Aula 129 Tipos Básicos de Mercantilismo

TEMA: Tipos Básicos de Mercantilismo
Nossa aula foi:
7ºA, sexta-feira, 7 de novembro de 2025.
7ºB, quinta-feira, 6 de novembro de 2025.EIXO TEMÁTICO
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
 
HABILIDADES
(GO-EF07HI14-C) Compreender a forma de produção predominante na América Portuguesa e sua relação com o comércio triangular estabelecido entre Europa, África e América, seus objetivos, mercados e interesses.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar a Expansão ultramarina, a exploração e o comércio entre europeus e povos indígenas originários.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental:
 
CONTEÚDO
Mercantilismo: expansão e colonização da América, África e Oriente
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar os diferentes tipos de mercantilismo (metalista, comercial e industrial).
Compreender o conceito de balança comercial e sua importância para as metrópoles no período moderno.
Analisar o papel das colônias dentro da lógica mercantilista.
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto, análise de dados e argumentação.
 
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com uma pergunta disparadora para a turma
Pergunta 1: Foco em Comércio (Analogia)
Pergunta Disparadora: "Imaginem que a nossa turma tem uma loja que vende brigadeiros. Para a gente ter lucro no final do mês, é melhor a gente vender muitos brigadeiros e comprar poucos ingredientes, ou comprar muitos ingredientes e vender poucos brigadeiros? Por quê?"
 
Respostas Esperadas dos Alunos:
É melhor vender muito e comprar pouco!
 
Porque assim entra mais dinheiro do que sai, e o que sobra é o nosso lucro.
 
Afirmar que o raciocínio deles está perfeito. Explicar que os reinos europeus pensavam exatamente como donos de uma loja: eles queriam vender o máximo de produtos possível (exportar) e comprar o mínimo (importar). Dizer: "Essa ideia de vender mais do que comprar para lucrar era o principal objetivo do Mercantilismo, e o nome disso é balança comercial favorável".
 
Pergunta 2: Foco na Relação Metrópole-Colônia
Pergunta Disparadora: "Quando pensamos na relação entre Portugal e Brasil na época colonial, vocês acham que era uma relação de igual para igual, como uma amizade, ou uma relação onde um mandava e o outro obedecia? Quem lucrava mais nessa história?
 
Respostas Esperadas dos Alunos:
Não era de igual para igual, Portugal mandava em tudo.
 
Portugal lucrava mais, porque eles vinham aqui para pegar nossas riquezas, como o ouro e o pau-brasil.
 
Usar a resposta para introduzir o conceito do Pacto Colonial. Explicar que o Brasil, como colônia, era obrigado a enriquecer Portugal, a metrópole. Isso era a regra do jogo: a colônia existia para garantir que a balança comercial da metrópole fosse sempre positiva, fornecendo matérias-primas baratas (o que Portugal "comprava" por pouco) e comprando os produtos manufaturados caros (o que Portugal "vendia" por muito).
 
Apresentar o tema da aula: Mercantilismo.
Realizar um levantamento prévio com os alunos sobre o que eles entendem por "riqueza de um país", "comércio" e "trocas".
 
Distribuir o texto de referência e explicar a dinâmica de rotação por estações.
 
Rotação por Estações
Estação 1: Especialistas em Mercantilismo
Procedimento: Os alunos devem ler o texto e focar na seção "1.1 Metalismo", "1.2 Mercantilismo comercial" e "1.3 Mercantilismo industrial". O grupo deve discutir e registrar em uma folha as características principais de cada tipo.
 
Alinhamento com Descritores de Língua Portuguesa:
D027_P (8º ano): Solicitar que o grupo identifique a ideia central de cada parágrafo (a definição de um tipo de mercantilismo) e as ideias secundárias (os países que o praticavam e como).
D044_P (9º ano): Pedir para os alunos sublinharem as marcas linguísticas que caracterizam cada tipo de mercantilismo, como "metais preciosos", "marinha mercante" e "indústria".
D023_P (6º e 7º ano): Fazer perguntas para que infiram informações, como: "Por que a Inglaterra passou do mercantilismo comercial para o industrial?".
 
O que se espera: Que os alunos consigam extrair as informações mais diretas do texto. Seus registros em folha devem ser simples e objetivos, demonstrando uma compreensão literal do que foi lido.
 
Exemplo de registro esperado pelos alunos:
Metalismo: É da Espanha. Eles pegavam ouro e prata das colônias.
 
Mercantilismo Comercial: É da Inglaterra. Usavam a marinha para fazer comércio e ganhar dinheiro.
 
Mercantilismo Industrial: É da Inglaterra e da França. Eles começaram a produzir coisas em indústrias para vender.
 
