TEMA: Da queda dos
Astecas à captura de Atahualpa
Nossa aula foi:
7ºA,terça-feira,
02 de setembro de 2025 .
7ºB,segunda-feira,
01 de setembro de 2025 .EIXO TEMÁTICO
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
HABILIDADES
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Matriz de Habilidades Essenciais
Reconhecer os impactos da conquista e da colonização do território americano, com ênfase nas consequências para as populações nativas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
CONTEÚDO
Resistências indígenas no passado e no presente
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar os principais conquistadores espanhóis e seus feitos (Cortés e Pizarro).
Compreender as estratégias utilizadas na conquista: guerras, alianças e mestiçagem.
Refletir sobre as consequências da conquista para os povos indígenas.
Desenvolver a capacidade de interpretar fontes históricas (texto e imagem: Lienzo de Tlaxcala).
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o texto-base sobre a conquista espanhola e a imagem do Lienzo de Tlaxcala.
Organizar a turma em grupos (Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP):
Grupo 1: Hernán Cortés e a conquista dos astecas.
Grupo 2: Francisco Pizarro e a captura de Atahualpa.
Grupo 3: A importância das alianças indígenas e o papel de La Malinche.
Grupo 4: As consequências da conquista para os povos originários.
Entregar uma questão-problema:
“Como a Espanha conseguiu impor seu poder sobre povos tão organizados como astecas e incas?”
Orientar os grupos a produzir cartazes/esquemas destacando:
1. Causas da conquista
Reconhecer o interesse espanhol em riquezas (ouro, prata, terras).
Identificar a ambição dos conquistadores (chamados adelantados) em obter títulos e prestígio.
Entender a expansão do poder espanhol no século XVI como parte do colonialismo europeu.
2. Estratégias utilizadas
Mencionar o uso de armas de fogo, cavalos e canhões, que os povos indígenas não possuíam.
Ressaltar as alianças com povos inimigos dos astecas e incas (como retratado no Lienzo de Tlaxcala).
Apontar o uso de traições e emboscadas, como a captura de Atahualpa em Cajamarca.
Destacar a religião cristã como instrumento de dominação e legitimação da conquista.
3. Personagens centrais
Hernán Cortés, que liderou a conquista dos astecas.
Francisco Pizarro, que derrotou os incas e capturou Atahualpa.
Atahualpa, imperador inca preso em 1532.
La Malinche, intérprete indígena que teve papel central nas negociações e alianças.
4. Consequências para os povos indígenas
Queda de impérios organizados (astecas e incas).
Perda de territórios e riquezas.
Exploração e escravização de populações indígenas.
Mestiçagem cultural e biológica, resultado da convivência forçada.
Impactos demográficos e sociais, como doenças trazidas pelos europeus e violência dos conquistadores.
Promover um debate coletivo, no qual cada grupo
apresenta suas conclusões.
Encerrar a aula com uma síntese feita pelo professor, relacionando os elementos estudados (guerras, alianças, mestiçagem e resistência).
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Terceiro Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Responder individualmente por escrito:
1. Quem foram Hernán Cortés e Francisco Pizarro?
Hernán Cortés: conquistador espanhol responsável pela derrota da Confederação Asteca, no atual México.
Francisco Pizarro: conquistador espanhol que liderou a conquista do Império Inca, no atual Peru, capturando o imperador Atahualpa em 1532.
Espera-se que os alunos reconheçam que ambos foram personagens centrais da expansão espanhola no século XVI, representando o avanço militar e político da Espanha sobre os povos indígenas da América.
2. Qual a importância das
alianças indígenas na conquista espanhola?
Os espanhóis contaram com alianças estratégicas com povos rivais dos astecas e incas.
Essas alianças ofereceram apoio militar, logístico e informações sobre o território.
A imagem Lienzo de Tlaxcala mostra a participação de indígenas ao lado de Cortés, evidenciando que a conquista não foi feita apenas pelos espanhóis.
Espera-se que os alunos percebam que as alianças indígenas foram decisivas para o sucesso da conquista espanhola.
3. Quais foram as
consequências da conquista para astecas e incas?
Destruição dos impérios organizados (astecas e incas).
Perda de autonomia política e cultural.
Expropriação das terras e riquezas em favor da Espanha.
Redução populacional drástica por guerras, escravização e doenças trazidas pelos europeus.
Início da mestiçagem cultural e biológica, marcada pela imposição da religião cristã e pelo contato com os colonizadores.
Espera-se que os alunos compreendam que a conquista resultou em profundas transformações sociais, culturais e econômicas, quase sempre negativas para os povos indígenas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
a)Atividade de completar lacunas:
b)“O
conquistador que dominou os astecas foi ______.”
c) “O inca capturado em Cajamarca se chamava ______.”
d)“A indígena
que ajudou Cortés foi ______.”
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
Atividade com imagens e
associação:
Mostrar imagens de:
pirâmide asteca, Machu Picchu e retrato de Cortés.
Solicitar que associe a
figura ao povo/conquistador com apoio oral do professor.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
a)Atividade de
resposta por expressões faciais, gestos ou tabuleiro de comunicação:
b)Pergunta:
“Cortés conquistou os astecas? (sim/não)”
c) Pergunta: “Os incas foram derrotados por Pizarro? (sim/não)”
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Atividade oral, com apoio de intérprete/bilíngue da comunidade:
Explicar em sua língua materna as diferenças entre astecas, incas e
maias.
Utilizar imagens de pirâmides, Machu Picchu e mapa da América para apoiar
a fala.
MATERIAL:
Da queda dos Astecas à captura de Atahualpa
1. “O período de conquista se estendeu por praticamente todo a século XVI, apesar de oficialmente ter se encerrado em 1556, quando ao rei Felipe II tomou uma série de medidas para abrandar a autoridade e a violência dos conquistadores (...). Esses conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias. Entre os principais conquistadores se destacaram Hernán Cortez que conquistou a Confederação Asteca, no México, e Francisco Pizarro que conquistou o Império Inca, na região do Peru. Num primeiro momento interessava a coroa (...). A partir da segunda metade do século XVI, contudo, essa autonomia passou a incomodar a Espanha, que passou a interferir e agir no sentido de impor a vontade do soberano nas regiões já conquistadas”.
2. A captura de Atahualpa ou a batalha de Cajamarca foi um ataque surpresa ao monarca do império Inca por Francisco Pizarro e suas tropas. Aconteceu na tarde de 16 de novembro de 1532, na praça principal de Cajamarca, alcançando seu objetivo de capturar o inca Atahualpa.

3. A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.
Nossa aula foi:
7ºA,
7ºB,
O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
Matriz de Habilidades Essenciais
Reconhecer os impactos da conquista e da colonização do território americano, com ênfase nas consequências para as populações nativas.
A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação:
Resistências indígenas no passado e no presente
Os objetivos da aula são:
Identificar os principais conquistadores espanhóis e seus feitos (Cortés e Pizarro).
Compreender as estratégias utilizadas na conquista: guerras, alianças e mestiçagem.
Refletir sobre as consequências da conquista para os povos indígenas.
Desenvolver a capacidade de interpretar fontes históricas (texto e imagem: Lienzo de Tlaxcala).
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o texto-base sobre a conquista espanhola e a imagem do Lienzo de Tlaxcala.
Organizar a turma em grupos (Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP):
Grupo 1: Hernán Cortés e a conquista dos astecas.
Grupo 2: Francisco Pizarro e a captura de Atahualpa.
Grupo 3: A importância das alianças indígenas e o papel de La Malinche.
Grupo 4: As consequências da conquista para os povos originários.
“Como a Espanha conseguiu impor seu poder sobre povos tão organizados como astecas e incas?”
