Aula 93 Da queda dos Astecas à captura de Atahualpa

TEMA: Da queda dos Astecas à captura de Atahualpa
Nossa aula foi:
7ºA, terça-feira, 02 de setembro de 2025.
7ºB, segunda-feira, 01 de setembro de 2025.EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
 
HABILIDADES
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Matriz de Habilidades Essenciais
Reconhecer os impactos da conquista e da colonização do território americano, com ênfase nas consequências para as populações nativas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
 
CONTEÚDO
Resistências indígenas no passado e no presente
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar os principais conquistadores espanhóis e seus feitos (Cortés e Pizarro).
Compreender as estratégias utilizadas na conquista: guerras, alianças e mestiçagem.
Refletir sobre as consequências da conquista para os povos indígenas.
Desenvolver a capacidade de interpretar fontes históricas (texto e imagem: Lienzo de Tlaxcala).
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o texto-base sobre a conquista espanhola e a imagem do Lienzo de Tlaxcala.
Organizar a turma em grupos (Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP):
Grupo 1: Hernán Cortés e a conquista dos astecas.
Grupo 2: Francisco Pizarro e a captura de Atahualpa.
Grupo 3: A importância das alianças indígenas e o papel de La Malinche.
Grupo 4: As consequências da conquista para os povos originários.
 
Entregar uma questão-problema:
“Como a Espanha conseguiu impor seu poder sobre povos tão organizados como astecas e incas?”
Orientar os grupos a produzir cartazes/esquemas destacando:
1. Causas da conquista
Reconhecer o interesse espanhol em riquezas (ouro, prata, terras).
Identificar a ambição dos conquistadores (chamados adelantados) em obter títulos e prestígio.
Entender a expansão do poder espanhol no século XVI como parte do colonialismo europeu.
 
2. Estratégias utilizadas
Mencionar o uso de armas de fogo, cavalos e canhões, que os povos indígenas não possuíam.
Ressaltar as alianças com povos inimigos dos astecas e incas (como retratado no Lienzo de Tlaxcala).
Apontar o uso de traições e emboscadas, como a captura de Atahualpa em Cajamarca.
Destacar a religião cristã como instrumento de dominação e legitimação da conquista.
 
3. Personagens centrais
Hernán Cortés, que liderou a conquista dos astecas.
Francisco Pizarro, que derrotou os incas e capturou Atahualpa.
Atahualpa, imperador inca preso em 1532.
La Malinche, intérprete indígena que teve papel central nas negociações e alianças.
 
4. Consequências para os povos indígenas
Queda de impérios organizados (astecas e incas).
Perda de territórios e riquezas.
Exploração e escravização de populações indígenas.
Mestiçagem cultural e biológica, resultado da convivência forçada.
Impactos demográficos e sociais, como doenças trazidas pelos europeus e violência dos conquistadores.
 
Promover um debate coletivo, no qual cada grupo apresenta suas conclusões.
Encerrar a aula com uma síntese feita pelo professor, relacionando os elementos estudados (guerras, alianças, mestiçagem e resistência).
 
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Terceiro Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder individualmente por escrito:
1. Quem foram Hernán Cortés e Francisco Pizarro?
Hernán Cortés: conquistador espanhol responsável pela derrota da Confederação Asteca, no atual México.
Francisco Pizarro: conquistador espanhol que liderou a conquista do Império Inca, no atual Peru, capturando o imperador Atahualpa em 1532.
Espera-se que os alunos reconheçam que ambos foram personagens centrais da expansão espanhola no século XVI, representando o avanço militar e político da Espanha sobre os povos indígenas da América.
 
2. Qual a importância das alianças indígenas na conquista espanhola?
Os espanhóis contaram com alianças estratégicas com povos rivais dos astecas e incas.
Essas alianças ofereceram apoio militar, logístico e informações sobre o território.
A imagem Lienzo de Tlaxcala mostra a participação de indígenas ao lado de Cortés, evidenciando que a conquista não foi feita apenas pelos espanhóis.
Espera-se que os alunos percebam que as alianças indígenas foram decisivas para o sucesso da conquista espanhola.
 
3. Quais foram as consequências da conquista para astecas e incas?
Destruição dos impérios organizados (astecas e incas).
Perda de autonomia política e cultural.
Expropriação das terras e riquezas em favor da Espanha.
Redução populacional drástica por guerras, escravização e doenças trazidas pelos europeus.
Início da mestiçagem cultural e biológica, marcada pela imposição da religião cristã e pelo contato com os colonizadores.
Espera-se que os alunos compreendam que a conquista resultou em profundas transformações sociais, culturais e econômicas, quase sempre negativas para os povos indígenas.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
a)Atividade de completar lacunas:
b)“O conquistador que dominou os astecas foi ______.”
c) “O inca capturado em Cajamarca se chamava ______.”
d)“A indígena que ajudou Cortés foi ______.”
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
Atividade com imagens e associação:
 
Mostrar imagens de: pirâmide asteca, Machu Picchu e retrato de Cortés.
 
Solicitar que associe a figura ao povo/conquistador com apoio oral do professor.
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
a)Atividade de resposta por expressões faciais, gestos ou tabuleiro de comunicação:
b)Pergunta: “Cortés conquistou os astecas? (sim/não)”
c) Pergunta: “Os incas foram derrotados por Pizarro? (sim/não)”
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Atividade oral, com apoio de intérprete/bilíngue da comunidade:
 
Explicar em sua língua materna as diferenças entre astecas, incas e maias.
 
Utilizar imagens de pirâmides, Machu Picchu e mapa da América para apoiar a fala.
 
MATERIAL:
Da queda dos Astecas à captura de Atahualpa
1. “O período de conquista se estendeu por praticamente todo a século XVI, apesar de oficialmente ter se encerrado em 1556, quando ao rei Felipe II tomou uma série de medidas para abrandar a autoridade e a violência dos conquistadores (...). Esses conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias. Entre os principais conquistadores se destacaram Hernán Cortez que conquistou a Confederação Asteca, no México, e Francisco Pizarro que conquistou o Império Inca, na região do Peru. Num primeiro momento interessava a coroa (...). A partir da segunda metade do século XVI, contudo, essa autonomia passou a incomodar a Espanha, que passou a interferir e agir no sentido de impor a vontade do soberano nas regiões já conquistadas”.
2. A captura de Atahualpa ou a batalha de Cajamarca foi um ataque surpresa ao monarca do império Inca por Francisco Pizarro e suas tropas. Aconteceu na tarde de 16 de novembro de 1532, na praça principal de Cajamarca, alcançando seu objetivo de capturar o inca Atahualpa.
Foto em preto e branco de moto antiga

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
3. A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.

Guerreiros mexicanos, águias e guerreiros jaguar contra os conquistadores espanhóis. Campanha asteca (parte cinco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário