TEMA: Escravidão moderna
Nossa aula foi:
7ºA, terça-feira,
11 de novembro de 2025 .
7ºB,terça-feira,
11 de novembro de 2025 .EIXO TEMÁTICO
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
HABILIDADES
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
Matriz de Habilidades Essenciais
Compreender sobre o processo do tráfico de escravizados, suas dinâmicas e seus impactos sociais e econômicos.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados:
CONTEÚDO
Conceito de escravidão em diferentes tempos e espaços
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de escravidão moderna e sua diferença em relação à escravidão antiga.
Identificar formas contemporâneas de trabalho escravo no Brasil e no mundo.
Estimular a reflexão crítica sobre os direitos humanos e a dignidade do trabalhador.
Relacionar dados numéricos apresentados no texto à leitura e interpretação de gráficos.
Desenvolver a capacidade de interpretação textual, inferência de informações e distinção entre fatos e opiniões.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de
aula:
Apresentar os objetivos da aula e ativar conhecimentos prévios sobre a escravidão no Brasil. Perguntar aos alunos o que compreendem por “escravidão moderna”.
Alinhamento com Língua Portuguesa (7º ano): D023_P (Inferir informações em textos).
Alinhamento com Matemática (7º ano): D037_M (Utilizar área de figuras bidimensionais na resolução de problema), ao interpretar proporções em gráficos.
Possíveis respostas dos alunos
Relacionar escravidão moderna ao trabalho forçado, mesmo sem vínculo formal, em fazendas, indústrias ou casas, onde as pessoas trabalham sob ameaça ou contra a vontade.
Referir que escravidão moderna envolve condições
degradantes, como ausência de liberdade ou de pagamento adequado, jornadas
excessivas e maus-tratos físicos e psicológicos.
Mencionar o uso de dívidas para forçar o
trabalhador a não abandonar o emprego, retenção de documentos e promessas
enganosas de melhores condições de vida.
Apontar que, embora a escravidão antiga tenha
acabado pela Lei Áurea, ainda existem situações semelhantes atualmente devido a
questões socioeconômicas.
Associar escravidão moderna ao tráfico de pessoas,
exploração sexual e até trabalho infantil, conforme mostram reportagens e
campanhas de conscientização.
Distinguir entre a escravidão legalmente permitida
no passado e a atual prática criminalizada pelo Código Penal Brasileiro.
Aplicar a metodologia ativa “Sala de Aula
Invertida”:
Na aula anterior, solicitar que os alunos leiam o texto “Escravidão moderna” e façam anotações de pontos importantes e dúvidas.
Iniciar esta aula com debates em duplas e grupos, compartilhando as anotações e ampliando o entendimento coletivo.
Realizar a leitura compartilhada do texto com destaque para termos e informações principais.
Informações essenciais do texto “Escravidão
moderna”
A escravidão no Brasil durou cerca de 300 anos e foi abolida pela Lei Áurea em 1888.
Embora banida pela lei, formas de escravidão
continuam existindo no Brasil e no mundo, caracterizando a chamada escravidão
moderna.
Escravidão moderna envolve pessoas forçadas a
trabalhar contra sua vontade por meio de intimidação, ameaça, violência física
ou psicológica.
Diferença principal: escravidão antiga era
legalmente permitida, e pessoas eram tratadas como propriedade, enquanto hoje
isso é proibido pelo Código Penal Brasileiro.
Antes, havia alto custo para comprar um escravo;
atualmente, vítimas geralmente são aliciadas e o gasto é menor, muitas vezes
resumido ao transporte.
A escravidão colonial e imperial era baseada em
critérios étnicos (negros e indígenas); hoje, fatores econômicos, como pobreza
e miséria, tornam pessoas vulneráveis à escravidão moderna.
Semelhança entre os dois períodos: uso de medidas
intimidatórias e punições para manter as pessoas submetidas à escravidão.