Orientar os grupos a produzir cartazes/esquemas destacando:
1. Causas da conquista
Reconhecer o interesse espanhol em riquezas (ouro, prata, terras).
Identificar a ambição dos conquistadores (chamados adelantados) em obter títulos e prestígio.
Entender a expansão do poder espanhol no século XVI como parte do colonialismo europeu.
Mencionar o uso de armas de fogo, cavalos e canhões, que os povos indígenas não possuíam.
Ressaltar as alianças com povos inimigos dos astecas e incas (como retratado no Lienzo de Tlaxcala).
Apontar o uso de traições e emboscadas, como a captura de Atahualpa em Cajamarca.
Destacar a religião cristã como instrumento de dominação e legitimação da conquista.
Hernán Cortés, que liderou a conquista dos astecas.
Francisco Pizarro, que derrotou os incas e capturou Atahualpa.
Atahualpa, imperador inca preso em 1532.
La Malinche, intérprete indígena que teve papel central nas negociações e alianças.
Queda de impérios organizados (astecas e incas).
Perda de territórios e riquezas.
Exploração e escravização de populações indígenas.
Mestiçagem cultural e biológica, resultado da convivência forçada.
Impactos demográficos e sociais, como doenças trazidas pelos europeus e violência dos conquistadores.
Encerrar a aula com uma síntese feita pelo professor, relacionando os elementos estudados (guerras, alianças, mestiçagem e resistência).
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Terceiro Bimestre.
Responder individualmente por escrito:
1. Quem foram Hernán Cortés e Francisco Pizarro?
Hernán Cortés: conquistador espanhol responsável pela derrota da Confederação Asteca, no atual México.
Francisco Pizarro: conquistador espanhol que liderou a conquista do Império Inca, no atual Peru, capturando o imperador Atahualpa em 1532.
Espera-se que os alunos reconheçam que ambos foram personagens centrais da expansão espanhola no século XVI, representando o avanço militar e político da Espanha sobre os povos indígenas da América.
Os espanhóis contaram com alianças estratégicas com povos rivais dos astecas e incas.
Essas alianças ofereceram apoio militar, logístico e informações sobre o território.
A imagem Lienzo de Tlaxcala mostra a participação de indígenas ao lado de Cortés, evidenciando que a conquista não foi feita apenas pelos espanhóis.
Espera-se que os alunos percebam que as alianças indígenas foram decisivas para o sucesso da conquista espanhola.
Destruição dos impérios organizados (astecas e incas).
Perda de autonomia política e cultural.
Expropriação das terras e riquezas em favor da Espanha.
Redução populacional drástica por guerras, escravização e doenças trazidas pelos europeus.
Início da mestiçagem cultural e biológica, marcada pela imposição da religião cristã e pelo contato com os colonizadores.
Espera-se que os alunos compreendam que a conquista resultou em profundas transformações sociais, culturais e econômicas, quase sempre negativas para os povos indígenas.
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
a)Atividade de completar lacunas:
Da queda dos Astecas à captura de Atahualpa
1. “O período de conquista se estendeu por praticamente todo a século XVI, apesar de oficialmente ter se encerrado em 1556, quando ao rei Felipe II tomou uma série de medidas para abrandar a autoridade e a violência dos conquistadores (...). Esses conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias. Entre os principais conquistadores se destacaram Hernán Cortez que conquistou a Confederação Asteca, no México, e Francisco Pizarro que conquistou o Império Inca, na região do Peru. Num primeiro momento interessava a coroa (...). A partir da segunda metade do século XVI, contudo, essa autonomia passou a incomodar a Espanha, que passou a interferir e agir no sentido de impor a vontade do soberano nas regiões já conquistadas”.
2. A captura de Atahualpa ou a batalha de Cajamarca foi um ataque surpresa ao monarca do império Inca por Francisco Pizarro e suas tropas. Aconteceu na tarde de 16 de novembro de 1532, na praça principal de Cajamarca, alcançando seu objetivo de capturar o inca Atahualpa.
3. A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário