Nacionais
Período histórico:
Baixa Idade Média (séculos XII ao XV)
Portugal
Espanha
França
Inglaterra
Portugal:
Dinastia de Borgonha (Afonsina)
Dinastia de Avis
Espanha:
União dos Reinos de Aragão e Castela
Dinastia de Habsburgo
França:
Dinastia Capetíngia
Dinastia Valois
Inglaterra:
Dinastia Plantageneta
Dinastia Tudor
Crise do sistema feudal
Crescimento da população
Fortalecimento da burguesia
Expansão do comércio
Renascimento Comercial e Urbano
Movimento Comunal (luta pela autonomia das cidades)
Centralização do poder nas mãos do rei
Criação de leis nacionais
Arrecadação de impostos pelo rei
Formação de exércitos nacionais
Fim do poder dos senhores feudais
Surgimento do capitalismo comercial (mercantilismo)
Apoio da burguesia ao rei
Uso da moeda como forma de troca
Busca por lucro e acumulação de metais preciosos (metalismo)
Práticas de monopólio comercial e protecionismo alfandegário
Apoiar o rei na centralização do poder
Lutar pela autonomia das cidades (Movimento Comunal)
Fortalecer o comércio e as atividades econômicas
Interesse na estabilidade política para favorecer os negócios
Poder concentrado nas mãos do rei
O rei decide as leis, impostos e comando militar
Ausência de participação popular no governo
Modelo político predominante nas Monarquias Nacionais
Formação dos Estados Nacionais Europeus
Fim da descentralização feudal
Início da Era Moderna
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