TEMA: OS ASTECAS, OS
INCAS E OS MAIAS
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
19 de agosto de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
18 de agosto de 2025 .EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(GO-EF07HI08-A) Compreender as formas de
organização das sociedades pré-colombianas, Maias, Incas e Astecas, no tempo da conquista e suas formas de luta e resistência ao domínio espanhol, com destaque para os sistemas religiosos já existentes nas Américas antes da chegada dos europeus.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar a conquista dos Astecas, Incas e Maias pelos espanhóis, considerando alianças, conflitos e formas de resistência.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
CONTEÚDO
Formas de organização das sociedades pré-colombianas, conflitos e resistências
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais aspectos da conquista espanhola sobre os povos astecas e incas.
Identificar os fatores que contribuíram para a queda da civilização maia.
Refletir sobre as formas de resistência indígena frente à colonização europeia.
Desenvolver habilidades de leitura, análise e síntese histórica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o problema inicial:
“Por que povos tão organizados como astecas, incas e maias foram derrotados ou desapareceram?”
Esperar dos alunos na atividade:
1. Sobre os Astecas
Reconhecer que eram guerreiros numerosos e destemidos, mas foram derrotados por fatores externos.
Destacar que os espanhóis tinham vantagem militar (armas de fogo, espadas, cavalos).
Lembrar das doenças trazidas pelos europeus, que devastaram a população nativa.
Mencionar as alianças dos espanhóis com outros povos indígenas, que enfraqueceram os astecas.
Concluir que a queda foi resultado não apenas da força espanhola, mas de uma rede de alianças contra os astecas.
2. Sobre os Incas
Ressaltar que a conquista foi mais lenta e difícil devido à geografia dos Andes.
Notar que as trilhas incas dificultavam o avanço dos espanhóis.
Apontar que os incas tinham um império estruturado e integrado, com uso da língua quíchua e religião solar.
Observar que, apesar da resistência, a busca espanhola por riquezas minerais e a exploração do ouro e da prata enfraqueceram o império.
Concluir que a resistência prolongada foi vencida pelo poder econômico e militar espanhol.
3. Sobre os Maias
Destacar que, quando os espanhóis chegaram em 1517, os maias já estavam em declínio.
Citar as possíveis causas do desaparecimento:
Crise nas rotas comerciais.
Invasões ou guerra civil.
Períodos de seca prolongada (hipótese mais aceita).
Perceber que a escassez de recursos levou ao abandono gradual das cidades, restando apenas pequenas aldeias.
4. Síntese esperada
Os alunos devem perceber que não foi apenas a força militar espanhola que levou ao fim dessas civilizações.
No caso dos astecas e incas, fatores como doenças, alianças de outros povos, armas e exploração econômica foram determinantes.
No caso dos maias, a crise interna e climática já havia enfraquecido a civilização antes da chegada dos conquistadores.
A resposta geral esperada: “Esses povos foram derrotados ou desapareceram por uma combinação de fatores: guerras, alianças contrárias, doenças, exploração europeia e crises internas, como as secas que atingiram os maias.”
Formar duplas ou trios de alunos (aprendizagem por
pares).
Distribuir o texto-base dividido em três partes (Astecas, Incas, Maias).
Cada dupla/trio fica responsável por uma civilização.
Orientar a leitura em pares, destacando palavras-chave:
1. Astecas
Conquista espanhola → processo violento de dominação sobre povos nativos para explorar riquezas.
Resistência → tentativas dos povos indígenas de lutar contra os conquistadores.
Doenças europeias → epidemias trazidas pelos espanhóis, fatais para os astecas.
Armas de fogo e espadas → instrumentos de guerra que deram vantagem militar aos espanhóis.
Alianças → apoio de outros povos indígenas aos espanhóis contra os astecas.
Tenochtitlán → capital do Império Asteca, conquistada em 1521 após cerco.
Oltepetl → cidades/aldeias indígenas que se uniram aos espanhóis.
2. Incas
Geografia andina → localização nos Andes, dificultava deslocamento de tropas espanholas.