Estimativa mundial: mais de 45,8 milhões de pessoas
vivem em condições de escravidão, conforme o Índice Global de Escravidão
(Fundação Walk Free, 2016).
Tipos de trabalhos associados à escravidão moderna
incluem: indústria da pesca, tráfico de drogas (inclusive infantil), exploração
sexual, crianças obrigadas a pedir esmolas, serviço doméstico e agrícola em
propriedades privadas fora da fiscalização pública.
Pessoas são atraídas por falsas promessas de
emprego, levadas a lugares isolados, têm documentos retidos e são forçadas a
quitar dívidas com trabalho gratuito.
Fatores que ampliam a vulnerabilidade à escravidão
moderna: pobreza, falta de oportunidades, discriminação de gênero, xenofobia e
patriarcado.
Condições degradantes: mortes, castigos físicos,
alojamentos precários sem água potável, alimentação inadequada, ausência de
equipamentos de proteção e jornadas acima de 12 horas diárias.
Propor que os alunos identifiquem fatos (dados
concretos) e opiniões (interpretações sobre os fatos).
Alinhamento com Língua Portuguesa (6º e 9º anos, por progressão): D038_P / D038_P Identificar fato e opinião.
Fatos (dados concretos) e marcas textuais
O regime escravocrata desempenhou importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888.
Marca textual: “durou cerca de 300 anos”, “abolida
através da Lei Áurea em 1888”
O trabalho escravo foi banido legalmente no Brasil
e em quase todos os países do mundo.
Marca textual: “foi banido no Brasil e em quase
todos os países do mundo”
A expressão “escravidão moderna” é usada para
designar relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma
atividade contra a sua vontade mediante intimidação.
Marca textual: “é usada para designar as relações
de trabalho em que pessoas são forçadas...”
Na escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa
fosse propriedade da outra.
Marca textual: “a lei permitia que uma pessoa fosse
propriedade da outra”
O Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa
seja tratada como mercadoria.
Marca textual: “O Código Penal Brasileiro
proíbe...”
Nos tempos antigos, os escravos eram negros ou
indígenas.
Marca textual: “era determinada por características
étnicas: os escravos eram negros ou indígenas”
A escravidão moderna enfrenta menor importância de
características étnicas; pessoas em situação de pobreza e miséria são vítimas.
Marca textual: “Hoje essa característica tem menor
importância...”
Segundo a Fundação Walk Free, atualmente a
escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo.
Marca textual: “Mais de 45,8 milhões de pessoas em
todo o mundo”
Tipos de trabalho escravo mencionados: indústria da
pesca, tráfico de drogas, exploração sexual, crianças obrigadas a esmolar,
trabalho em propriedades privadas.
Marca textual: “a Walk Free aponta...”, “trabalhos
vinculados às drogas...”, “exploração sexual...”, “crianças obrigadas por
criminosos a pedir esmolas...”
Vítimas são atraídas por falsas promessas, levadas
a lugares isolados, documentos retidos, endividadas com trabalho gratuito.
Marca textual: “levadas a lugares isolados, onde
têm seus documentos retidos...”
Pobreza, falta de oportunidades, xenofobia,
patriarcado e discriminação de gênero contribuem para o aumento da escravidão
moderna.
Marca textual: “a pobreza e a falta de
oportunidades desempenham importante papel...”
Símbolos da escravidão moderna: mortes, castigos
físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, jornadas superiores a
12 horas diárias, sem água potável, sem alimentação adequada.
Marca textual: “é caracterizado por mortes e
castigos físicos... jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias...”
Opiniões (interpretações sobre os fatos) e marcas
textuais
Isso quer dizer que não existe mais escravidão no país?
Marca textual: “Isso quer dizer que não existe mais
escravidão no país?” (questionamento sugestivo)
Não exatamente!
Marca textual: “Não exatamente!” (afirmação
interpretativa)
São escravizadas as pessoas em situação de pobreza
e miséria.