Alinhamento com D023_P (Inferir informações)
Pergunta-chave: "Por que a Inglaterra passou do mercantilismo comercial para o industrial?"
 
O que se espera (resposta ideal): Que os alunos conectem as duas informações do texto e concluam que o sucesso no comércio gerou o dinheiro e a necessidade de produzir mais, levando à industrialização. Uma resposta completa seria: "Porque o texto diz que o comércio 'estimulou' a indústria. Isso quer dizer que, como a Inglaterra estava ganhando muito dinheiro com o comércio, ela usou esse dinheiro para construir fábricas e lucrar ainda mais".
 
O que se espera (respostas mais comuns): Respostas mais simples e diretas, como "Porque a indústria dava mais lucro" ou "Porque eles evoluíram".
 
Possível dificuldade: Esta é a tarefa mais desafiadora, pois exige que o aluno vá além do que está escrito. É o momento em que a discussão em grupo se torna mais rica. O professor deve estar preparado para mediar, incentivando os alunos a pensarem no significado da palavra "estimulou" e a fazerem a conexão entre as duas fases do mercantilismo inglês.
 
Estação 2: A Balança do Poder
Procedimento: Os alunos devem ler a seção "2. Balança comercial" e analisar a imagem das balanças. Eles devem discutir e responder por escrito o que uma balança comercial favorável e uma desfavorável representam e qual delas era o objetivo das metrópoles.
 
Alinhamento com Descritores de Língua Portuguesa:
D038_P (6º e 9º ano): Levar os alunos a distinguir o fato (a definição de balança comercial) da opinião implícita na perspectiva da metrópole (de que a exploração colonial era um meio legítimo para atingir uma balança favorável).
D042_P (7º ano): Discutir o uso da expressão "Balança comercial" como uma figura de linguagem (metáfora) para representar as finanças de um país.
D030_P (8º ano): Apresentar a competição entre as nações por uma balança comercial favorável como o conflito gerador do sistema colonial.
 
1. Procedimento Principal: Leitura, Análise da Imagem e Resposta
O que se espera: Que os alunos compreendam a definição literal de balança comercial e a apliquem à imagem. Eles devem conseguir verbalizar ou escrever que o objetivo era ter mais saídas (exportações) do que entradas (importações).
 
Exemplo de resposta escrita esperada pelos alunos:
Balança favorável: "É quando o país vende mais coisas para fora (exporta) do que compra de outros países (importa). Assim, ele ganha mais dinheiro do que gasta."
 
Balança desfavorável: "É quando o país compra mais do que vende, então ele gasta mais dinheiro do que ganha."
 
Interesse da metrópole: "A metrópole queria a balança favorável (desenho da balança pendendo para o lado da exportação), porque o objetivo era acumular riquezas."
 
2. Alinhamento com D038_P (Distinguir fato de opinião)
O que se espera: Esta é uma habilidade sofisticada. Espera-se que, com a mediação do professor, os alunos percebam que a fonte apresenta tanto um fato quanto uma perspectiva (opinião).
 
A mediação do professor é crucial aqui. Ele pode perguntar:
 
"A frase 'Balança comercial é um termo econômico que define a diferença entre as exportações e importações' é um fato ou uma opinião?". Os alunos devem identificar como fato.
 
"Agora, a frase 'As colônias tinham um papel único a desempenhar' para garantir o lucro da metrópole. Isso é um fato neutro ou é a visão, a opinião, da própria metrópole sobre o papel da colônia?"
 
Resposta esperada (após a discussão): "A definição do que é balança comercial é um fato. Mas a parte que diz que a colônia serve para isso é a opinião da metrópole, é o jeito como eles justificavam a exploração."
 
3. Alinhamento com D042_P (Reconhecer efeito de sentido de figuras de linguagem)
O que se espera: Que os alunos entendam por que a metáfora da "balança" é utilizada.
 
O professor pode perguntar: "Por que usamos a palavra 'balança' para falar de comércio? O que uma balança de verdade faz?"
 
Resposta esperada: "Porque uma balança serve para comparar o peso de dois lados. Na economia, eles usam a balança para comparar o 'peso' do dinheiro que entra com o dinheiro que sai. É como se estivessem pesando as vendas e as compras." Essa resposta demonstra que o aluno compreendeu a relação simbólica entre o objeto e o conceito econômico.
 
4. Alinhamento com D030_P (Reconhecer o conflito gerador)
O que se espera: Que os alunos conectem a busca pela balança favorável com a necessidade de explorar as colônias, entendendo essa busca como a origem (conflito) do sistema colonial.
 
O professor pode perguntar: "Se todos os países da Europa queriam ter uma balança favorável (vender mais e comprar menos), como eles poderiam fazer isso ao mesmo tempo? Onde eles conseguiam produtos baratos para vender caro?"
 