Trilhas incas → caminhos usados para defesa, não para invasão.
Império militar → domínio dos incas sobre vários povos através da força.
Integração das elites → estratégia política que reduziu ressentimentos contra os incas.
Quíchua → língua difundida pelos incas, falada até hoje.
Religião solar → culto ao sol, central na cultura inca.
Minas de ouro e prata → riquezas exploradas pelos espanhóis.
Portos e cidades coloniais → estruturas criadas para enviar riquezas à Espanha.
Madri → capital da Espanha enriquecida pelas riquezas americanas.
Túpac Amaru → último rei inca, derrotado em 1572.
3. Maias
Mistério do desaparecimento → civilização já estava em declínio antes da chegada espanhola.
Rotas comerciais → crises econômicas afetaram a estabilidade maia.
Invasão/guerra civil → hipóteses que podem ter acelerado a queda.
Secas prolongadas → períodos de estiagem que provocaram escassez de alimentos.
Declínio político e econômico → perda gradual de poder e prosperidade.
Abandono das cidades → migração dos maias para pequenas aldeias.
Século IX (ano 850) → período marcado pelo esvaziamento das cidades maias.
Pedir que cada dupla responda e troque informações
com outra dupla, explicando oralmente:
Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Quais estratégias de resistência existiram?
Quais consequências ficaram como herança histórica?
Síntese esperada da troca entre os pares
Que os alunos percebam que a queda de cada civilização teve causas distintas: externas (doenças, armas, exploração europeia), internas (crises políticas e ambientais) ou uma combinação dos dois.
Que reconheçam a existência de formas de resistência (militar, cultural ou mesmo linguística).
Que compreendam que, apesar das derrotas, heranças históricas permanecem (línguas, tradições, construções e memórias culturais).
1. Astecas
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Epidemias trazidas pelos europeus.
Superioridade bélica dos espanhóis (armas de fogo e espadas).
Alianças dos espanhóis com vários povos indígenas contrários aos astecas.
Cerco e queda de Tenochtitlán em 1521.
b) Quais estratégias de resistência existiram?
Confrontos militares contra os espanhóis.
Defesa de Tenochtitlán por meses.
Alianças com alguns poucos povos vizinhos (embora em número reduzido).
c) Quais consequências ficaram como herança
histórica?
Destruição do Império Asteca.
Perda de sua organização política e social.
Memória da resistência indígena contra os conquistadores.
2. Incas
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Dificuldades impostas pela geografia não impediram o avanço espanhol.
Busca espanhola por riquezas minerais (ouro e prata).
Domínio militar espanhol ao longo de décadas.
Derrota do último rei inca, Túpac Amaru, em 1572.
b) Quais estratégias de resistência existiram?
Uso das trilhas incas para dificultar o avanço dos invasores.
Resistência prolongada ao domínio espanhol (décadas de luta).
Integração das elites conquistadas para manter coesão interna.
c) Quais consequências ficaram como herança
histórica?
Língua quíchua ainda falada até hoje.
Religião solar e tradições culturais preservadas.
Importância histórica dos Andes como centro de civilização.
3. Maias
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Declínio anterior à chegada dos espanhóis.
Crises nas rotas comerciais.
Possíveis guerras civis e invasões.
Secas prolongadas que geraram escassez de recursos.
b) Quais estratégias de resistência existiram?
(Segundo o texto) não houve resistência militar significativa aos espanhóis, pois o colapso ocorreu antes da conquista.
Persistência em aldeias menores após o abandono das grandes cidades.
c) Quais consequências ficaram como herança
histórica?
Mistério arqueológico que estimulou estudos modernos.
Conhecimento astronômico, arquitetônico e agrícola preservado.
Vestígios materiais (pirâmides, templos, escrita) que permanecem até hoje.
Registrar no quadro um esquema coletivo:
Astecas → conquista rápida; doenças + armas + alianças.
Incas → resistência longa; geografia + língua
quíchua + riqueza mineral.
Maias → declínio anterior; crises climáticas +
secas.
Finalizar com uma reflexão em plenária sobre a
diversidade e resistência dos povos pré-colombianos.
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Terceiro Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita individual:
Quais foram os fatores que explicam a derrota dos astecas?
Por que a conquista do Império Inca demorou mais tempo?
O que teria provocado o desaparecimento da civilização maia?
Síntese esperada dos
alunos:
Os astecas caíram rapidamente devido a fatores externos (armas, doenças e alianças).
Os incas resistiram mais tempo por causa da geografia e da coesão interna, mas foram vencidos pela pressão militar e econômica espanhola.
Os maias já estavam em declínio por fatores internos e ambientais, como as secas, antes da chegada europeia.
1. Quais foram os fatores
que explicam a derrota dos astecas?
As doenças trazidas pelos europeus, que enfraqueceram a população asteca.
A superioridade militar dos espanhóis, com armas de fogo, espadas e cavalos.
As alianças dos espanhóis com outros povos indígenas, que se voltaram contra os astecas.
O cerco e a queda de Tenochtitlán em 1521, resultado dessas combinações.
2. Por que a conquista do
Império Inca demorou mais tempo?
A geografia dos Andes, que dificultava o avanço das tropas espanholas.
As trilhas incas serviam para a defesa e eram um obstáculo para os conquistadores.
O império tinha uma organização social e política integrada, o que dificultou divisões internas.
A resistência prolongada dos incas, que só foram definitivamente derrotados em 1572, com a morte de Túpac Amaru.
3. O que teria provocado
o desaparecimento da civilização maia?
O desaparecimento ocorreu antes da chegada dos espanhóis.
Possíveis causas: crises nas rotas comerciais, invasões, guerras civis.
Hipótese mais aceita: longos períodos de seca, que causaram escassez e abandono das cidades.
Declínio gradual do poder político e econômico, levando à migração para pequenas aldeias.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Atividade com lacunas e associações:
1. Os ______ (astecas / maias) foram derrotados rapidamente pelos espanhóis
em 1521.
2. Os ______ (incas / maias) resistiram mais tempo, e sua língua quíchua
permanece até hoje.
3. Os ______ (maias / astecas) desapareceram antes da chegada dos espanhóis,
provavelmente por causa das secas.
4. A capital do Império Asteca, ______ (Tenochtitlán / Machu Picchu), caiu
após meses de cerco em 1521.
5. O último rei inca, ______ (Túpac Amaru / Montezuma), foi derrotado em
1572.
6. As ______ (secas / doenças) prolongadas foram uma das principais causas
do desaparecimento dos maias.
7. Os espanhóis conquistaram os incas nos ______ (Andes / planaltos
mexicanos), onde a geografia dificultava o avanço das tropas.
8. O sistema de ______ (alianças / rotas comerciais) entre os espanhóis e
outros povos indígenas foi decisivo para a queda dos astecas.
9. Os espanhóis exploraram as ______ (minas de ouro / plantações de milho)
no território inca, enriquecendo a metrópole europeia.
10.
Os ______ (maias / astecas) já não estavam
presentes em grandes cidades quando os espanhóis chegaram em 1517.
Gabarito
1. astecas
2. incas
3. maias
4. Tenochtitlán
5. Túpac Amaru
6. secas
7. Andes
8. alianças
9. minas de ouro
10.
maias
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Atividade com imagens:
apresentar três figuras (pirâmides maias, templo asteca, Machu Picchu).
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(GO-EF07HI08-A) Compreender as formas de
organização das sociedades pré-colombianas, Maias, Incas e Astecas, no tempo da conquista e suas formas de luta e resistência ao domínio espanhol, com destaque para os sistemas religiosos já existentes nas Américas antes da chegada dos europeus.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar a conquista dos Astecas, Incas e Maias pelos espanhóis, considerando alianças, conflitos e formas de resistência.
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
Formas de organização das sociedades pré-colombianas, conflitos e resistências
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais aspectos da conquista espanhola sobre os povos astecas e incas.
Identificar os fatores que contribuíram para a queda da civilização maia.