Marca textual: “são escravizadas as pessoas em
situação de pobreza e miséria” (generalização interpretativa)
Medidas intimidadoras e punitivas aplicadas às
pessoas em situação de escravidão são semelhantes entre os dois períodos.
Marca textual: “O que existe de semelhança entre os
dois períodos são as medidas intimidadoras e punitivas...” (interpretação
comparativa)
A grande maioria das pessoas nessa situação é
atraída por falsas promessas de emprego e melhoria de vida.
Marca textual: “A grande maioria das pessoas nessa
situação é atraída por falsas promessas...” (estimativa pressuposta)
Outros fatores contribuintes além das desigualdades
sociais são a xenofobia, o patriarcado e a discriminação de gênero.
Marca textual: “Outros fatores contribuintes além
das desigualdades sociais...” (interpretação dos fatores)
Essas condições são degradantes e desumanas.
Marca textual: “A grande maioria das pessoas nessa
situação é atraída por falsas promessas...” (caráter opinativo/descritivo no
uso de ‘degradantes’, ‘abusivas’, ‘castigos’)
Material didático:
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Quarto Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um parágrafo argumentativo relacionando o texto estudado à realidade brasileira atual.
Representar graficamente
um dado do texto (porcentagem de pessoas escravizadas).
Critérios: compreensão
histórica, interpretação de texto e utilização coerente de dados numéricos.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Realizar leitura guiada do texto com apoio de imagens.
Marcar, com cores,
trechos que mostrem injustiça e liberdade.
Responder oralmente a
perguntas orientadas sobre o que entendeu.
2. 🧠 Aluno com Síndrome de Down (não sabe ler nem
escrever)
A avaliação deve ser oral e visual.
Identificar imagens de pessoas em diferentes situações de trabalho e associar as que demonstram trabalho escravo e as que indicam trabalho digno.
Expressar compreensões por meio de desenhos ou
colagem.
3. 🧑🦽 Aluno com paralisia
cerebral (não lê, não escreve, nem se comunica efetivamente)
Utilizar pranchas de
comunicação alternativa (figuras de escolhas binárias: escravidão × liberdade,
justiça × injustiça).
O professor avalia pela
seleção de imagens e expressões faciais de aceitação ou recusa.
4. 🌿 Aluno indígena xavante (idioma Akwẽ/Acuen)
Envolver intérprete bilíngue (Português–Akwẽ) para mediação.
Solicitar que o aluno conte, em sua língua, como compreende o tema após
visualização de imagens contextualizadas.
Valorizar a oralidade e o saber cultural, comparando os conceitos de
liberdade no contexto xavante.
MATERIAL:
Escravidão moderna
1. O regime escravocrata desempenhou importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888. Isso quer dizer que não existe mais escravidão no país?
2. Não exatamente! Mesmo que o trabalho escravo tenha sido banido no Brasil e em quase todos os países do mundo, ele continua a atingir muitas pessoas. Confira de que forma a chamada escravidão moderna acontece na sociedade brasileira e que medidas têm sido adotadas para combater o problema.
3. A expressão “escravidão moderna” é usada para designar as relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade mediante formas de intimidação, como ameaça, detenção, violência física ou psicológica.
4. A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e imperial. A principal diferença é que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de dinheiro. Hoje, o Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa seja tratada como mercadoria.
5. Outra distinção é que os custos para adquirir um escravo eram mais altos antes, quando ele precisava ser comprado. Hoje, as pessoas em situação de escravidão são geralmente aliciadas e muitas vezes o patrão gasta apenas com o transporte até a propriedade.
6. Por último, a mão de obra escrava nos tempos coloniais e imperiais era determinada por características étnicas: os escravos eram negros ou indígenas. Hoje essa característica tem menor importância, são escravizadas as pessoas em situação de pobreza e miséria.
7. O que existe de semelhança entre os dois períodos são as medidas intimidadoras e punitivas aplicadas às pessoas em situação de escravidão.