Resposta esperada: "Eles não podiam, por isso competiam. Eles criaram as colônias para serem a solução. A metrópole pegava as riquezas da colônia quase de graça e vendia para outros países, ou forçava a colônia a comprar só dela. A disputa por ter a balança favorável é o que fez eles criarem todo o sistema de exploração." Isso mostra que o aluno entendeu a relação de causa e consequência que estrutura o período histórico.
 
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Quarto Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Aplicar um questionário com 3 a 5 perguntas objetivas e discursivas, abordando:
 
Diferenciação entre os tipos de mercantilismo.
 
Explicação do que é uma balança comercial favorável.
 
Análise de uma pequena tabela ou gráfico de exportação/importação para identificar se a balança é favorável ou desfavorável.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Utilizar uma avaliação de múltipla escolha com frases curtas e diretas.
 
Propor uma atividade de associação: uma coluna com os tipos de mercantilismo (Metalismo, Comercial, Industrial) e outra com palavras-chave (Ouro, Navios, Fábricas) para que o aluno ligue os conceitos correspondentes.
 
Usar imagens de uma balança equilibrada, uma pendendo para exportações e outra para importações, e pedir para o aluno circular a que representa o interesse da metrópole.
 
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem escrever)
A avaliação deve ser oral e visual.
 
Mostrar figuras representando ouro/prata, navios e uma fábrica. Falar o nome de um tipo de mercantilismo (ex: "Metalismo") e pedir que o aluno aponte para a figura correspondente.
 
Usar duas imagens de balanças (uma com mais peso do lado da "saída de produtos" e outra com mais peso na "entrada de produtos"). Perguntar, com apoio gestual: "Qual balança o rei queria?". O aluno deve apontar para a imagem correta.
 
3. 🧑‍🦽 Aluno com paralisia cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
A avaliação deve se basear em respostas não verbais, como olhar direcionado, piscar de olhos, ou o uso de um cartão "sim/não" que possa ser indicado.
 
Mostrar ao aluno duas figuras por vez (ex: uma de ouro e uma de navio). Fazer uma pergunta de "sim" ou "não": "Isto (apontar para a figura do ouro) é para o Metalismo?". Aguardar o sinal de "sim" ou "não" do aluno.
 
Para a balança comercial, mostrar a imagem da balança favorável e perguntar: "Era esta que a metrópole queria?". Aguardar a sinalização de "sim" ou "não". A mediação deve ser individualizada e paciente, garantindo que o aluno compreenda a pergunta.
 
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
A principal barreira é o idioma. O ideal é contar com o apoio de um intérprete ou professor bilíngue da comunidade.
 
Com intérprete: A avaliação comum pode ser traduzida e aplicada oralmente, e as respostas do aluno podem ser traduzidas de volta para o português.
 
Sem intérprete: Focar em uma avaliação visual e gestual. Usar as mesmas figuras da avaliação para o aluno com Síndrome de Down (ouro, navio, fábrica, balanças). Apontar para a figura do ouro e tentar associá-la à Espanha, usando um mapa, se possível. Fazer o mesmo com navios e Inglaterra. A avaliação será baseada na capacidade do aluno de associar os conceitos visuais após a explicação adaptada, também visual. É crucial usar gestos universais e uma comunicação não verbal clara, respeitando as especificidades culturais e o ritmo de aprendizagem.
 
MATERIAL:
Tipos Básicos de Mercantilismo
1.1 Metalismo – forma praticada pelos espanhóis que, pelo fato de possuírem colônias produtoras de metais preciosos, importavam manufaturas e alimentos e exportavam esses metais (pagamento em moedas de ouro e prata);
1.2 Mercantilismo comercial – forma de mercantilismo baseada no comércio. Inicialmente foi praticado pelos ingleses, já que possuíam uma excelente marinha mercante; conseguiram aumentar seu comércio por meio do comércio internacional de mercadorias;
1.3 Mercantilismo industrial – mercantilismo baseado na indústria. Na Inglaterra, o desenvolvimento comercial estimulou a indústria que, aos poucos, passou a superar o comércio em importância. Na França, o mercantilismo industrial foi incentivado por Colbert, ministro de Luís XIV.
2. Balança comercial é um termo econômico que define a diferença entre as exportações e importações de um país. Abrange todos os produtos, bens e serviços, vendidos e comprados. As colônias tinham um papel único a desempenhar, no sentido de garantir às suas metrópoles os meios de obterem uma balança comercial favorável nas trocas com outros países. Na imagem a seguir escreva o que cada uma destas balanças representa e marque qual delas representa os interesses das metrópoles.

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