Refletir sobre as formas de resistência indígena frente à colonização europeia.
Desenvolver habilidades de leitura, análise e síntese histórica.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o problema inicial:
“Por que povos tão organizados como astecas, incas e maias foram derrotados ou desapareceram?”
Esperar dos alunos na atividade:
1. Sobre os Astecas
Reconhecer que eram guerreiros numerosos e destemidos, mas foram derrotados por fatores externos.
Destacar que os espanhóis tinham vantagem militar (armas de fogo, espadas, cavalos).
Lembrar das doenças trazidas pelos europeus, que devastaram a população nativa.
Mencionar as alianças dos espanhóis com outros povos indígenas, que enfraqueceram os astecas.
Concluir que a queda foi resultado não apenas da força espanhola, mas de uma rede de alianças contra os astecas.
Ressaltar que a conquista foi mais lenta e difícil devido à geografia dos Andes.
Notar que as trilhas incas dificultavam o avanço dos espanhóis.
Apontar que os incas tinham um império estruturado e integrado, com uso da língua quíchua e religião solar.
Observar que, apesar da resistência, a busca espanhola por riquezas minerais e a exploração do ouro e da prata enfraqueceram o império.
Concluir que a resistência prolongada foi vencida pelo poder econômico e militar espanhol.
Destacar que, quando os espanhóis chegaram em 1517, os maias já estavam em declínio.
Citar as possíveis causas do desaparecimento:
Crise nas rotas comerciais.
Invasões ou guerra civil.
Períodos de seca prolongada (hipótese mais aceita).
Perceber que a escassez de recursos levou ao abandono gradual das cidades, restando apenas pequenas aldeias.
Os alunos devem perceber que não foi apenas a força militar espanhola que levou ao fim dessas civilizações.
No caso dos astecas e incas, fatores como doenças, alianças de outros povos, armas e exploração econômica foram determinantes.
No caso dos maias, a crise interna e climática já havia enfraquecido a civilização antes da chegada dos conquistadores.
A resposta geral esperada: “Esses povos foram derrotados ou desapareceram por uma combinação de fatores: guerras, alianças contrárias, doenças, exploração europeia e crises internas, como as secas que atingiram os maias.”
Distribuir o texto-base dividido em três partes (Astecas, Incas, Maias).
Cada dupla/trio fica responsável por uma civilização.
Orientar a leitura em pares, destacando palavras-chave:
1. Astecas
Conquista espanhola → processo violento de dominação sobre povos nativos para explorar riquezas.
Resistência → tentativas dos povos indígenas de lutar contra os conquistadores.
Doenças europeias → epidemias trazidas pelos espanhóis, fatais para os astecas.
Armas de fogo e espadas → instrumentos de guerra que deram vantagem militar aos espanhóis.
Alianças → apoio de outros povos indígenas aos espanhóis contra os astecas.
Tenochtitlán → capital do Império Asteca, conquistada em 1521 após cerco.
Oltepetl → cidades/aldeias indígenas que se uniram aos espanhóis.
Geografia andina → localização nos Andes, dificultava deslocamento de tropas espanholas.
Trilhas incas → caminhos usados para defesa, não para invasão.
Império militar → domínio dos incas sobre vários povos através da força.
Integração das elites → estratégia política que reduziu ressentimentos contra os incas.
Quíchua → língua difundida pelos incas, falada até hoje.
Religião solar → culto ao sol, central na cultura inca.
Minas de ouro e prata → riquezas exploradas pelos espanhóis.
Portos e cidades coloniais → estruturas criadas para enviar riquezas à Espanha.
Madri → capital da Espanha enriquecida pelas riquezas americanas.
Túpac Amaru → último rei inca, derrotado em 1572.
Mistério do desaparecimento → civilização já estava em declínio antes da chegada espanhola.
Rotas comerciais → crises econômicas afetaram a estabilidade maia.
Invasão/guerra civil → hipóteses que podem ter acelerado a queda.
Secas prolongadas → períodos de estiagem que provocaram escassez de alimentos.
Declínio político e econômico → perda gradual de poder e prosperidade.
Abandono das cidades → migração dos maias para pequenas aldeias.
Século IX (ano 850) → período marcado pelo esvaziamento das cidades maias.
Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Quais estratégias de resistência existiram?
Quais consequências ficaram como herança histórica?
Que os alunos percebam que a queda de cada civilização teve causas distintas: externas (doenças, armas, exploração europeia), internas (crises políticas e ambientais) ou uma combinação dos dois.
Que reconheçam a existência de formas de resistência (militar, cultural ou mesmo linguística).
Que compreendam que, apesar das derrotas, heranças históricas permanecem (línguas, tradições, construções e memórias culturais).
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Epidemias trazidas pelos europeus.
Superioridade bélica dos espanhóis (armas de fogo e espadas).
Alianças dos espanhóis com vários povos indígenas contrários aos astecas.
Cerco e queda de Tenochtitlán em 1521.
Confrontos militares contra os espanhóis.
Defesa de Tenochtitlán por meses.
Alianças com alguns poucos povos vizinhos (embora em número reduzido).
Destruição do Império Asteca.
Perda de sua organização política e social.
Memória da resistência indígena contra os conquistadores.
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Dificuldades impostas pela geografia não impediram o avanço espanhol.
Busca espanhola por riquezas minerais (ouro e prata).
Domínio militar espanhol ao longo de décadas.
Derrota do último rei inca, Túpac Amaru, em 1572.
Uso das trilhas incas para dificultar o avanço dos invasores.
Resistência prolongada ao domínio espanhol (décadas de luta).
Integração das elites conquistadas para manter coesão interna.
Língua quíchua ainda falada até hoje.
Religião solar e tradições culturais preservadas.
Importância histórica dos Andes como centro de civilização.
a) Quais foram as causas da queda dessa civilização?
Declínio anterior à chegada dos espanhóis.
Crises nas rotas comerciais.
Possíveis guerras civis e invasões.
Secas prolongadas que geraram escassez de recursos.
(Segundo o texto) não houve resistência militar significativa aos espanhóis, pois o colapso ocorreu antes da conquista.
Persistência em aldeias menores após o abandono das grandes cidades.
Mistério arqueológico que estimulou estudos modernos.
Conhecimento astronômico, arquitetônico e agrícola preservado.
Vestígios materiais (pirâmides, templos, escrita) que permanecem até hoje.
Astecas → conquista rápida; doenças + armas + alianças.
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Terceiro Bimestre.
Atividade escrita individual:
Quais foram os fatores que explicam a derrota dos astecas?
Por que a conquista do Império Inca demorou mais tempo?
O que teria provocado o desaparecimento da civilização maia?
Os astecas caíram rapidamente devido a fatores externos (armas, doenças e alianças).
Os incas resistiram mais tempo por causa da geografia e da coesão interna, mas foram vencidos pela pressão militar e econômica espanhola.
Os maias já estavam em declínio por fatores internos e ambientais, como as secas, antes da chegada europeia.
As doenças trazidas pelos europeus, que enfraqueceram a população asteca.
A superioridade militar dos espanhóis, com armas de fogo, espadas e cavalos.
As alianças dos espanhóis com outros povos indígenas, que se voltaram contra os astecas.
O cerco e a queda de Tenochtitlán em 1521, resultado dessas combinações.
A geografia dos Andes, que dificultava o avanço das tropas espanholas.
As trilhas incas serviam para a defesa e eram um obstáculo para os conquistadores.
O império tinha uma organização social e política integrada, o que dificultou divisões internas.
A resistência prolongada dos incas, que só foram definitivamente derrotados em 1572, com a morte de Túpac Amaru.
O desaparecimento ocorreu antes da chegada dos espanhóis.
Possíveis causas: crises nas rotas comerciais, invasões, guerras civis.
Hipótese mais aceita: longos períodos de seca, que causaram escassez e abandono das cidades.
Declínio gradual do poder político e econômico, levando à migração para pequenas aldeias.