8. Atualmente, a escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo. É o que diz o Índice Global de Escravidão, publicado em 2016 pela Fundação Walk Free, da Austrália. A organização define a escravidão como “uma situação de exploração da qual não se consegue sair porque está sob ameaça, violência, coerção ou abuso de poder”.
9. Como principais tipos de trabalho que empregam mão de obra escrava, a Walk Free aponta
9.1 a indústria da pesca, onde milhares de pessoas são forçadas a trabalhar em barcos de pesca, podendo permanecer anos sem ver a costa. As vítimas desse tipo de trabalho relatam que quem é pego tentando escapar pode ser morto ou lançado ao mar;
9.2 trabalhos vinculados às drogas, que empregam inclusive trabalho escravo infantil;
9.3 exploração sexual, que faz cerca de 4,5 milhões de vítimas, sendo uma a cada quatro delas menor de idade;
9.4 o relatório aponta ainda que muitas crianças ao redor do mundo são obrigadas por criminosos a pedir esmolas nas ruas;
9.5 grande parte da escravidão moderna acontece em propriedades particulares como casas e fazendas, longe da visão do público.
10. A grande maioria das pessoas nessa situação é atraída por falsas promessas de emprego e melhoria de vida. Contudo, acabam sendo levadas a lugares isolados, onde têm seus documentos retidos e são atrelados a uma dívida, que deve ser quitada com “trabalho gratuito”.
11. Segundo a Fundação Walk Free, a pobreza e a falta de oportunidades desempenham importante papel no aumento da vulnerabilidade das pessoas à escravidão moderna. Outros fatores contribuintes além das desigualdades sociais são a xenofobia, o patriarcado e a discriminação de gênero.
13. Ainda hoje, o trabalho escravo é caracterizado por mortes e castigos físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, com jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias, sem alimentação, sem água potável e sem equipamentos de proteção.
7ºB,
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
Matriz de Habilidades Essenciais
Compreender sobre o processo do tráfico de escravizados, suas dinâmicas e seus impactos sociais e econômicos.
A escravidão moderna e o tráfico de escravizados:
Conceito de escravidão em diferentes tempos e espaços
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de escravidão moderna e sua diferença em relação à escravidão antiga.
Identificar formas contemporâneas de trabalho escravo no Brasil e no mundo.
Estimular a reflexão crítica sobre os direitos humanos e a dignidade do trabalhador.
Relacionar dados numéricos apresentados no texto à leitura e interpretação de gráficos.
Desenvolver a capacidade de interpretação textual, inferência de informações e distinção entre fatos e opiniões.
Apresentar os objetivos da aula e ativar conhecimentos prévios sobre a escravidão no Brasil. Perguntar aos alunos o que compreendem por “escravidão moderna”.
Alinhamento com Língua Portuguesa (7º ano): D023_P (Inferir informações em textos).
Alinhamento com Matemática (7º ano): D037_M (Utilizar área de figuras bidimensionais na resolução de problema), ao interpretar proporções em gráficos.
Relacionar escravidão moderna ao trabalho forçado, mesmo sem vínculo formal, em fazendas, indústrias ou casas, onde as pessoas trabalham sob ameaça ou contra a vontade.
Na aula anterior, solicitar que os alunos leiam o texto “Escravidão moderna” e façam anotações de pontos importantes e dúvidas.
Iniciar esta aula com debates em duplas e grupos, compartilhando as anotações e ampliando o entendimento coletivo.
Realizar a leitura compartilhada do texto com destaque para termos e informações principais.
A escravidão no Brasil durou cerca de 300 anos e foi abolida pela Lei Áurea em 1888.
Alinhamento com Língua Portuguesa (6º e 9º anos, por progressão): D038_P / D038_P Identificar fato e opinião.
Fatos (dados concretos) e marcas textuais
O regime escravocrata desempenhou importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888.
Isso quer dizer que não existe mais escravidão no país?
Texto: Seduc GO, NetEscola 7º ano, Quarto Bimestre.
Produzir um parágrafo argumentativo relacionando o texto estudado à realidade brasileira atual.
1. Alunos com déficit intelectual que sabem ler
Realizar leitura guiada do texto com apoio de imagens.
Identificar imagens de pessoas em diferentes situações de trabalho e associar as que demonstram trabalho escravo e as que indicam trabalho digno.
Escravidão moderna
1. O regime escravocrata desempenhou importante influência sobre a estrutura social do Brasil, onde a escravidão durou cerca de 300 anos e foi abolida através da Lei Áurea em 1888. Isso quer dizer que não existe mais escravidão no país?
2. Não exatamente! Mesmo que o trabalho escravo tenha sido banido no Brasil e em quase todos os países do mundo, ele continua a atingir muitas pessoas. Confira de que forma a chamada escravidão moderna acontece na sociedade brasileira e que medidas têm sido adotadas para combater o problema.
3. A expressão “escravidão moderna” é usada para designar as relações de trabalho em que pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade mediante formas de intimidação, como ameaça, detenção, violência física ou psicológica.
4. A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e imperial. A principal diferença é que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de dinheiro. Hoje, o Código Penal Brasileiro proíbe que uma pessoa seja tratada como mercadoria.
5. Outra distinção é que os custos para adquirir um escravo eram mais altos antes, quando ele precisava ser comprado. Hoje, as pessoas em situação de escravidão são geralmente aliciadas e muitas vezes o patrão gasta apenas com o transporte até a propriedade.
6. Por último, a mão de obra escrava nos tempos coloniais e imperiais era determinada por características étnicas: os escravos eram negros ou indígenas. Hoje essa característica tem menor importância, são escravizadas as pessoas em situação de pobreza e miséria.
7. O que existe de semelhança entre os dois períodos são as medidas intimidadoras e punitivas aplicadas às pessoas em situação de escravidão.
8. Atualmente, a escravidão atinge mais de 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo. É o que diz o Índice Global de Escravidão, publicado em 2016 pela Fundação Walk Free, da Austrália. A organização define a escravidão como “uma situação de exploração da qual não se consegue sair porque está sob ameaça, violência, coerção ou abuso de poder”.
9. Como principais tipos de trabalho que empregam mão de obra escrava, a Walk Free aponta
9.1 a indústria da pesca, onde milhares de pessoas são forçadas a trabalhar em barcos de pesca, podendo permanecer anos sem ver a costa. As vítimas desse tipo de trabalho relatam que quem é pego tentando escapar pode ser morto ou lançado ao mar;
9.2 trabalhos vinculados às drogas, que empregam inclusive trabalho escravo infantil;
9.3 exploração sexual, que faz cerca de 4,5 milhões de vítimas, sendo uma a cada quatro delas menor de idade;
9.4 o relatório aponta ainda que muitas crianças ao redor do mundo são obrigadas por criminosos a pedir esmolas nas ruas;
9.5 grande parte da escravidão moderna acontece em propriedades particulares como casas e fazendas, longe da visão do público.
10. A grande maioria das pessoas nessa situação é atraída por falsas promessas de emprego e melhoria de vida. Contudo, acabam sendo levadas a lugares isolados, onde têm seus documentos retidos e são atrelados a uma dívida, que deve ser quitada com “trabalho gratuito”.
11. Segundo a Fundação Walk Free, a pobreza e a falta de oportunidades desempenham importante papel no aumento da vulnerabilidade das pessoas à escravidão moderna. Outros fatores contribuintes além das desigualdades sociais são a xenofobia, o patriarcado e a discriminação de gênero.
13. Ainda hoje, o trabalho escravo é caracterizado por mortes e castigos físicos, alojamentos sem redes de esgoto ou iluminação, sem armários ou camas, com jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias, sem alimentação, sem água potável e sem equipamentos de proteção.
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