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Atividade com lacunas e associações:
1. astecas
Solicitar que o aluno
associe a imagem ao povo com apoio oral do professor.
Responder apontando ou colando cartões de imagem.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Atividade de escolha
mediada:
O professor ou colega lê as opções e o aluno responde por gestos simples, expressões faciais ou tabuleiro de comunicação (ex.: sim/não ou apontar figuras).
Astecas
1. Os astecas eram mais numerosos que os espanhóis? (sim/não)
2. Os espanhóis usaram armas de fogo e espadas contra os astecas? (sim/não)
3. Os astecas resistiram às doenças trazidas pelos espanhóis? (sim/não)
4. Os espanhóis receberam ajuda de outros povos indígenas para derrotar os
astecas? (sim/não)
5. A capital dos astecas, Tenochtitlán, caiu em 1521? (sim/não)
Incas
6. O Império Inca ficava nos Andes? (sim/não)
7. A geografia das montanhas ajudava os incas a se defenderem? (sim/não)
8. Os incas falavam a língua quíchua? (sim/não)
9. Os espanhóis queriam ouro e prata do território inca? (sim/não)
10.
O último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado
em 1572? (sim/não)
Maias
11. Os maias desapareceram antes da chegada dos espanhóis? (sim/não)
12.
Uma das causas da queda dos maias pode ter
sido a seca? (sim/não)
13.
Os maias abandonaram suas cidades por falta de
água e comida? (sim/não)
14.
Quando os espanhóis chegaram, os maias ainda
tinham um grande império? (sim/não)
15.
Os maias viveram na região da América Central?
(sim/não)
Gabarito
Astecas
Os astecas eram mais numerosos que os espanhóis? → Sim
Os espanhóis usaram armas de fogo e espadas contra os astecas? → Sim
Os astecas resistiram às doenças trazidas pelos espanhóis? → Não
Os espanhóis receberam ajuda de outros povos indígenas para derrotar os astecas? → Sim
A capital dos astecas, Tenochtitlán, caiu em 1521? → Sim
Incas
O Império Inca ficava nos Andes? → Sim
A geografia das montanhas ajudava os incas a se defenderem? → Sim
Os incas falavam a língua quíchua? → Sim
Os espanhóis queriam ouro e prata do território inca? → Sim
O último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado em 1572? → Sim
Maias
Os maias desapareceram antes da chegada dos espanhóis? → Sim
Uma das causas da queda dos maias pode ter sido a seca? → Sim
Os maias abandonaram suas cidades por falta de água e comida? → Sim
Quando os espanhóis chegaram, os maias ainda tinham um grande império? → Não
Os maias viveram na região da América Central? → Sim
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Atividade oral em sua
língua materna:
Permitir que o aluno, com auxílio de intérprete ou bilíngue da comunidade, explique em aquém/akwen as principais diferenças entre astecas, incas e maias.
Se possível, usar imagens para apoiar a fala (pirâmides, Machu Picchu, mapa da América).
MATERIAL:
OS ASTECAS, OS INCAS E OS MAIAS
1. OS ASTECAS. A conquista espanhola do território americano está envolvida por ações violentas contra os povos nativos, com o objetivo de submetê-los e explorar suas riquezas. Esse processo, no entanto, fez eclodir diversas formas de resistência por parte dos povos indígenas. Embora fossem guerreiros destemidos e mais numerosos que os espanhóis, os astecas não resistiram às doenças trazidas pelos europeus, às armas de fogo, às espadas e às alianças com outros povos nativos. A partir de 1519, os astecas foram destruídos pelos espanhóis. O primeiro conflito entre espanhóis e astecas ocorreu em maio de 1520, quando os conquistadores invadiram um templo e mataram dezenas de indígenas. Tenochtlitan caiu em agosto de 1521, após meses de cerco. O sistema de alianças que os espanhóis selaram durante o conflito foi decisivo para a destruição do Império Asteca. Enquanto os espanhóis tinham o apoio de cerca de cinquenta oltepetl, os astecas eram apoiados por apenas três. A tomada de Tenochtlitan, não se tratou da vitória dos espanhóis sobre os indígenas, mas da vitória de diversos grupos étnicos que, aliados aos espanhóis, derrotaram um inimigo comum: os astecas. Os povos nativos coligados aos espanhóis não podiam imaginar que a queda dos astecas era apenas o primeiro grande ato de uma história de destruição que arrastaria depois suas cidades, formas de organização social e política, crenças e milhões de vidas.
2. OS INCAS. Muito difícil e demorada foi a conquista do Império Inca, nos Andes sul-americanos. Ali, tudo dificultava o avanço dos espanhóis, a começar pela geografia, pois os Andes não permitiam grandes deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos incas serviam mais para a defesa nativa do que para os conquistadores. Outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio militar, as elites dos povos por eles incorporados eram integradas e não tinham o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Os incas, além disso, haviam tido a preocupação e o tempo para expandir o uso da sua língua, o quíchua, assim como da sua religião solar. Os espanhóis tardaram décadas a conquistar e desmantelar o Império Inca. Apenas em 1572, o último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado, mais de cinco décadas depois da conquista do México. Enquanto no México a língua espanhola difundiu-se rapidamente, nos Andes o quíchua continua sendo falado até hoje. Os objetivos dos espanhóis eram dois: conquistar riquezas e almas. As minas foram logo exploradas, e carregamentos crescentes de ouro e outros metais foram levados à metrópole europeia. Por conta disso, além da fundação de grandes portos e cidades coloniais, essas riquezas fizeram o fausto da corte da nova capital da Espanha, Madri. [...].
3. OS MAIAS. Os mistérios que culminaram na queda e posteriormente no desaparecimento da civilização Maia por longos anos foram desconhecidos. Porém, esse fator não atuou como causa paralisante das investigações feitas pelos arqueólogos, ao contrário, eles avançaram com algumas teorias, como a da crise nas rotas comerciais, uma invasão e até a ocorrência de uma guerra civil. Contudo, foi a partir da década 90 que antigos registos climáticos foram recolhidos da civilização passada, onde foi possível criar uma nova hipótese para explicar o sumiço da sociedade pré-colombiana: ela teria vivido dois momentos de grande seca. Por isso, quando os espanhóis chegaram à América Central, em 1517, os Maias já não estavam mais presentes no território. Porque depois do momento da grande prosperidade, tanto o poder político quanto o econômico suscetivelmente declinaram em como resultado da escassez. Desse modo, em torno do ano 850, aquela sociedade foi saindo gradualmente das cidades e, em pouco menos de dois séculos, a civilização, que um dia tinha sido a mais notória, acabou sendo abreviada a pequenas aldeias.
Responder apontando ou colando cartões de imagem.
O professor ou colega lê as opções e o aluno responde por gestos simples, expressões faciais ou tabuleiro de comunicação (ex.: sim/não ou apontar figuras).
1. Os astecas eram mais numerosos que os espanhóis? (sim/não)
6. O Império Inca ficava nos Andes? (sim/não)
11. Os maias desapareceram antes da chegada dos espanhóis? (sim/não)
Astecas
Os astecas eram mais numerosos que os espanhóis? → Sim
Os espanhóis usaram armas de fogo e espadas contra os astecas? → Sim
Os astecas resistiram às doenças trazidas pelos espanhóis? → Não
Os espanhóis receberam ajuda de outros povos indígenas para derrotar os astecas? → Sim
A capital dos astecas, Tenochtitlán, caiu em 1521? → Sim
O Império Inca ficava nos Andes? → Sim
A geografia das montanhas ajudava os incas a se defenderem? → Sim
Os incas falavam a língua quíchua? → Sim
Os espanhóis queriam ouro e prata do território inca? → Sim
O último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado em 1572? → Sim
Os maias desapareceram antes da chegada dos espanhóis? → Sim
Uma das causas da queda dos maias pode ter sido a seca? → Sim
Os maias abandonaram suas cidades por falta de água e comida? → Sim
Quando os espanhóis chegaram, os maias ainda tinham um grande império? → Não
Os maias viveram na região da América Central? → Sim
Permitir que o aluno, com auxílio de intérprete ou bilíngue da comunidade, explique em aquém/akwen as principais diferenças entre astecas, incas e maias.
Se possível, usar imagens para apoiar a fala (pirâmides, Machu Picchu, mapa da América).
OS ASTECAS, OS INCAS E OS MAIAS
1. OS ASTECAS. A conquista espanhola do território americano está envolvida por ações violentas contra os povos nativos, com o objetivo de submetê-los e explorar suas riquezas. Esse processo, no entanto, fez eclodir diversas formas de resistência por parte dos povos indígenas. Embora fossem guerreiros destemidos e mais numerosos que os espanhóis, os astecas não resistiram às doenças trazidas pelos europeus, às armas de fogo, às espadas e às alianças com outros povos nativos. A partir de 1519, os astecas foram destruídos pelos espanhóis. O primeiro conflito entre espanhóis e astecas ocorreu em maio de 1520, quando os conquistadores invadiram um templo e mataram dezenas de indígenas. Tenochtlitan caiu em agosto de 1521, após meses de cerco. O sistema de alianças que os espanhóis selaram durante o conflito foi decisivo para a destruição do Império Asteca. Enquanto os espanhóis tinham o apoio de cerca de cinquenta oltepetl, os astecas eram apoiados por apenas três. A tomada de Tenochtlitan, não se tratou da vitória dos espanhóis sobre os indígenas, mas da vitória de diversos grupos étnicos que, aliados aos espanhóis, derrotaram um inimigo comum: os astecas. Os povos nativos coligados aos espanhóis não podiam imaginar que a queda dos astecas era apenas o primeiro grande ato de uma história de destruição que arrastaria depois suas cidades, formas de organização social e política, crenças e milhões de vidas.
2. OS INCAS. Muito difícil e demorada foi a conquista do Império Inca, nos Andes sul-americanos. Ali, tudo dificultava o avanço dos espanhóis, a começar pela geografia, pois os Andes não permitiam grandes deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos incas serviam mais para a defesa nativa do que para os conquistadores. Outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio militar, as elites dos povos por eles incorporados eram integradas e não tinham o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Os incas, além disso, haviam tido a preocupação e o tempo para expandir o uso da sua língua, o quíchua, assim como da sua religião solar. Os espanhóis tardaram décadas a conquistar e desmantelar o Império Inca. Apenas em 1572, o último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado, mais de cinco décadas depois da conquista do México. Enquanto no México a língua espanhola difundiu-se rapidamente, nos Andes o quíchua continua sendo falado até hoje. Os objetivos dos espanhóis eram dois: conquistar riquezas e almas. As minas foram logo exploradas, e carregamentos crescentes de ouro e outros metais foram levados à metrópole europeia. Por conta disso, além da fundação de grandes portos e cidades coloniais, essas riquezas fizeram o fausto da corte da nova capital da Espanha, Madri. [...].
3. OS MAIAS. Os mistérios que culminaram na queda e posteriormente no desaparecimento da civilização Maia por longos anos foram desconhecidos. Porém, esse fator não atuou como causa paralisante das investigações feitas pelos arqueólogos, ao contrário, eles avançaram com algumas teorias, como a da crise nas rotas comerciais, uma invasão e até a ocorrência de uma guerra civil. Contudo, foi a partir da década 90 que antigos registos climáticos foram recolhidos da civilização passada, onde foi possível criar uma nova hipótese para explicar o sumiço da sociedade pré-colombiana: ela teria vivido dois momentos de grande seca. Por isso, quando os espanhóis chegaram à América Central, em 1517, os Maias já não estavam mais presentes no território. Porque depois do momento da grande prosperidade, tanto o poder político quanto o econômico suscetivelmente declinaram em como resultado da escassez. Desse modo, em torno do ano 850, aquela sociedade foi saindo gradualmente das cidades e, em pouco menos de dois séculos, a civilização, que um dia tinha sido a mais notória, acabou sendo abreviada a pequenas aldeias.
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